Muitas pessoas optam por viajar de carro em época de férias, mas para fazer isso com segurança é preciso cuidar bem dos pneus
O aumento do fluxo de veículos nas estradas durante as festas de fim de ano e as férias escolares exige atenção rigorosa à manutenção automotiva, especialmente quando o assunto é trocar os pneus. Porém é comum se esquecer deles e só se lembrar quando fura ou quando leva algum “susto” ao dirigir.
A verificação dos pneus é o fator crítico para garantir a aderência, a frenagem e a estabilidade do veículo. A forma mais fácil de checar o estado é olhando o desgaste na banda de rodagem, mas isso não é o único motivo para trocar essas partes.
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A troca deve ser vista como uma medida preventiva baseada nos seguintes critérios:
Inclusive, o desgaste irregular (em apenas um lado do pneu ou em rodas específicas) é um sinal de alerta. Geralmente indica falhas em:
Nesses casos, além da troca do pneu, é necessário corrigir a causa mecânica para evitar novo desgaste prematuro.
As viagens geralmente envolvem maior carga (bagagens e passageiros) e trajetos longos. Essas condições, somadas a pneus desgastados que aumentam a distância de frenagem e reduzem o controle em pistas molhadas, podem representar grandes riscos nesta época do ano.
Por isso, é importante fazer o seguinte checklist pré-viagem:
Veja a seguir o que pode levar a trocar um pneu que aparenta estar bom:
Os pneus usam um composto de borracha misturada a outros materiais que deteriora com o tempo, independentemente do uso, todo pneu possui uma data de validade. No geral essa data é de 5 anos, mas que pode se prolongar até 10 quando estiver em boas condições
Para saber com exatidão até quando seu pneu é seguro para ser usado, procure por uma inscrição “DOT”. A frente dessas letras vem uma série de números, os quatro últimos são a data de fabricação. Os dois primeiros indicam a semana e os dois seguintes o ano, ou seja, se tiver “1122” significa que foi feito na 11ª semana de 2022.
Após passar cinco anos, o composto de borracha começa a perder suas propriedades e fica ressecado. Isso resulta em perda de aderência tanto no seco quanto no molhado. Pneus vencidos fazem o carro destracionar na chuva mesmo estando com os sulcos.
Danos na carcaça não podem ser arrumados, mas furos e cortes menores podem. Dependendo do furo e do tipo de reparo feito, o pneu pode rodar até o fim de sua vida útil sem problemas. Mas se já tiver acumulado muitos remendos, é seguro trocar por um novo.
Após muitos furos existe uma possibilidade de algum deles ter danificado a carcaça. Além disso, os remendos podem desbalancear ou até mesmo se soltar, por isso se faz necessário trocar os pneus.
Ver “estepe sem uso” ou “estepe original de fábrica” em um anúncio de carro usado é considerado um atrativo no imaginário popular. Mas se o carro tiver mais de cinco anos, isso significa que você terá que colocar um pneu sobressalente novo na lista de compras.
Da mesma forma que, quando viajar deve considerar o estado a validade do estepe, pois você pode precisar dele. Mesmo estando sem uso e guardado dentro do carro (ou fora como em alguns carros franceses e picapes), a ação do tempo é a mesma e o pneu vence.
“Mas o estepe é apenas para emergências e roda pouco!” Argumenta alguns. Ora, um pneu velho é perigoso e pode causar problemas mesmo nos poucos quilômetros até encontrar uma borracharia.
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