Por que pneu novo tem aqueles ‘pelinhos’? Para que servem?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essas hastes de borracha não são resquícios de produção ou defeitos

Pneu novo moto
Esses fios ou "pelinhos" de pneus novos são chamados de respiros de ventilação (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Julia Vargas
Publicado em 19/03/2025 às 14h00

A manutenção do carro precisa ser feita com frequência para mantê-lo em bom funcionamento e algumas partes exigem trocas em períodos mais curtos. Um bom exemplo disso, são os pneus, que tem sim prazo de validade e precisam ser substituídos. Na hora da troca, se você olhar bem de perto vai perceber que esse pneu novo tem uma espécie de ‘pelinho’. Mas, afinal de contas, o que é isso?

No pneu novo, é comum perceber pequenas hastes de borracha que se parecem pequenos pêlos e, ao contrário do que muita gente pensa, não são restos da produção ou algum defeito. Esses pedacinhos de borracha são chamados de respiros de ventilação e fazem parte do processo final de produção do pneu.

VEJA TAMBÉM:

Quando um pneu novo passa por todas as etapas iniciais de construção, ele se torna um “pneu verde”, um termo usado na indústria para designar um pneu de borracha crua e não curada, sem banda de rodagem ou marcações. Dessa forma, nesse estado ele pode seguir para a etapa final no processo de fabricação do pneu que é a vulcanização, que converte a uma massa macia e pegajosa para uma borracha rígida e resistente que você vê na loja de pneus.

Assim, durante o processo de vulcanização, o pneu verde é colocado em um molde que cura a borracha e aplica as marcações da banda de rodagem e da parede lateral. Dentro do molde, há bexigas superaquecidas e pressurizadas a vapor que pressionam o pneu contra a ‘forma’.

Para garantir o contato total entre a borracha e o molde e eliminar quaisquer bolhas de ar, o molde é perfurado com inúmeros pequenos orifícios de ventilação. Sendo assim, à medida que as bexigas cheias de vapor empurram o pneu para dentro do molde, o ar escapa por esses orifícios de ventilação.

Quando o pneu novo é finalmente liberado do molde, ele é coberto por centenas de minúsculos pêlos de borracha onde a borracha macia foi pressionada pelos dos furos ou jatos de ventilação, formando esses fios ou pelinhos, com preferir chamar.

Para que serve o pelinho do pneu novo?

Uma vez que os pneus estão equipados no carro e já rodaram alguns quilômetros, esses pelinhos, ou melhor, respiros de ventilação, são removidos das partes do pneu que tem contato com superfícies, mas eles ainda estarão por todas as paredes laterais. Mas, não há motivo para se preocupar com isso, mesmo não tendo nenhuma função no pneu novo, eles também não causam nenhum prejuízo e são inofensivos.

Eles não afetam o desempenho, a tração, o desgaste do pneu ou qualquer outra questão. Se você não gosta da parte estética, pode muito bem cortá-los ou raspá-los. Inclusive, esses respiros de ventilação são bons parâmetros para identificar pneus novos ou com baixa quilometragem.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário