Validade dos pneus: fabricante não assume, mas ela existe sim
Fabricantes de pneus e até mesmo a associação que as representa ficam em cima do muro e não declaram a validade máxima dos compostos
Fabricantes de pneus e até mesmo a associação que as representa ficam em cima do muro e não declaram a validade máxima dos compostos
Quanto tempo dura um pneu que tem prazo de validade? Os fabricantes e sua associação não respondem com objetividade quando são consultados. O que diz a Associação das Fábricas de Pneumáticos?
A Anip esclarece que os pneus não têm prazo de validade, mas sim garantia contratual oferecida pelos fabricantes. A garantia normalmente é de cinco anos a partir da data de compra do pneu ou do veículo novo. Ora, como não tem prazo de validade, mas garantia,eu posso então usar um pneu por 30 anos.
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Mas voltando aos tais cinco anos garantidos pelo fabricante, eles contam a partir de sua fabricação ou da compra na loja. Como assim? Se na loja o pneu ficou estocado por dois ou três anos e a fábrica concede outros cinco, a garantia então aumenta para sete a oito anos desde que foi fabricado. Estranho, não?
E como saber a data de produção? Está na banda lateral do pneu, descrito como DOT, seguido de quatro dígitos. Os dois primeiros algarismos significam a semana e os dois últimos o ano de fabricação. Exemplo: 3315 significa que foi produzido na trigésima terceira semana de 2015.
Nesse caso, a garantia valeria até 2020, mas se foi adquirido em 2018, a garantia iria para 2023. Então o pneu teria garantia por oito anos.
A rigor, o pneu mantém todas as suas características originais por cinco anos, independentemente de estar rodando no carro, como estepe, no porta malas ou estocado na loja, pois há uma degradação natural do composto de borracha. Ele se oxida em contato com oxigênio, tanto faz onde está.
Mas há um consenso de que até 10 anos de fabricação, o pneu pode ser utilizado sem riscos à segurança. Entretanto, pode estar em boas condições, mas a borracha vai se ressecando e podem aparecer, no fundo do sulco ou na lateral, pequenas fissuras, às vezes visíveis apenas com uma lente.
Então o perigo é utilizar o pneu depois de 10 anos de fabricação, mesmo que não esteja em uso. É o caso do estepe guardado por todo esse tempo do porta malas, sem nunca tocar o asfalto.
Entende-se também porque os fabricantes são subjetivos quando consultados sobre a validade, pois esta depende das condições de uso. O peso carregado pelo carro, a calibragem dos pneus, o tipo de piso, alinhamento, balanceamento, o tipo do composto de borracha e outros. O mesmo pneu pode durar sete anos num carro, apenas três em outro.
O pneu mais caro do mundo, dos carros da Fórmula 1, não dura mais que uma hora.
Então, depois dos dez anos de fabricação, se o carro rodar devagar, o risco é menor. Entretanto, em velocidades maiores nas estradas, por exemplo, com as forças mecânicas atuantes e mais a temperatura que se eleva muitos graus, esse pneu com mais de 10 anos poderá estourar, em função da velocidade elevada do carro, com consequências que podem ser graves.
No frigir dos ovos, mesmo que os fabricantes e sua associação, a Anip, fiquem em cima do muro e nada afirmem com clareza e objetividade, os pneus têm sim prazo de validade cinco anos, mantendo suas características e mais cinco podendo rodar sem riscos de se romper, estourar. Depois disso,lixo!
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Essa pseudo garantia é pura balela… Poucos casos são atendidos pelas fabricantes. Como exemplo o caso do novo Virtus Exclusive (meu carro) que sai de fábrica com pneus/rodas de 18 polegadas… Na rede se observa inúmeros casos de rasgos nas laterais de pneus com pouquíssimo uso. Teve um caso em um site de reclamações (onde existem diversos outros registros) de uma pessoa que já perdeu 3 pneus… A VW empurra o problema pra fornecedora e esta respondeu em TODOS os casos que li, que o problema também não é seu e sim das ruas esburacadas… Se não conseguem fabricar um pneu que possa rodar em nossas ruas, não deveriam oferecer no mercado…