O que o acidente de Diogo Jota ensina sobre a manutenção do seu carro

O Lamborghini do craque perdeu o controle após um pneu estourar, trazendo a tona a importância de cuidar desse equipamento

lamborghini huracan rwd laranja roda dianteira
O que causou o acidente foi um pneu estourando (Foto: Lamborghini | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 03/07/2025 às 13h00

O jogador português Diogo Jota e seu irmão André Silva morreram em um acidente de carro na Espanha nessa quinta (3). Eles viajavam em um Lamborghini Huracán, que saiu da pista após um pneu estourar durante uma ultrapassagem.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Esse infortúnio levanta um alerta sobre os cuidados que devemos ter com os pneus do carro antes de pegar a estrada. Pois falhas simples podem resultar em tragédias.

VEJA TAMBÉM:

Cuidar bem dos pneus de seu carro e ter tudo relacionado a ele em ordem é sempre necessário. Na estrada é ainda mais importante esses cuidados, já que as velocidades mais altas aumentam os ricos em caso de falhas.

Por isso, é recomendável tomar alguns cuidados e realizar checagens antes de viajar. E se trata de cuidados relativamente simples, alguns podem ser feitos em casa.

Em primeiro lugar, calibre os pneus com a pressão recomendada pelo fabricante. Isso deve ser feito com eles ainda frios, em um posto perto de casa — se tiver um compressor para uso pessoal é ainda melhor.

Após alguns quilômetros os pneus esquentam e o ar dentro deles expande, isso dificulta a calibragem de forma precisa. Na maioria dos carros existem pressões diferentes para serem usadas com o carro cheio.

Não pode pegar estrada com pneus carecas

Pneus de carros de corrida possuem banda de rodagem lisa, sem sulcos, para aumentar a área de contato e a aderência. Mas um pneu comum desgastado, chamado de “careca”, não foi feito para funcionar assim.

Um pneu de rua nesse estado entrega menos aderência, é perigoso na chuva e está mais suscetível a furos. Além disso, é uma infração grave rodar assim, somando 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 195,23.

Verificar a idade dos pneus também é essencial

dot pneu continental
O DOT indica a data de fabricação (Foto: Continental | Divulgação)

Com o tempo, a borracha dos pneus resseca e degrada, perdendo suas características originais. Na rodovia isso impacta em menor aderência, seja em pisos secos, seja nos molhados.

Na estrada podem ocorrer imprevistos, que exigem manobras rápidas para desviar de algum obstáculo ou realizar frenagens de emergência. Com um pneu velho será mais difícil fazer isso.

Esses efeitos começam a ocorrer por volta de cinco anos de uso, podendo variar conforme o clima. Se você for pegar estrada e seu carro está com pneus velhos, mesmo que ainda possua boa profundidade nos sulcos, é melhor trocar por um jogo novo.

Pneus velhos também são mais suscetíveis a furos ou a estourar. Eles também podem deslocar, fenômeno que ocorre quando a carcaça descola da banda de rodagem.

Pneus velhos causaram a morte de ator

O ator Paul Walker, que estrelou a franquia Velozes e Furiosos, morreu em 2013 em um acidente. Ele estava de passageiro em um Porsche Carrera GT pilotado por um amigo.

O carro ainda estava com os pneus originais de fábrica, de 2005. O estado da borracha causou a perda de controle em alta velocidade, que resultou no acidente.

A Porsche em conjunto com a Michelin desenvolveram um pneu novo para o Carrera GT em 2024. A marca alemã o instalou em todos os carros produzidos de forma gratuita para evitar esse tipo de problema.

Onde colocar os pneus novos

Se você não pode comprar quatro pneus novos antes de viajar e só conseguiu comprar um par, onde é melhor colocar? A resposta é simples: os novos vão sempre no eixo traseiro.

Quando a traseira perde aderência é mais difícil de controlar e faz o carro rodar. Com pneus mais velhos na dianteira, a correção em casos de subesterço é apenas aliviar o acelerador.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Wagner Fellipello 5 de julho de 2025

Olha esses pneus aguentam temperatura e pressão e velocidade acima de 300 km

Avatar
Maurício 5 de julho de 2025

Pneu sem câmara não estoura assim,ele perde pressão e murcha mas o motorista consegue controlar. No máximo ele cria bolhas mas o motorista também percebe pela vibração no volante,esse acidente foi outra coisa que fez ele perder o controle do carro,talvez desviar de algo na pista.

Avatar
Carlos 5 de julho de 2025

Exatamente isso é o mais coerente.

Avatar
DIOGO 5 de julho de 2025

Jamais pneu roda ou suspensão, falta de experiência com um veículo que nem pode ser usado pra viagem
…eu acredito!

Avatar
Manuel 5 de julho de 2025

Neste mundo é facil dizer coisas aburdas , é tecnicamente impossivel saber o que aconteceu .
Acho incrivel afirmarem que foi uma ultrapassagem , num rebentamento de um pneu !
Onde está a testemunha ocular !
Esse carro infelizmente pega fogo com facilidade depois de um bate forte .
Como sabem que ele se sentiu mal , perdeu o controlo , porque é mais facil responder foi um Pneu !
Não me convence isso .

Avatar
Marcelo 4 de julho de 2025

Como sabem que foi um pneu que estourou? Está mais para ele ter perdido o controle do carro na ultrapassagem e em alta velocidade.

Avatar
Luiz Fernandes dos Santos 4 de julho de 2025

Tem razão, pode sim ter sido a velocidade, mas é necessário trocar os pneus sempre em meia vida !!!!

Avatar
Deixe um comentário