Porsche lança Cayenne 2024 partindo de R$ 690 mil
SUV alemão chega com visual renovado em sete versões, mas linha eletrificada tem entregas apenas no ano que vem
SUV alemão chega com visual renovado em sete versões, mas linha eletrificada tem entregas apenas no ano que vem
A Porsche acaba de lançar a linha 2024 do Cayenne. O SUV alemão passou por atualização de meia vida e também comemora 20 anos de seu lançamento. E o jipão merece festa.
O Cayenne foi responsável por livrar a Porsche da falência. Apesar de ter provocado a ira dos porschistas mais ortodoxos, o SUV acumula mais de 1,2 milhão de unidades produzidas desde então.
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Para o Brasil serão oferecidas sete versões, que se dividem em duas carrocerias (SUV e cupê) e quatro opções de motores, sendo que dois são eletrificados. Todas as versões já podem ser encomendadas, mas as híbridas terão entregas somente no início de 2024.
Versão | Preço |
---|---|
Cayenne E-Hybrid V6 3.0 | R$ 690.000 |
Cayenne E-Hybrid Coupé V6 3.0 | R$ 720.000 |
Cayenne S V8 4.0 | R$ 810.000 |
Cayenne S Coupé V8 4.0 | R$ 840.000 |
Cayenne Turbo E-Hybrid V8 4.0 | R$ 1.135.000 |
Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé V8 4.0 | 1.165.000 |
Cayenne Turbo GT Coupé V8 4.0 | R$ 1.385.000 |
Questionamos os executivos da marca o motivo da versão mais potente e moderna ser mais barata que a Turbo GT. A resposta foi simples: eficiência energética. O consumo inside na tributação do jipão. Por ser eletrificado, o Turbo E-Hybrid tem preço menor.
Outro motivo é porque o Turbo GT é quase um carro de corridas. Ele utiliza teto em fibra de carbono e freios de cerâmica que reduzem o peso do carro, mas engordam consideravelmente o cheque.
O Cayenne chega oferecido com dois blocos, que podem receber módulos elétricos. A transmissão é automática de oito marchas e a tração é integral para toda linha. A versão de entrada conta com popular V6 biturbo 3.0 do Grupo Volkswagen e chega apenas eletrificado. A potência é de 470 cv e o torque gira em torno dos 66 kgfm.
O segundo motor é outro conhecido do VW Group. Trata-se do V8 biturbo 4.0 que equipa modelos como Audi RS6 Avant. Esse bloco é oferecido em três configurações.
A versão S debita 474 cv e 61 kgfm de torque. O suficiente para fazer esse gigante acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e atingir máxima de 273 km/h.
Quando combinado com um módulo elétrico, na versão Turbo E-Hybrid, a potência salta para espantosos 739 cv e 96 kgfm de torque. Tudo faz com que o Cayenne acelere de 0 a 100 km/h em impressionantes 3,7 segundos e máxima de 305 km/h.
E por fim, o Turbo GT. Essa versão é a mais purista do Cayenne e só é oferecida com carroceria cupê. Nesse caso, o V8 despeja 659 cv e 86 kgfm de torque. Mais leve, baixa para 3,2 segundos o 0 a 100 km/h. A máxima se manteve em 305 km/h.
O Porsche Cayenne é um carro farto em conteúdos. Ele oferece três telas no painel. O quadro de instrumentos passa a ser totalmente digital seguindo o estilo do Taycan. Ele simula os cinco relógios clássicos do 911. O multimídia está ao centro, mas o cliente pode optar por uma terceira tela direcionada para o passageiro.
Bancos refrigerados e com ajustes elétricos fazem parte do pacote, assim como climatização digital com ajuste de temperatura e intensidade individual de ventilação. Conexão com smartphones, carregamento sem fio, vidros e retrovisores elétricos e demais trivialidades fazem parte do pacote.
No canto esquerdo do painel está o botão de partida (como deve ser em todo Porsche), ao lado direito do volante uma pequena chave indica a transmissão. No console, apenas os controles de climatização.
O Cayenne oferece diferentes modos de condução. Além de alterar o regime do motor, resposta da direção, ele também permite reduzir a altura da suspensão e a carga dos amortecedores. No modo Sport Plus, ele ainda amplifica o som do escapamento e regime de trocas da transmissão.
Mas quando se habilita o modo off-road, o processo é inverso. A suspensão se eleva e se mantém mais alta em velocidades de até 25 km/h. A altura livre ampliada evita facilita a travessia de terrenos acidentados e não deixa para-choques e meio do assoalho raspar no chão.
O Cayenne também teve sua suspensão revisada. O conjunto é independente nas quatro rodas, mas o acerto foi otimizado para otimizar a performance, assim como a cambagem é um pouco mais negativa para ampliar o contato do pneu com o piso.
Os amortecedores ganharam conjuntos com válvulas duplas. Isso significa maior eficiência na compressão e também distensão do conjunto, o que reduz rolagem da carroceria e também também o “mergulho” mais suave.
A Porsche também antecipou que uma futura versão elétrica chegara em 2025. Ele conviverá com o motor a combustão até 2030, quando toda a gama da marca aposentará de vez os motores térmicos.
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Com todo respeito amigo,tirou a Porsche da falência….Não precisa disso pra lerem suas matérias. PORSCHE é o superesportivo mais vendido de tds os tempos e nunca perdeu o primeiro lugar…. Acabaram de abrir o capital e renderam nada mais de $86 bi de dólares…
Espetáculo. Competitivo no nicho premium.para 0,1% da população. Resta só inveja kkkk. Freud explica, luxo é fetiche.