Porsche Cayenne S E-Hybrid 2025 ganha mudanças pontuais

O modelo alemão é hoje o SUV grande de luxo mais vendido do Brasil, as mudanças visuais vieram com sistema híbrido mais eficiente

porsche cayenne e hybrid 2025 azul frente em movimento
Graças ao sistema híbrido, esse SUV familiar acelera como esportivo e bebe como popular (Fotos: Porsche | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 27/06/2024 às 10h02
Atualizado em 21/10/2024 às 15h44

A Porsche reestilizou o Cayenne e trouxe junto dessa renovação visual um sistema híbrido mais eficiente. Agora a linha E-Hybrid do SUV grande pode ir mais longe sem ligar o motor a combustão.

VEJA TAMBÉM:

Os preços partes de R$ 770.000 para o Cayenne E-Hybrid de entrada, mas pode passar de R$ 1 milhão na versão Turbo equipada com motor V8. O AutoPapo teve a oportunidade de avaliar a versão S, a intermediária com a versão mais forte do V6 3.0 biturbo.

Preços do Porsche Cayenne E-Hybrid

  • Cayenne E-Hybrid: R$ 770.000
  • Cayenne E-Hybrid Coupé: R$ 815.000
  • Cayenne S E-Hybrid: R$ 830.000
  • Cayenne S E-Hybrid Coupé: R$ 870.000
  • Cayenne Turbo E-Hybrid: R$ 1.300.000
  • Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé: R$ 1.330.000

A reestilização do Cayenne chegou na linha 2024, os modelos 2025 vieram apenas com alterações nos preços. Para quem perdeu o bonde, vamos passar rapidamente pelas novidades.

No visual é possível diferenciar o face-lift da terceira geração pelos faróis mais achatados e com linhas mais retas. Esse visual foi inspirado pelo Taycan e alguns carros conceitos da Porsche.

As maiores novidades foram no interior. O painel redesenhado do Cayenne agora pode vir com uma tela para o passageiro dianteiro. Ela repete informações do computador de bordo e pode comandar funções de música e navegação. Ela não pode reproduzir imagens em movimentos devido a legislação brasileira.

O console central foi redesenhado e usa um painel com teclas táteis, abandonado os botões tradicionais. A alavanca do câmbio saiu de lá e foi para o painel, com o seletor próximo ao volante.

A mudança mais significativa no novo Porsche Cayenne foi acabar de vez com o conta-giros analógico. Agora todo o painel de instrumentos é digital e permite maior configurabilidade.

Sistema híbrido plug-in do Cayenne ficou mais forte

porsche cayenne e hybrid 2025 azul detalhe carregador
O carregamento é feito em apenas 2 horas e 15 minutos em carregador comum, não há necessidade do conector rápido

Toda a linha E-Hybrid do Cayenne ganhou um motor elétrico mais forte, que produz 176 cv e 46,9 kgfm. Ele fica montado entre o motor a combustão e a caixa de marchas, usando-a para tracionar as rodas.

Em modo elétrico, o Cayenne E-Hybrid pode rodar em velocidades até 135 km/h, suficiente para o uso urbano. A autonomia fica entre 52 e 56 km no ciclo do Inmetro a depender da versão.

Os motores a combustão seguem sendo os conhecidos V6 3.0 e V8 4.0. Ambos são biturbo, possuem injeção direta e trabalham em conjunto com o câmbio automático de 8 marchas da ZF. Veja na tabela abaixo a potencia e torque de cada versão:

Versão Potência motor a combustão Torque motor a combustão Potência motor elétrico Torque motor elétrico Potência combinada Torque combinado
Cayenne 304 cv 42,8 kgfm 176 cv 46,9 kgfm 470 cv 66,2 kgfm
Cayenne S 353 cv 50,9 kgfm 176 cv 46,9 kgfm 519 cv 76,4 kgfm
Cayenne Turbo 599 cv  81,5 kgfm 176 cv 46,9 kgfm 739 cv 96,8 kgfm

Em modo híbrido o carro alterna entre as formas de propulsão ou coloca ambas para trabalhar em conjunto da forma que for mais eficiente. Em velocidades de cruzeiro, por exemplo, não é raro ver o motor a gasolina desligar para ajudar na ecnomia.

Uma particularidade dos híbridos e elétricos da Porsche é não fazer regeneração automaticamente ao soltar o acelerador. A montadora acredita que o recurso da roda livre, que deixa o carro ir livremente, é mais eficiente.

A regeneração entra em ação quando o pedal do freio é acionado. E falando nisso, há um novo servo-freio que torna a modularização mais natural, sem ter aquele ponto aparente onde está alternando entre os freios de serviço e a regeneração.

Essas melhorias técnicas buscam manter o Cayenne como líder no segmento dos SUVs grandes de luxo. A BMW oferece o X5 com sistema plug-in similar, enquanto o Mercedes-Benz GLE se destaca por ter opção de motor turbodiesel.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário