Picapes sobem a régua e viram alternativa para quem procura luxo e desempenho

Lançamentos no segmento estão mais próximos de carros de luxo do que de utilitários voltados ao trabalho; montadoras têm especial interesse nessa mudança

ford ranger 2024 frente vermelho vista de cima em campo
Ford Ranger surpreende pelo conforto ao rodar (Foto: Ford | Divulgação)
Por Felipe Boutros
Publicado em 02/07/2023 às 18h28

Nas últimas semanas, aconteceram dois lançamentos importantes no segmento de picapes: a Ram Rampage e a nova Ford Ranger – e as duas subiram a régua em relação às concorrentes. As duas têm como destaque o desempenho e a dirigibilidade próximas a de um carro de passeio no asfalto e uma ótima capacidade off-road.

Isto me lembra quando a Toyota Hilux estabeleceu um novo padrão entre as picapes médias, lá nos anos 2000. A picape chegou com um conforto acima da média, principalmente pelo acerto de suspensão que diminuia muito aquele balanço típico das caminhonetes que, até então, eram quase em sua totalidade voltada para o trabalho.

VEJA TAMBÉM:

A partir deste momento, a picape japonesa virou o novo paradigma da categoria e a concorrência teve que correr atrás do tempo perdido. Com o passar dos anos, pode-se dizer que todas ficaram niveladas, claro, umas se destacando mais do que as outras. Mas não é exagero dizer que este ano, com Ram e Ranger, a concorrência vai ter que se mexer.

Mas além destes dois lançamentos recentes, novos modelos chegaram ao mercado: Ram 3500, Ford F-150 e, em breve, Chevrolet Silverado. O que todas têm em comum: conforto de carro de luxo e motorzão!

ram rampage r t 2024 cinza sting frente em movimento rodovia
Ram Rampage: motor a gasolina é destaque (Foto: Ram | Divulgação)

O outro lado da moeda

Para as montadoras, essa migração do mercado para as picapes de altíssimo luxo é um excelente negócio. É aquela tecla que já batemos aqui algumas vezes: rentabilidade. Quanto mais valor agregado, mais caro elas podem cobrar por um produto sendo que o custo de produção não é elevado na mesma proporção.

Isso fica evidente na estratégia da Ford que focou, em um primeiro momento, nas duas versões top de linha para a Ranger. E não está prevista nenhuma cabine simples ou as chamadas chassi-cabine.

Racional? Nunca!

O Boris Feldman não vê racionalidade na compra das picapes. Mas aí eu pergunto: a compra de um veículo é movida apenas por razões práticas? Que veículo hoje, no Brasil, oferece opções de motores em V. Ou motor turbo a gasolina com mais de 270 cv de potência? Isso tudo embalado por um pacote de robustez?

E vale lembrar um “detalhe pequeno”: o dinheiro do Brasil hoje está no agronegócio, público-alvo das montadoras para essas caminhonetes.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário