Pneu careca dá multa e ainda te coloca em risco, troque já!

Saiba identificar quando é o momento certo de trocá-los e quais os riscos de circular com os pneus velhos e gastos

pneu careca shutterstock
Circular com pneu de aparência lisa e com sulcos rasos, ou seja, careca, é infração grave. (Fotos: Shutterstock | AutoPapo)
Por Julia Vargas
Publicado em 28/08/2025 às 13h00
Atualizado em 29/08/2025 às 16h31

Muitos motoristas não conhecem ou subestimam os perigos de andar com os pneus carecas ou muito velhos, que comprometem seriamente a dirigibilidade do veículo, até mesmo em pista seca. O Brasil registra mais de 100 mortes diariamente no trânsito e muitas vezes essas fatalidades são causadas por veículos que estão com esses itens irregulares.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Pneus são muito importantes, mas constantemente esquecidos na hora da manutenção

Os pneus do carro são responsáveis pelo contato direto e pela aderência do veículo com o solo. Esses objetos devem ser resistentes, flexíveis na medida certa e duráveis, pois contribuem para a tração, estabilidade, dirigibilidade e capacidade de frenagem do veículo.

Além disso, é a parte do veículo que sofre e absorve os impactos de obstáculos primeiro, por isso sua conservação é tão importante. Logo, andar com pneus mal cuidados, em mau estado ou de má qualidade representa grande risco para motoristas, passageiros e para o trânsito em geral.

O que é o pneu careca e como identificá-lo

O pneu careca é aquele cujos sulcos já não apresentam a espessura ideal, ficando cada vez mais liso. Muita gente gosta de compará-los aos pneus de carros da Fórmula 1, mas isso simplesmente não faz sentido, pois a versão convencional desse item não foi feita para funcionar assim e pode ser muito perigosa.

Para identificar o pneu careca, basta olhar entre os sulcos da banda de rodagem, onde há uma marcação chamada de TWI (Tread Wear Indicator), que indica o desgaste da borracha. Quando ela se iguala à espessura da banda de rodagem, significa que a profundidade dos sulcos já atingiu o nível mínimo de 1,6 mm, o limite estabelecido pela legislação.

pneu desgastado centro careca shutterstock 93948019
Pneu com várias partes completamente lisas, que pode gerar risco.

Além da demarcação, é importante ficar atento para a presença de bolhas, cortes ou deformações laterais. Se você estiver na dúvida quanto ao estado dos sulcos, meça com um profundímetro ou use a moeda de um real como referência: se a borda dourada não desaparecer no sulco, o pneu está perto do limite e o proprietário deve substituí-los imediatamente.

Pneu careca é acidente na certa

Um pneu de rua nesse estado entrega menos aderência, é perigoso na chuva e está mais suscetível a furos. Ele se torna “escorregadio”, principalmente em pista molhada, e o carro perde bastante a estabilidade, por isso pode haver perda de controle do veículo.

Dentre os perigos estão:

  • Aquaplanagem: pneus lisos não conseguem escoar a água debaixo da banda de rodagem, o que faz o carro “flutuar” sobre a pista em dias de chuva, perdendo a aderência e o controle do veículo;
  • Perda de tração: em curvas ou frenagens, a aderência reduzida pode levar à derrapagem ou colisão;
  • Maior distância de frenagem: em testes comparativos, veículos com pneus desgastados precisaram de até o dobro da distância para parar em relação aos equipados com pneus em bom estado;
  • Desgaste irregular: pneus deformados ou com alinhamento comprometido causam perda de controle, principalmente em altas velocidades.

Multa por conduzir com pneu careca

De acordo com o Artigo 4º da Resolução nº 913/22 do Contran, “fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores, ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm”.

Dessa forma, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê punição para o condutor que circular com o pneu careca:

Art. 230. Conduzir o veículo:
VIII – em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104.

  • Infração – grave (5 pontos);
  • Penalidade – multa (R$ 195,23);
  • Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário