Picapes chinesas dominarão o Brasil?

Salão de Xangai trouxe carros voadores, minivans, SUVs, modelos elétricos e também picapes que querem invadir o Brasil

Salão de Xangai Nissan Frontier Pro Plug in Hybrid amarela dianteira (2)
Nova Frontier foi projetada para o mercado chinês, mas pode influenciar nova geração para o Brasil (Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 04/05/2025 às 17h00

O mercado de picapes tem vivido um período de crescimento no mercado brasileiro. Desde a renovação da Strada em 2020 as caminhonetes se tornaram tendência. Modelos intermediários como Maverick e Rampage, assim como a metamorfose da Montana deixaram claro que a picape é o novo carro de passeio.

VEJA TAMBÉM:

Mas e as médias? As médias seguem seu caminho natural com atualizações pontuais de veteranas como Hilux, S10, Ranger, L200, Frontier e viu a chegada de novatas como Titano e Shark.

Mas o Salão de Xangai revelou que as picapes chinesas estão prestes a criar um protagonismo no varejo de caminhonetes. Várias marcas levaram picapes que impactaram diretamente no mercado brasileiro. Confira quais são elas.

Changan Hunter

Salão de Xangai Changan Hunter vermehla frente
Changan Hunter é a base da Fiat Titano e trouxe interior caprichado que deverá ser replicado na Ram 1200

A Changan Hunter pode soar como desconhecida no Brasil, mas ela é a base da Fiat Titano e da Peugeot Landtrek. No Salão de Xangai, a picape surgiu reestilizada e com um generoso banho de loja em seu interior.

E é a parte de dentro que interessa ao mercado brasileiro. O interior refinado deverá ser aplicado na Ram 1200, derivação do carneiro que será vendido no Brasil e em mercados latinos. Seu lançamento deverá ocorrer em até 2027 e será produzido na planta da Stellantis em Córdoba (Argentina).

Picape chinesa Chery Himla

A Chery também decidiu entrar no segmento de picapes médias. Ela apostará suas fichas na Himla. Trata-se de uma picape tradicional, com carroceria sobre chassi e caçamba destacada.

O modelo será oferecido com motor 2.4 turbodiesel, mas também contará com versões híbrida plug-in e uma derivação 100% elétrica. Ainda não se sabe se o modelo virá importado da China ou será montada na planta da Caoa, em Anápolis (GO).

GWM Poer

Salão de Xangai GWM Poer diesel preto frente
GWM Poer será fabricada no Brasil ainda este ano e terá duas opções: turbodiesel e híbrida plug-in

O leitor do AutoPapo já sabe que a GWM Poer está prestes a estrear no Brasil e com fabricação local. A picape média será oferecida com motor 2.4 turbodiesel. Na China, a unidade entrega 184 cv e 50 kgfm de torque, combinado com transmissão automática de nove marchas e tração 4×4.

Ela também terá uma versão híbrida, que combina motor a gasolina com unidades elétricas. Os dados técnicos não foram divulgados, mas é garantido que haverá diferenciação visual entre a opção eletrificada e a Poer “raiz”.

Nissan Frontier

Salão de Xangai Nissan Frontier Pro Plug in Hybrid amarela frente (2)
Nissan Frontier chegou totalmente renovada e bem ao gosto do mercado chinês; ela poderá influnciar no modelo mexicano que virá para o Brasil

A nova geração da Nissan Frontier poderá se derivar da picape híbrida apresentada para o mercado chinês. Moderna, a caminhonete foi desenvolvida para atender ao gosto do consumidor mandarim.

A picape pode ser uma alternativa para o mercado brasieliro, uma vez que a filial argentina anunciou o fim da produção da picape em novembro, na planta de Santa Isabel. A nova geração da picape será feita no México e pode trazer elementos da versão chinesa, ou se adequar ao modelo oferecido para o mercado norte-americano.

VW Amarok e a picape chinesa Maxus

Salão de Xangai SAIC Maxus eTerron 9 próxima Volkswagen VW Amarok lateral
A picape chinesa Maxus servirá de base para a nova geração da Amarok, mas apenas o chassi ajustado para sistemas eletrificados deverá ser aproveitado no VW

A nova geração da Amarok para o mercado latino foi confirmada pela Volkswagen, ratificando o que o AutoPapo tinha adiantado em novembro de 2023. Ela será derivada de uma picape chinesa, a Maxus, do grupo SAIC.

A nova Maxus foi apresentada em Xangai, com estilo bastante agressivo e carroceria inteiriça, sem cisão entre cabine e caçamba. O que é sabido é que a Maxus conta com chassi desenhado para suportar diferentes sistemas de propulsão.

Ou seja, pode ser totalmente térmica (turbodiesel), híbrida, híbrida plug-in e até mesmo 100% elétrica. A estreia da Amarok está prevista para 2026 e o desenvolvimento está a cargo do time brasileiro de engenharia. A produção será em General Pacheco, na região metropolitana de Buenos Aires.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário