Placas Mercosul SP: Detran divulga preços máximos finais

Órgão também explica como se dará o início da adoção, o processo para solicitar as novas chapas e quando a implementação será necessária

Por AutoPapo 30/01/20 às 11h32

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) emitiu uma nota comunicando que iniciará nesta sexta-feira, 31, a implementação das novas Placas de Identificação Veicular (PIV). No documento, o órgão determinou algumas diretrizes, dentre elas o valor máximo das placas Mercosul SP.

Valor das placas Mercosul SP

No comunicado oficial, o Detran SP afirmou que procedeu a pesquisa de preço para a adoção das placas Mercosul, chegando aos seguintes valores máximos finais, que servem como referência sugerida tanto ao fornecedor, quanto ao consumidor:

  • Valor do par de placas de identificação de carros, ônibus e caminhões: R$ 138,24.
  • Valor placa avulsa ou de identificação de motocicletas: R$ 114,86.

VEJA TAMBÉM

Atendimento

Em São Paulo, em razão das mudanças significativas de processos de atendimento e sistemas de informática, as atividades de emplacamento do modelo padrão cinza somente serão realizadas para aqueles veículos que tiverem recolhido as respectivas taxas de emplacamento até o dia 24 de janeiro de 2020.

Caso não seja realizada a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) até o dia 30 de janeiro, o proprietário deverá realizar o novo emplacamento sob as regras das placas padrão Mercosul. Arcando com os respectivos custos.

As empresas estampadoras credenciadas pelo Detran já estão aptas a iniciar o processo de comercialização das novas placas Mercosul SP. A relação das empresas credenciadas está disponibilizada dentro do portal do Detran, na guia parceiros, empresas estampadoras de placas – PIV, Empresas credenciadas.

As placas padrão Mercosul serão exigidas nas seguintes situações

  • Primeiro emplacamento;
  • alteração de categoria;
  • mudança de município ou de estado;
  • ocorrências de furto, roubo, extravio ou dano;
  • segunda placa traseira.
Detran explica como se dará a adoção das placas Mercosul SP. Órgão define processos e o os preços máximos finais das chapas.
Nova placa Mercosul foto Alexandre Carneiro

Importante salientar que os veículos emplacados no padrão cinza poderão continuar a circular até o seu sucateamento sem necessidade de substituição para o padrão Mercosul, caso não se enquadrem nas circunstâncias acima.

O proprietário de veículo de maneira voluntária também poderá realizar a troca da placa cinza para o padrão Mercosul, porém, deverá ficar atento para a obrigatoriedade de realização de vistoria veicular e para a emissão de novo CRV, com os respectivos custos de cada procedimento.

Como solicitar as placas Mercosul SP

Nas placas Mercosul SP, não haverá mais o recolhimento das taxas de emplacamento para o Detran, salvo a taxa de escolha dos caracteres alfanuméricos da placa, a qual é opcional.

O proprietário de veículo interessado em realizar o emplacamento deverá efetuar:

  • os procedimentos de emissão do CRV descritos no portal do Detran;
  • procurar uma das empresas estampadoras credenciadas pelo órgão;
  • realizar a aquisição da respectiva placa, bem como do serviço de fixação que será realizado pela mesma empresa estampadora credenciada.

O Detran SP, ao regulamentar o credenciamento de empresas para a produção, comercialização e instalação das novas PIV, fixou somente parâmetros técnicos. No entanto, como explicado acima, tornou público que realizou pesquisas de preços para a implantação da denominada “placa Mercosul” chegando aos valores descritos.

Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo

39 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Áureo do Nascimento 19 de março de 2020

    Boatarde,tenho uma Forde Ranger 2007/2008, gostaria de trocar as minhas placas cinzas e colocar o par de placas da Mercosul, quanto é o valor com a troca do (CRV) Registro do Veículo. Atenciosamente

  • Avatar
    Paulo sério da silva 18 de março de 2020

    Aqui em Jundiaí SP estão cobrando 210 reais por essa placa mas pelo visto nós comentários esse preço sugerido e o mesmo no restante dos municipios paulistas,um verdadeiro roubo com a conivencia do Detran que dizia custar 138 reais as placas e agora teremos que pagar 210 por uma placa sem lacre que facilmente será furtada e se caso aconteça mesmo esse furto teremos que pagar nova vistoria para requerer outra placa,até onde esse políticos covardes irão para tirar proveito do dinheiro alheio?

  • Avatar
    Osmar AP Miotto 16 de março de 2020

    Oi boa tarde eu fui no Detran Taquaritinga porque minha placa quebrou aí falaram que tinha que fazer o documentação tudo de novo vistoria tudo de novo tá em dia mostra tá no meu nome certo eu queria só trocar a placa quebrada porque essa bacia é para recarregar dinheiro porque tô achando que tá sendo um roubo que você não roubado e a população também

  • Avatar
    Bernadete 13 de março de 2020

    Se o valor das placas é 138 porque em Embú Guaçu estão cobrando 250

  • Avatar
    Eduardo Nogueira 12 de março de 2020

    Em Mauá SP estão cobrando o valor de 250 reais, cada município tem um valor diferente. Cadê a fiscalização? Brasil é país do Oba oba mesmo onde ser errado é certo, e ser certo é errado.

  • Avatar
    Marcos 7 de março de 2020

    A placa de moto deveria custar a metade do valor das placas de carro !!!! Vergonha

  • Avatar
    Josmar Barbosa da rocha 4 de março de 2020

    Em São Bernardo do campo a placa do Mercosul está saindo na fábrica 220 reais e um roubo sendo que e 138reais

  • Avatar
    Vânia Cristina Rodrigues de França 4 de março de 2020

    Aqui em Paranapanema sp,me cobraram 215,00,sendo que o preço máximo seria de 138,00

  • Avatar
    sergio 3 de março de 2020

    Pois bem leis são enventadas para o povo pagar,e com isso lucram milhões ou bilhões e retorno mesmo nenhum em termos de segurança ,cadê as fiscalizações sobre tabelamento de preços.
    Acho engraçado vc fica de maos atadas ou vc adere ou vc adere e paga os preços que empresários oportunistas colocam,conserteza já virou um cartel,na aquisição da franquia alguém já deve dar a dica olha estão pagando xis,pode cobrar isto é por ae vai…
    Antes de aderirem novas leis vê se tem condições de suprir para não ficar esta roubalheira ae,estou a 20 dias com um caminhão financiado e não consigo emplacar além de ser caro tem uma demanda imensa.

  • Avatar
    Eder Ronaldo de Miranda 2 de março de 2020

    Está é uma franquia com vida curta, quanto mais fornecedor de placa houver mais curto será a sobrevivência de quem entrar. Por que? Gradativamente o número de veículos que terão de substituir a placa diminuíram, até chegar um período em que toda a frota estiver com a placa nova. Por isso tem que pensar bem antes de investir numa franquia como essa, ela tem vida curta. Quanto mais porta aberta vendendo placa maior será a dificuldade de sobrevivência no seguimento. A fatia do bolo ficará tão pequena que em pouco tempo muitos fecharão. Isso quem está vendendo a franquia não explica. Fica a dica pense bem pra não perder seu investimento em pouco tempo por falência.

  • Avatar
    Marcos Filho 2 de março de 2020

    Aqui em São Pedro-SP hoje me cobraram 210 no par para o meu carro.

  • Avatar
    Eduardo 2 de março de 2020

    Alguém conseguiu achar valor melhor que 215,00? Vi qua a última atualização aqui foi em final de janeiro.

    • Avatar
      Paulo sério da silva 18 de março de 2020

      Em Jundiaí está no valor de 210 para carro eu acho um absurdo pagar esse valor se o covarde do Detran dizia que pagaria 138 reais na placa de carro

  • Avatar
    Priscila 28 de fevereiro de 2020

    Aqui em Arujá tbm estão cobrando um absurdo
    230,00 o par das placas

    • Avatar
      Antônio 18 de março de 2020

      Oi onde fica araujo vou te reembolsar placa se precisar até você é Sra ou será tanto faz abraço

  • Avatar
    Denise 23 de fevereiro de 2020

    Na reportagem diz que o valor MÁXIMO seria de $ 138,24 mas tive que comprar essa placa pois comprei hmm carro de outro município que o meu e paguei $ 215,00 !!!!!!!
    Absurdo!

  • Avatar
    Fabio watanabe 21 de fevereiro de 2020

    Aqui em cotia no local de emplacamento estão cobrando 280 reais,complicado

  • Avatar
    Luciano 19 de fevereiro de 2020

    Quem tem que arcar com os custos é o governo pq eles que inventou isso mas o povo brasileiro aceita tudo

  • Avatar
    jose pereira de almeida 14 de fevereiro de 2020

    Acredito que muitos vão deixar de emplacar o seu veículo, aguardando o DETRAN determinar o preço justo que é de 138 reais

    • Avatar
      Sandro campos 18 de fevereiro de 2020

      Cubatão despachante falou em 250.00

    • Avatar
      Luciano Suzano 19 de fevereiro de 2020

      Quem tem que arcar com os custos é o governo pq eles que inventou isso mas o povo brasileiro aceita tudo

  • Avatar
    ELIANE 12 de fevereiro de 2020

    Alguém conseguiu comprar a placa por 138 reais em SP? Onde?

    • Avatar
      Antônio 18 de março de 2020

      Sim paguei minha chapa 114 reais,ainda me deram instalação gratis,e pessoa que atende e mulher de nome Silvana muito gostosa te atende pagando topa tudo ai fiz serviço completo

  • Avatar
    Adwilson P Santos 11 de fevereiro de 2020

    Vamos colocar ná justiça, se todos fazerem isdo acaba com essa roubalheira. Tem que ser o valor q o Detran determinou..

  • Avatar
    Adwilson P Santos 11 de fevereiro de 2020

    Se a Placa sugerida pelo detran é no valor final de 138,24, se o mesmo credenciou as empresas, o Detran tem que ser responsável por esses preços, e fiscalizar essa roubalheira.

    Posso ate pagar esses valores absurdos mas vou atras dos meus direitos, e o Detran Esta sendo conivente com essas empresas.

    Se o valor é, 138,24, porq esta sendo cobrados 200 e pouco.

    Se todos colocarem na justiça, tenho certeza que vam trabalhar e cobrar o que é certo.

    Aqui nesse pais de piada a culpa tamb é nossa, aceitamos tudo, caso dos extintores muitos foram prejudicados, tenho certeza q ninguém correu atrás do preju.

    • Avatar
      João 29 de fevereiro de 2020

      Se o Detran e as empresas emplacadoras são da mesma família da aqui a pouco vai inventar uma placa de estepe isso e Brasil a onde o presidente quer que o pobre anda a pé e armado

  • Avatar
    Sergio 11 de fevereiro de 2020

    Aqui em São Paulo Capital, já liguei em 2 empresas (Mercoplacas e RCD Placas) e cobram respectivamente R$250,00 e R$220,00. Como fica aí Detran SP? o valor estabelecido por vocês é bem inferior.

  • Avatar
    Lronardo 7 de fevereiro de 2020

    Aqui no MS a placa esta custando 325.00
    Partiu trans pra SP

  • Avatar
    Cláudio Márcio Domenico 7 de fevereiro de 2020

    Cadê o governo aqui no Embu das artes o preço está$215.00 tbm isto é quartel reparei que os preços estão iguais em São Paulo e região

  • Avatar
    Ademar 6 de fevereiro de 2020

    Isso é roupo só para foder com povo…igual extintor era obrigatório depois não era mais para tirá dinheiro povo….

  • Avatar
    Edman 6 de fevereiro de 2020

    O Detran Divulga preço Maximo que nao se aplica na realidade.
    Em Bauru pela placa está sendo cobrado 215 reais.

  • Avatar
    Natália 6 de fevereiro de 2020

    Se o que foi definido pelo Detran, foi 138,24, e as empresas estão cobrando mais de 200,00. Pra quem temos que reclamar? Como sempre, o país dos oportunistas imundos levando vantagem sobre o povo. O absurdo, a desorganização!

    • Avatar
      Edman 6 de fevereiro de 2020

      Fruto do Neoliberalismo.

  • Avatar
    Thais 4 de fevereiro de 2020

    Aqui em Piracicaba/SP, só há uma empresa credenciada e cobrando o valor de R$ 210,00, se você é obrigado pague e boa! Foi quase isso que a empresa me respondeu quando questionei sobre o valor de 138,24 sugerido pelo Detran. Só queria saber onde pesquisaram que a placa sairia mais barato. Porque está mais caro ainda.

    • Avatar
      andgarcia 5 de fevereiro de 2020

      ola Thais aqui em na capital, o preço esta entre 210,00 a 230,00 bem longe dos 138,00 ………

  • Avatar
    Luciana 1 de fevereiro de 2020

    Tirei um carro zero no dia 29 de janeiro e fui ao Detran, paguei todos os impostos para fazer os documentos e este só deve ficar pronto depois do dia 15 de fevereiro e o pior sem saber como emplacar, pois o Detran ainda não sabe como vai funcionar.
    E durante este período o carro não pode andar, pois está sem placa. Isto ê certo? Tem algo Que possa ser feito?

  • Avatar
    Claudia 31 de janeiro de 2020

    A cotação feita hoje para a placa Mercosul em SP é de R$215,00 e é preciso levar o carro na empresa fornecedora para emplacamento. Com o tamanho da cidade de SP é uma vergonha ter apenas 1 empresa autorizada na Zona Leste, informação disponível no site do Detran-SP. Transição feita de forma desastrosa com muitas informações desencontradas e um caos para quem quer emplacar um veículo 0 km.

  • Avatar
    Luana 31 de janeiro de 2020

    Só não citaram que, além do valor do par de placas tem um custo em torno de 300,00 pra mais, para emissão de novo documento, a parte boa, se é que podemos dizer que tem, é que o veículo já sai com o licenciamento 2020 pago.

  • Avatar
    Solange Santana de Souza 30 de janeiro de 2020

    Lindaaaa adorei parabéns nota 10.

Avatar
Deixe um comentário