Se for pegar a estrada, entenda a hora certa para trocar os pneus

Muitas pessoas optam por viajar de carro em época de férias, mas para fazer isso com segurança é preciso cuidar bem dos pneus

Mecânico tira o pneu dianteiro do carro
Confira quais sinais indicam que essas partes não estão mais em boas condições de uso. (Foto: Reprodução)
Por Julia Vargas
Publicado em 25/12/2025 às 13h00

O aumento do fluxo de veículos nas estradas durante as festas de fim de ano e as férias escolares exige atenção rigorosa à manutenção automotiva, especialmente quando o assunto é trocar os pneus. Porém é comum se esquecer deles e só se lembrar quando fura ou quando leva algum “susto” ao dirigir.

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A verificação dos pneus é o fator crítico para garantir a aderência, a frenagem e a estabilidade do veículo. A forma mais fácil de checar o estado é olhando o desgaste na banda de rodagem, mas isso não é o único motivo para trocar essas partes.

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Quando substituir os pneus?

A troca deve ser vista como uma medida preventiva baseada nos seguintes critérios:

  • Profundidade dos Sulcos: Embora o limite legal seja 1,6 mm, a segurança e a capacidade de drenagem de água (evitando aquaplanagem) já ficam comprometidas quando a profundidade atinge 3 mm.
  • Indicador TWI (Tread Wear Indicator): São ressaltos de borracha dentro dos sulcos. Se a banda de rodagem atingir o nível desses ressaltos, o pneu está fora dos padrões e deve ser trocado.
  • Danos Estruturais: Cortes, bolhas ou rasgos na estrutura exigem substituição imediata e obrigatória.

Inclusive, o desgaste irregular (em apenas um lado do pneu ou em rodas específicas) é um sinal de alerta. Geralmente indica falhas em:

  • Alinhamento e balanceamento;
  • Calibragem incorreta;
  • Componentes da suspensão.

Nesses casos, além da troca do pneu, é necessário corrigir a causa mecânica para evitar novo desgaste prematuro.

Fatores de risco para o pneu no fim de ano e férias

As viagens geralmente envolvem maior carga (bagagens e passageiros) e trajetos longos. Essas condições, somadas a pneus desgastados que aumentam a distância de frenagem e reduzem o controle em pistas molhadas, podem representar grandes riscos nesta época do ano.

Por isso, é importante fazer o seguinte checklist pré-viagem:

  • Ajuste a pressão de todos os pneus, incluindo o estepe, preferencialmente com os pneus frios;
  • Verifique o alinhamento e o balanceamento para garantir estabilidade e vida útil ao conjunto;
  • Procure por deformações ou objetos encravados na borracha dos pneus.

Motivos para trocar o pneu, mesmo que ele não esteja careca

Veja a seguir o que pode levar a trocar um pneu que aparenta estar bom:

Idade do pneu, ou validade

Os pneus usam um composto de borracha misturada a outros materiais que deteriora com o tempo, independentemente do uso, todo pneu possui uma data de validade. No geral essa data é de 5 anos, mas que pode se prolongar até 10 quando estiver em boas condições

Para saber com exatidão até quando seu pneu é seguro para ser usado, procure por uma inscrição “DOT”. A frente dessas letras vem uma série de números, os quatro últimos são a data de fabricação. Os dois primeiros indicam a semana e os dois seguintes o ano, ou seja, se tiver “1122” significa que foi feito na 11ª semana de 2022.

Após passar cinco anos, o composto de borracha começa a perder suas propriedades e fica ressecado. Isso resulta em perda de aderência tanto no seco quanto no molhado. Pneus vencidos fazem o carro destracionar na chuva mesmo estando com os sulcos.

Pneus muito remendados

Danos na carcaça não podem ser arrumados, mas furos e cortes menores podem. Dependendo do furo e do tipo de reparo feito, o pneu pode rodar até o fim de sua vida útil sem problemas. Mas se já tiver acumulado muitos remendos, é seguro trocar por um novo.

Após muitos furos existe uma possibilidade de algum deles ter danificado a carcaça. Além disso, os remendos podem desbalancear ou até mesmo se soltar, por isso se faz necessário trocar os pneus.

Estepe velho ou sem uso

Ver “estepe sem uso” ou “estepe original de fábrica” em um anúncio de carro usado é considerado um atrativo no imaginário popular. Mas se o carro tiver mais de cinco anos, isso significa que você terá que colocar um pneu sobressalente novo na lista de compras.

Da mesma forma que, quando viajar deve considerar o estado a validade do estepe, pois você pode precisar dele. Mesmo estando sem uso e guardado dentro do carro (ou fora como em alguns carros franceses e picapes), a ação do tempo é a mesma e o pneu vence.

“Mas o estepe é apenas para emergências e roda pouco!” Argumenta alguns. Ora, um pneu velho é perigoso e pode causar problemas mesmo nos poucos quilômetros até encontrar uma borracharia.

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