Ao alinhar o carro, devo fazer o balanceamento também?

As condições das vias em que você anda pode provocar o desalinhamento do carro. E aí vem a dúvida: faço o alinhamento e o balanceamento sempre juntos?

Por Boris Feldman18/03/20 às 17h30

Existem por aí centenas, milhares dessas oficinas especializadas em alinhamento e balanceamento do carro. O que vem a ser isso? O alinhamento é da suspensão, para que as rodas fiquem exatamente dentro dos ângulos determinados pelo fabricante.

E quanto pior a rua ou a estrada, tanto mais fácil da suspensão se desalinhar. Já o balanceamento é para que o peso da roda fique igualmente distribuído em toda sua circunferência, evitando a vibração que vai se refletir no volante do automóvel.

E aí vem o questionamento: “se o carro é levado para o alinhamento, as rodas também devem necessariamente ser balanceadas?” E a resposta é negativa. Embora a oficina seja de alinhamento e balanceamento, são duas operações independentes.

Alinhamento deve ser feito periodicamente, já o balanceamento só mesmo diante de uma manifestação do volante ou de todo o carro trepidando.

equipamento de balanceamento da roda do carro em operação
Operação de balanceamento da roda do carro (foto: reprodução)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário