Peugeot e-2008: fomos até a Espanha guiar o SUV do leão
Segunda geração do 2008 está em fase final de testes, mas o AutoPapo já guiou a versão elétrica do SUV, há mais de um ano
Segunda geração do 2008 está em fase final de testes, mas o AutoPapo já guiou a versão elétrica do SUV, há mais de um ano
Lançamento de um carro novo é uma operação delicada que envolve diversos fatores. E a prova disso é a nova geração do Peugeot 2008, que já deveria ter sido lançada por aqui, mas atrasou bastante.
Mas o que importa é que nós já guiamos o 2008 renovado. Na verdade, testamos este carro há um ano, quando fomos até a Espanha conferir de perto a versão elétrica e-2008, que modernizou o visual, ganhou mais potência e autonomia.
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A atual geração do 2008 é vendida em sua derivação elétrica desde 2022 no Brasil. No entanto, conviveu com a geração antiga, equipada com motores 1.6 de 118 cv e 1.6 turbo de 173 cv.
A vida conjunta das duas gerações se deu pelo fato de que não teria como eletrificar o antigo, assim como não daria para trazer a nova geração naquela época. Agora tudo está resolvido.
O velho 2008 já deixou de ser produzido em Porto Real (RJ) e a atual geração, já reestilizada, ganhou nacionalidade argentina. No entanto, a versão elétrica continua com produção europeia, mais precisamente na unidade da Stellantis em Vigo, na Espanha.
Visualmente, o SUV ganhou novos faróis, grade e para-choques. A assinatura em LED com o dente de sabre deu lugar a três garras. Mas o principal elemento é o novo emblema da Peugeot. O leão de corpo inteiro dá lugar a um novo escudo.
Por dentro, o e-2008 mantém o mesmo padrão de acabamento e montagem da versão elétrica que já era vendida por aqui. O pacote de conteúdos conta com quadro de instrumentos digital, multimídia de 10 polegadas com conexão para smartphones, câmera de manobra, assim como chip 4G (pelo menos na Europa). Assistentes de condução completam o pacote.
Se por fora o SUV do leão ficou mais moderno, é debaixo da silhueta que ele evoluiu. O motor elétrico passou a entregar cerca de 158 cv, algo em torno de 22 cv a mais. O torque foi mantido nos mesmos 26,5 kgfm da versão anterior.
Mas o melhor é que as baterias estão mais potentes e eficientes. As células de 50 kWh foram trocadas por baterias de 54 kWh. Com isso a autonomia (no ciclo europeu) saltou de 354 para 405 km.
O e-2008 é uma delícia de guiar. Silencioso e muito confortável, a vida a bordo é gratificante. Nas impecáveis estradas espanholas, a suspensão não sofre em momento algum. E olha que estamos falando do trivial conjunto McPherson (frente) e eixo de torção (traseira).
O SUV acelera de forma decidida. Claro que por se tratar de um elétrico, nunca nos sentimos confortáveis em buscar o máximo de potência, pois, pé em baixo é menos autonomia.
Mas fato é que rodamos algumas centenas de quilômetros entre Málaga e Ronda, por estradinhas sinuosas. No final ainda sobrou carga para uma possível emergência.
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