Pneu novo vai nas rodas da frente ou nas traseiras? Cuidado, a lógica pode te enganar!
Quando não é possível trocar os quatro pneus simultaneamente, é crucial determinar qual eixo é o mais adequado para receber os novos
Quando não é possível trocar os quatro pneus simultaneamente, é crucial determinar qual eixo é o mais adequado para receber os novos
Muitas pessoas se perguntam onde devem instalar um par de pneus novos: no eixo dianteiro ou traseiro? Essa questão gera dúvidas e, muitas vezes, leva a decisões equivocadas devido a um raciocínio lógico falho.
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Quando não é viável trocar todos os pneus e apenas um novo par é colocado, o recomendável é instalá-los nas rodas traseiras. Embora possa parecer ilógico, essa é a melhor prática a ser adotada com os pneus novos.
Na maioria dos carros a tração está nas rodas dianteiras, tem o peso do motor e maior carga de frenagem. E lá atrás, a vida dos pneus é mais tranquila. Ao contrário do senso comum, que indica os pneus novos na frente como prioridade, os pneus traseiros precisam ter melhor aderência em caso de perda de controle.
Isso porque as rodas dianteiras são direcionais, permitindo correção da rota em caso de derrapagem. Já as traseiras, sem essa capacidade, exigem maior aderência para evitar acidentes.
O ideal é seguir estas dicas:
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