Pneu tem data de validade: 5 anos é o limite?
A validade dos pneus é alvo de muita controvérsia. Mas, o que pouca gente sabe é que o pneu não têm apenas um, mas dois prazos em que se pode usá-lo
A validade dos pneus é alvo de muita controvérsia. Mas, o que pouca gente sabe é que o pneu não têm apenas um, mas dois prazos em que se pode usá-lo
Você sabia que pneu é igual a remédio? Tem data de validade e expira! Só que o remédio tem uma, o pneu tem duas. A primeira coisa é você saber a data em que ele foi fabricado, chamada de DOT, Department of Transportatio“, com uma série de letrinhas e dígitos. Os quatro últimos dígitos, por exemplo, em um pneu que esteja gravado 0718, significa que ele foi fabricado na 7ª semana de 2018.
Além de você saber a data de fabricação, saiba que tanto faz o pneu estar rodando ou estar na prateleira da loja, ou na sua garagem. Ele vence usando ou não usando, já que o composto de borracha se deteriora.
E quais são os dois prazos que pouca gente fala? É só você ver o DOT. Como no pneu exemplificado acima, a marcação indica que ele foi fabricado em 2018, fevereiro. Até cinco ou seis anos de fabricação o pneu mantém as suas características originais, o composto de borracha se mantém estável, sem problemas.
A partir do sexto ano o pneu já perde as suas características, a aderência no asfalto vai reduzindo e o pneu não oferece mais a mesma estabilidade, a mesma aderência com o asfalto do que um similar zero ou novo, até seis anos. Nessas condições você pode usar o pneu até, no máximo, 10 anos.
Ou seja, se ele foi produzido em 2018, a partir de 2028 não use mais esse pneu em hipótese nenhuma. Porque aí já vão aparecer trincas nos fundos dos sulcos do pneu. Essas trincas, principalmente em velocidades mais elevadas, podem provocar um estouro, uma explosão do pneu.
Então, agora que você já descobriu que o pneu tem data de validade, saiba que até os seis anos de uso não têm problema nenhum, o pneu está em ordem. Entre seis e 10 anos, dá para usar. Depois dos 10 anos, não se pode usar em hipótese alguma.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
De acordo com a ANIP, Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos, pneu tem prazo de validade indeterminado, o DOT só serve para elucidar os casos em que o cidadão não tem a nota fiscal que é o que determinam os fabricantes, 5 anos de garantia da data da nossa fiscal, em caso negativo, 5 anos do DOT, semana de fabricação.
Garantia é bem diferente que VALIDADE. Tem gente mordendo uns trocados por fora aí.
Exatamente Miguel. Pneu não tem prazo de validade. O Boris escorreu na maionese bonito nessa colocação afastada da realidade dele.
Carro comprei zero em 2016, roda muito pouco está com apenas 17 mil km, pergunto os pneus estão novos porém já com 6 anos de vida, não estão ressecados, são Pirelli, mando trocar ou posso confiar rodando em estrada com velocidade, há perigo de estourar??
Fiquem atentos em relação à data de fabricação escrita no pneu. Esta marcação tem as mesmas características das demais letras gravadas no pneu. Falo isso porque da última vez que fui trocar o pneu a loja me apresentou um pneu onde a marcação da data de fabricação estava gravada em alto relevo parecendo que haviam colocado mais borracha por cima para gravá-la. Obviamente que não troquei o jogo se pneus. Com certeza foi regravado. Outra coisa, eu não acredito que vc consegue trocar seu pneu após 2, 3 ou 4 anos de uso. Com certeza o fabricante vai alegar que o pneu foi mal usado. Entrem no site reclame aqui e vejam.
Sou Consultor técnico e verificador técnico de garantia formado pela Michelin. Todo produto que tiver validade precisa ter em sua embalagem ou etiqueta a data de vencimento ou o prazo de validade a partir da data de fabricação. Pergunto: onde, no pneu, tem essas informações? Pneu não tem validade e sim garantia, de 5 anos após a emissão da nota fiscal. O estado de conservação de um pneu depende mais de sua adequada armazenagem do que propriamente da sua data de fabricação.
Pois é. Concordo com vc. É lenda urbana… Com tantas normas pra cumprir, as fábricas teriam q colocar no produto uma data de validade
Isso e uma postura de charlatao sensacionalista. NAO EXISTE DATA DE VALIDADE, o que existe e um prazo extimado/recomendado, qualquer coisa alem disso e propaganda terrorista ou desespero por cliques. UOL SENDO UOL, tipo globolixo. OBS: nao estou respeitando a pontuacao pq o teclado do pais que estou nao me oferece isso.
Perfeito Fernando, sou Analista de Garantia formado pela Goodyear e sua informação está 200% correta, pneu não tem data de validade e sim tempo de garantia.
É isso mesmo. Até porque não existe legislação especificando o prazo de validade de pneus. Também não vem constando no pneu o prazo de validade conforme determina o código de defesa do consumidor.
Sou vendedor de pneus e técnico para garantia de pneus Pirelli.
A informação que recebemos em treinamento de garantia é que o pneu não precisa ser descartado ou que não possa mais ser utilizado.
O pneu tem 5 anos de garantia a partir da emissão da Nota Fiscal.
Caso não tenha a NF os 5 anos para garantia são considerados a partir do DOT.
O pneu ultrapassando os 5 anos, estando novo ou acima do TWI pode ser utilizado, desde que não tenha nem uma avaria acidental.
Tenho um caminhão 2009, aposentado igual eu, o último jogo de pneus que troquei foi em 2011, estão bons de borracha ainda, qdo sai viagem que o preço do frete que peço é pago, confiro a calibragem, e rodo normalmente, até com excesso de peso, viagens mesmo, não é voltinha na rua.
Hoje, 23/06/2023, ao perceber trepidação no volante do veículo NissanTiida da minha esposa, fui até um serviço de pneus, onde se constatou que a trepidação é devida ao pneu dianteiro esquerdo, o qual está com um tipo de elevação na banda de rodagem. No pneu está gravado 1019, ou seja está dentro da garantia dos cinco anos. O pneu é da marca Continental. Infelizmente
não tenho mais a nota fiscal e gostaria de saber como proceder para tentar a troca deste pneu. Obrigado.
É isso mesmo meu amigo.
A meu ver, a matéria gera uma certa confusão.
A data impressa no pneu, serve apenas como referência para a garantia do mesmo.
A legislação não prevê multa ou apreensão caso o carro esteja rodando com um pneu “velho”.
O que importa é o estado de conservação e de desgaste dos mesmos.
Se não tem prazo de validade, então pq não dão garantia vitalícia?
Por que uma coisa não tem na a ver com a outra.
Pelo mesmo motivo que uma TV não tem validade e nem tampouco garantia vitalícia.
Fernando Rocha. Tv não é item que vai se desgastando com vida útil pré estabelecida, pode durar 1000 ou 10000h. Tenta fazer um pneu de carro durar 100mil km.
E se tratando de eletrônicos, tem memórias de computador que possuem garantia vitalícia.
SÉRGIO – Matou a charada. Eu ia comprar pneus para meu carro na internet e resolvi perguntar para o vendedor sobre o DOT. Ele respondeu que isso era irrelevante, porque dão 5 anos de garantia. Insisti e ele disse que não seria possível informar. Desisti de comprar e fui na loja que troca pneus na minha frente, onde pude ver claramente o DOT que a loja on line não me informou.