As 10 picapes mais baratas do Brasil em 2022 – preços e análise
Separamos os 10 modelos mais em conta do mercado entre compactas, médio-compactas e médias - a maioria é mais voltada para o trabalho
Separamos os 10 modelos mais em conta do mercado entre compactas, médio-compactas e médias - a maioria é mais voltada para o trabalho
Trabalho, lazer. Ou os dois. As picapes são a opção de um carro funcional para a semana, e para passear depois do expediente. Aos que se enquadram neste perfil, separamos as 10 picapes mais baratas do Brasil, independentemente do porte, configuração de cabine ou mesmo motor.
Nesta relação, consideramos sempre a versão mais barata de cada picape, sem repetições. Ou seja, só entra a variante mais em conta da referida linha. Os preços foram apurados na primeira semana de agosto e são válidos para todo o território nacional, exceto os estados de São Paulo e Paraíba, além da Zona Franca de Manaus.
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A picape mais barata do Brasil está longe de ser a mais vendida. Pelo contrário. Leva um chocolate de sua única rival direta, a Strada, que domina quase 90% dos emplacamentos entre as compactas. Mas nem por isso o modelo da Volkswagen deixa a desejar em termos de posicionamento de preço e em desempenho.
Na virada para 2022, a marca alemã tirou de cena o velho motor EA111 e deixou a versão mais proletária, simples e barata da Saveiro com o 1.6 16V. O propulsor com até 116 cv – já ajustado para as normas de emissões Proconve L7 – agora é de série em toda a gama da picape pequena da VW.
Além disso, a Saveiro entrega a robustez que o sobrenome da versão sugere, mas a racionalidade está nos equipamentos. Ar, direção elétrica, banco com ajuste de altura, vidros e travas elétricos, chave do tipo canivete e freios a disco nas quatro rodas. Para muitos, é melhor que a concorrente da Fiat. Polêmicas à parte, fato é que tem a versão de picape mais barata do país.
O veículo mais vendido do país é o segundo colocado entre as picapes mais baratas do Brasil. Para assumir tal posição e reforçar sua proposta mais para o trabalho, a Strada, em sua versão Endurance, também é a única da linha com o manjadíssimo motor Fire 1.4 de quatro cilindros.
O modelo de entrada é outro comedido em equipamentos – até mais que a Saveiro Robust, já que não recebe vidros e travas elétricos, nem o banco do condutor tem ajuste de altura. Em compensação, como esta nova geração foi lançada em 2020, é equipada com os controles eletrônicos de estabilidade e tração exigidos por lei.
A Strada supera a rival justamente no que interessa para quem precisa da picape mais barata para a labuta. A caçamba é uma das maiores da categoria e a capacidade de carga supera os 700 kg.
Renovada em abril, a Oroch segue com sua proposta de ser o meio-termo entre as compactas e as médias. Sem conseguir o mesmo sucesso da Toro, a opção mais básica Pro acaba por cumprir um papel bastante racional dentro da gama picape da Renault. É a mais barata e vem com uma lista de equipamentos que permitem ao dono usá-la para o lazer sem dramas.
Não que a lista seja farta. Inclui controles de estabilidade e de tração, assistente à subida em rampas, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, computador de bordo, indicador de troca de marchas e modo Eco de condução. Não vem com som nem com airbags a mais que os obrigatórios frontais.
O motor 1.6 SCe é moderno, mas apenas o suficiente para mover a picape. Sempre disponível em cabine dupla, perde em volume na caçamba para as duas picapes mais baratas desta relação e também fica atrás da Strada no quesito carga útil.
Andamos na Oroch top de linha; confira:
A Toro perde no preço para a Oroch, mas pode se gabar de ser a picape turbo e automática mais barata do país. Remodelada no ano passado, a médio-compacta da marca italiana – segunda picape mais vendida do país, atrás apenas da Strada – estreou o moderno motor 1.3 turboflex dentro da gama da Fiat no país.
Tem mais argumentos a favor da Toro. O comportamento é de carro de passeio, o design foge ao lugar-comum das picapes e a lista de equipamentos é interessante. Desde a Endurance, sai de fábrica com controles de tração, estabilidade e subidas, seis airbags, bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro, ar e trio. Destaque para a central multimídia com tela de 7” e conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
A Ranger é a picape diesel mais barata do Brasil. Com motor Duratorq e tração 4×4, o modelo importado da Argentina tem nesta configuração cabine simples a típica opção para frotistas em empresas. Especialmente pela robustez do conjunto mecânico, a boa carga útil e a generosa caçamba.
A picape média recebe, desde a versão de entrada, controles de estabilidade, tração, subidas, descidas e de oscilação de reboque. Tem ainda ar, direção assistida, travas elétricas, tapete de borracha, som com USB e chave tipo canivete com telecomando das portas. O modelo oferece airbag para joelho de motorista, além dos frontais obrigatórios.
A Hilux é a picape mais vendida no varejo – que exclui as vendas diretas, para frotistas, empresas, locadoras e PJs. A mais barata da linha da marca japonesa sequer tem sobrenome, mas mira justamente esse público listado de vendas diretas. Um dos diferenciais é a caçamba gigantesca, mas que, mesmo assim, perde em capacidade de carga para a Ranger e a S10.
Tem basicamente os mesmos itens da Ford mais barata, inclusive o airbag de joelho para motorista, mas deve o controle de descida. Recebe ainda sensor de luminosidade e ajustes de altura e profundidade do volante, porém não oferece nem som simples. O motor chama a atenção pelo desempenho nas arrancadas e retomadas.
A nova picape da Ford que acaba de chegar ao Brasil garante seu lugar entre as mais baratas do país. Verdade que nem soa tão em conta assim se analisarmos que ela é menor que a Ranger e, consequentemente, também perde em volume na caçamba e capacidade de carga.
Mas a Ford nunca escondeu que a Maverick tem uma pegada mais para o lazer – apesar das soluções legais na cabine e na caçamba. O motor a gasolina Ecoboost é eficiente e bem disposto e a relação de itens de série é uma das mais completas. Inclui sete airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, câmera de ré, ar automático bizona, bancos com ajustes elétricos, chave presencial, abertura de portas por código, entre outros.
A picape da General Motors é outra com caçamba bastante volumosa, porém, neste caso, não desaponta na carga útil. Assim como as concorrentes Ranger e Hilux na seara das cabines simples, tem proposta para trabalhadora e um robusto motor turbodiesel com tração integral e reduzida.
Na parte de equipamentos, o previsível. Leva controles eletrônicos de tração, de estabilidade, de subidas e de descidas, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos e som com Bluetooth e USB.
A mais recente a ser remodelada, a Frontier S é a picape média com cabine dupla mais barata do país. A linha 2023 da Frontier passou por uma reestilização, ganhou alguns centímetros a mais na caçamba e a carga útil chega a 1.043 kg. A Nissan Frontier S é a única que usa o motor biturbodiesel com potência menor – as outras derivações da gama têm potências de 190 cv.
É equipada com seis airbags, controles eletrônicos de tração, de estabilidade, de subidas e de descidas, ar-condicionado com saídas para o banco traseiro, vidros elétricos nas quatro portas, direção hidráulica, controle de cruzeiro, entre outros.
A variante mais aventureira da linha L200 Triton também é a mais em conta da gama de médias da marca japonesa para fechar nossa lista com as 10 picapes mais baratas do país. Com snorkel, para-choque de impulsão e várias molduras externas, promete capacidade para atravessar trechos com até 70 cm de água.
Entre os itens de série, controles eletrônicos de tração e de estabilidade, assistente à subida em rampas, ar-condicionado, vidros e travas elétricos nas quatro portas, além de central multimídia com espelhamento de smartphone. Detalhe para o bagageiro funcional no teto, que suporta até 50 kg e que traz uma prancha de desencalhe, para ajudar em possíveis situações de atoleiro.
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“A Nissan Frontier S é a única que usa o motor biturbodiesel com potência menor – as outras derivações da gama têm potências de 190 cv.” ….. Só uma correção, o motor 2.3 de 160CV é TurboDi, e o mesmo 2.3 de 190CV é Bi-TurboDi das versões mais caras.