Continental Pneus: um modelo adequado para cada carro
Com mais de 150 anos de mercado, a Continental Pneus trabalha com três marcas que oferecem soluções para cada tipo de veículo e necessidade do cliente
Com mais de 150 anos de mercado, a Continental Pneus trabalha com três marcas que oferecem soluções para cada tipo de veículo e necessidade do cliente
Pneu é tudo igual? Numa visão simplista podemos dizer que sim. É preto, de borracha e precisa de ar para se manter inflado. Mas saiba que como os calçados que usamos, os pneus também são bastante diferentes, assim como os pés que os calçam. A Continental Pneus, uma das principais marcas do mundo, oferece uma vasta linha de produtos para diferentes veículos, considerando suas especificações técnicas e aplicações.
VEJA TAMBÉM:
Bicicleta, moto, automóvel, SUV, picape, caminhão, ônibus, trator, empilhadeira ou até gigantescas máquinas usadas em mineradoras contam com opções de pneus da marca. A Continental oferece pneus para praticamente todo veículo sobre rodas. Não tem pneu para trem, porque a composição não usa pneu, é a roda no trilho mesmo. Mas vamos focar nos segmentos de automóveis, picapes, SUVs e vans. Afinal, são mais de 200 modelos que utilizam o pneu Continental como item original.
A Continental conta com nada menos que 30 modelos oferecidos no mercado brasileiro, e cada um com diferentes medidas. São pneus para variados tipos de carros, afinal o pneu ideal para um hatch compacto não é o mesmo para um sedã médio ou um cupê esportivo.
São pneus para picapes, para SUVs, para modelos elétricos, para vans e comerciais leves. Isso porque cada tipo de veículo tem suas peculiaridades, dimensões, peso, capacidade carga, torque e velocidade máxima. Ou seja, para cada tipo de veículo é necessário um pneu que suporte todas essas variações sem comprometer sua aderência, eficiência, conforto e segurança.
Para um hatch compacto, o PowerContact 2 é uma excelente escolha. Trata-se de um pneu que permite rodar por longa quilometragem. A opção adequada para quem roda bastante e precisa de segurança, mas sem se esquecer da economia.
Seus concorrentes diretos são os modelos Pirelli Cinturato P1 Plus, Goodyear Eagle Sport, Michelin Energy XM2, assim como o Bridgestone ER300.
E quando temos um esportivo de alto desempenho, como um Porsche? Nesse caso, a escolha ideal será o SportContact 7. Um pneu projetado para entregar o máximo de performance, aderência (ou melhor, grip) e claro, segurança para acelerar rápido e frear com precisão, desde que respeitados os índices de carga e velocidade.
O SportContact 7 se posiciona no mesmo segmento que modelos como Bridgestone Potenza, Goodyear Eagle F1, Michelin Pilot Sport e Pirelli P Zero.
E se o veículo for um esportivo elétrico? O SportContact 7 resolve o problema? Resolve sim, pois ele também foi projetado para suportar o lastro das baterias e também receber a maior carga de torque dos motores elétricos.
Um dos principais desafios da indústria automobilística é a busca por eficiência energética. Isso significa, rodar mais com menos consumo de combustível, assim como emissões. É um desafio que também exige participação de um fabricante de pneus.
A Continental oferece o EcoContact 6, um modelo de baixa resistência a rolagem. É um pneu que exige menos esforço do motor e que consequentemente, menor consumo. Além de benéfico para o planeta, também faz bem ao bolso do cliente, uma vez que torna seu carro mais econômico.
Ok, mas a Continental tem pneu para uso misto? Claro que tem! Na gama de produtos Continental há o polivalente ContiCrossContact LX 2. Trata-se de um pneu desenvolvido para picapes e SUV com tração 4×4 que garante o melhor comportamento no asfalto e no off-road leve.
Esse pneu tem como principais concorrentes os modelos Bridgestone Dueler, Goodyear EfficentGrip SUV, Michelin Primacy e Pirelli Scorpion Verde All Season.
Mas se por acaso o seu veículo for uma van a pedida ideal é o VanContact AP. Esse pneu foi projetado com proteção contra rasgos. É a melhor opção para otimizar o custo operacional do negócio. Tudo isso sem dizer que oferece excelente aderência e segurança no transporte de passageiros.
Quem dirige todos os dias sabe que um pneu não tem hora para furar. Nas vias sempre a chance de passar por um objeto perfurante, como pregos, cacos de vidro ou fragmentos de metal. Para facilitar a vida do motorista, a Continental conta com pneus que oferecem a tecnologia ContiSeal.
