Porsche do pré-guerra será leiloado pela Sotheby’s

Modelo de 1939 é mais antigo que a própria fábrica alemã e tem o mesmo chassi que o primeiro Fusca, feito para a Segunda Guerra Mundial

Por AutoPapo 15/05/19 às 10h00

A Sotheby’s anunciou ser a casa que levará a leilão um Porsche do pré-guerra, um dos exemplares mais antigos da marca. O veículo foi montado pelo próprio Ferdinand Porsche em 1939, usando o chassi dos primeiros modelos Fusca. Único sobrevivente, o Type 64 No. 3 foi feito para uma corrida que nunca aconteceu.

Porsche do pré-guerra, Type 64 é mais antigo que a própria fábrica alemã e tem o mesmo chassi que o primeiro Volkswagen Fusca.
Type 64 é mais velho que a própria Porsche (Porsche | Divulgação)

A competição faria o percurso de Berlim a Roma, de 1.500 quilômetros, em setembro daquele ano. A ideia era promovover a autobahn, estrada super rápida da Alemanha, assim como celebrar o lançamento do KdF-Wagen, o primeiro Fusca da história, também desenvolvido por Ferdinand Porsche.

A Volkswagen, que então era controlada pelo governo, encomendou a preparação de três unidades do KdF-Wagen para a Porsche. O projeto ficou conhecido internamente como Type 64. Foi feito o uso de alumínio extra leve nas carrocerias dos protótipos, assim como painéis removíveis de liga metálica nas rodas.

Porsche do pré-guerra, Type 64 é mais antigo que a própria fábrica alemã e tem o mesmo chassi que o primeiro Volkswagen Fusca.

Por trás do projeto desse Porsche do pré-guerra, estavam os mesmos engenheiros que criariam o famigerado 356.

“Sem o Type 64, não existiria Porsche 356, nem 550, nem 911. Essa é a história de origem da Porsche, o carro que concebeu a lenda da companhia, e ele oferece a colecionadores o que deve ser uma oportunidade única de se colocar no lugar de Ferdinand e Ferry Porsche. Com esse carro, o proprietário não apenas será convidado para a primeira fileira de todos os eventos da Porsche no mundo – ele será a primeira fileira!”, disse o especialista em carros da RM Sotheby’s, Marcus Görig.

Porsche do pré-guerra, Type 64 é mais antigo que a própria fábrica alemã e tem o mesmo chassi que o primeiro Volkswagen Fusca.

Esse Porsche do pré-guerra tem o mesmo motor e suspensão que o primeiro Fusca. Mas ele também tem muitos diferenciais, como a carroceria de liga metálica com tecnologia usada em aeronaves na Segunda Guerra Mundial. O motor é de 4 cilindros opostos, refrigerado a ar, de 32 cavalos.

Type 64 é raro sobrevivente

Contudo, pouco antes de a corrida acontecer, a guerra foi declarada e o evento foi suspenso. O filho de Ferdinand, Ferry Porsche, assumiu o que restou do projeto depois que o governo assumiu controle sobre a fábrica. O Type 64 No. 3 foi mantido pela família, que o usava como carro pessoal.

Porsche do pré-guerra, Type 64 é mais antigo que a própria fábrica alemã e tem o mesmo chassi que o primeiro Volkswagen Fusca.

Assim, o Porsche do pré-guerra sobreviveu. Depois da guerra, em 1947, a marca encomendou uma restauração do veículo, que foi feita pelo consagrado estúdio Pininfarina, quando iniciava sua trajetória. Apenas em 1948 a companhia Porsche seria oficialmente criada.

Posteriormente, o Type 64 foi comprado por pilotos e outros aficionados. Agora, será leiloado pela Sotheby’s. O evento ocorrerá durante a Semana do Carro de Monterey, na Califórnia, onde também acontece, anualmente, o Concurso de Elegância de Pebble Beach. O leilão será feito no dia 17 de agosto. Veja mais informações no site oficial.

Galeria Porsche do pré-guerra

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário