Salão de Xangai 2025 é para chineses (e brasileiros)

Mostra chinesa aponta as tendências do mercado doméstico, mas indica produtos que se aplicam a vários mercados, inclusive o Brasil

SALAO DE XANGAI 2025 VISTA GERAL MARCELO JABULAS
A esmagadora maioria dos estandes têm foco na indústria local, mas com soluções para diferentes mercados (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Fernando Calmon
Publicado em 04/05/2025 às 15h00

Embora voltado quase exclusivamente para o mercado interno chinês, o gigantismo do Salão do Automóvel de Xangai não deixa dúvidas sobre o avanço que a indústria automobilística local já alcançou. A exposição é bienal, alterna-se com o de Pequim, e se encerra em 2 de maio. Estima-se que a capacidade de produção na China esteja em cerca de 50 milhões de unidades/ano, entre veículos leves e pesados, para um mercado interno em torno de 28 milhões/ano. Ociosidade em nível de 45% justifica o crescente interesse do país, segundo mais populoso do mundo (pouco atrás da Índia), a exportar.

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Com esta escala produtiva e incentivos governamentais difíceis até de estimar, o Brasil e outros países passaram a receber veículos chineses de preços imbatíveis e qualidade percebida de bom nível. Só ainda não dá para saber como estarão esses carros com 10, 15 ou mais anos de uso.

Entre as novidades que chegarão ao Brasil, nem todas exibidas em Xangai, destacam-se:

BYD

Salão de Xangai BYD Dolphin reestilizado branco frente
Dolphin passou por uma leve plástica e ganhou novidades no interior (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Reestilizações do Dolphin e Song Pro. Estreia da marca Denza com o SUV híbrido D5. Produção em Camaçari (BA) de uma picape menor que a Shark está nos planos. Ainda não há data confirmada do início das atividades fabris.

GWM no Salão de Xangai 2025

Nova geração do Haval H6, mas a produção em Iracemápolis (SP), entre julho e setembro próximos, será do atual H6 no regime de conjuntos importados semidesmontados (SKD) e depois desmontados (CKD). Picape Poer deve começar simultaneamente e terá versão Diesel. SUV Wey 07 também nos planos de importação.

Leapmotor

Stellantis tem 51% das ações nas operações internacionais da marca chinesa. Confirmou os SUVs elétricos B10 e C10 com portes semelhantes ao Compass e Commander, respectivamente.

Chevrolet

Salão de Xangai Wuling Starlight S Chevrolet Captiva EV azul lateral
Nova geração da Captiva terá como base o SUV elétrico da Wuling foi uma das atrações do Salão de Xangai 2025 (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Dois SUVs elétricos produzidos pela sua sócia Wuling estavam em seu estande. Primeiro chegará o Captiva (entre maio e junho) e em seguida o Spark. Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, esteve no Salão.

CAOA

Próximo modelo para Anápolis (GO) poderá ser a picape Chery Himla (nome talvez mude aqui), que terá motorização híbrida plugável a diesel como novidade.

Nissan

Nova Frontier deve ser produzida no México e exportada para o Brasil a partir de 2026. Totalmente diferente da atual picape.

VW no Salão de Xangai 2025

Salão de Xangai SAIC Maxus eTerron 9 próxima Volkswagen VW Amarok frente
Picape Maxus, que servirá de base para a próxima geração da Amarok, chamou atenção no Salão de Xangai 2025 (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Sócia chinesa da marca alemã, a SAIC, desenvolveu a picape Maxus. Será base para a nova Amarok, mas o desenho final será de responsabilidade do Centro de Estilo, em São Bernardo do Campo (SP).

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