Trata-se de um gel selante que é aplicado no interior do pneu. Em caso de furo, a pressão do ar faz com o produto vede a fissura e mantenha o pneu vedado. Segundo a Continental, o selante pegajoso pode tapar aberturas de até 5 mm.
Outra tecnologia que torna o uso do automóvel mais confortável é a ContiSilent, que reduz o ruído do contato do pneu com o asfalto. Isso porque o pneu conta com um revestimento de espuma de poliuretano acoplado no interior de sua estrutura. Esse isolante é capaz de reduzir o ruído da rolagem em até 9 decibéis. Tudo isso se converte em mais conforto a bordo.
E por fim a tecnologia SSR, que conhecemos com Run Flat, em que é possível dirigir mesmo com o pneu sem pressão. O pneu SSR conta com uma estrutura especial no interior que é não deixa o pneu se deformar com o peso do veículo mesmo quando está sem ar. É uma solução emergencial em que o motorista pode rodar até 80 km, numa velocidade máxima de 80 km/h, até encontrar um ponto de reparo para tapar o furo.
Já a General Tire é a divisão especializada em pneus que oferecem performances distintas no asfalto ou no off-road. São compostos projetados para o melhor desempenho. A gama conta com sete produtos das linhas Grabber, Altimax e Eurovan.
A linha Grabber foi desenvolvida para diferentes aplicações de SUVs e picapes. São modelos que vão do uso misto, passando pelo todo terreno, assim como o off-road extremo. O Grabber A/TX, por exemplo, é a justa medida para quem precisa de um só carro para seu uso cotidiano e também para a aventura.
Esse pneu oferece conforto sobre o asfalto, sem patinar ou fazer muito ruído. Ao mesmo tempo que no off-road, oferece aderência em qualquer situação. Seus sulcos têm desenho largo que fazem com que ele se agarre a qualquer piso, mas sem acumular lama ou cascalho. As laterais reforçadas protegem os ombros contra possíveis cortes que podem acabar com a aventura.
Mas se o amigo quer buscar aventuras ainda mais radicais, a melhor aposta é o Grabber X3. Esse pneu foi feito para encarar o que poucos veículos conseguem superar. Seu composto foi projetado para garantir aderência perfeita na lama, terra, areia ou rocha.
Os sulcos profundos e largos fazem dele uma opção que não refuga em momento algum. As bordas são reforçadas para evitar cortes mesmo quando avançam sobre pedras. Se fosse uma bota de aventura, esse pneu te leva de volta para casa com os pés secos.
Mas se a praia do amigo não é a lama, os modelos Altimax são perfeitos para carros de passeio. O Altimax One oferece excelente desempenho e alia excelente aderência com grande durabilidade.
Já o Altimax One S é uma excelente escolha para carros esportivos e que demandam pneus mais largos. Também é uma opção para quem busca aumentar a performance de hatches e sedãs. Seu comportamento é impecável em qualquer condição, seja no piso seco como no asfalto molhado. É para entrar na curva com total confiança e segurança
Os pneus Altimax disputam mercado com modelos Bridgestone F700, Goodyear Direction Touring e Pirelli P400.
Mas a Continental não fica por aí. Além da sua vasta linha de produtos, o grupo ainda conta com outra marca, a Barum. A Barum é a marca de acesso do Grupo Continental. Ela oferece pneus para carros de passeio, SUVs e picapes.
A Barum também oferece pneus para cada tipo de carro. O Bravuris 5HM é uma opção excelente para hatches, sedãs. Ele utiliza o composto High Mileage, que leva um polímero especial que reduz o desgaste da banda de rodagem, garantindo maior vida útil, mas sem comprometer a aderência. O Bravuris 5HM se posiciona no segmento em que concorrem os modelos Bridgestone F600, Goodyear Edge Touring e Pirelli Energy.
Para SUVs e picapes com tração 4×4, a Barum oferece o Bravuris 4×4 e Bravuris AT. Estes pneus garantem ótimo comportamento em terrenos acidentados e com baixa aderência.
Com três marcas que desenvolvem produtos para atender diferentes perfis de clientes, a Continental concorre em todas as camadas de mercado, ao contrário de suas concorrentes que optam por diversificar seus produtos em linhas quem nem sempre conseguem entregar o que consumidor realmente precisa. Ela conta com uma linha de produtos tão ampla que consegue preencher segmentos que alguns de seus concorrentes não conseguem se posicionar.
Deu para entender que pneu não é tudo igual? Por isso que a Continental tem o pneu certo para cada automóvel.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |