Porta-malas minúsculos: os 10 carros com os menores bagageiros do país
Lista inclui jipes, subcompactos, compactos e esportivos; se você precisa de espaço para bagagem, é melhor pensar em outro modelo
Lista inclui jipes, subcompactos, compactos e esportivos; se você precisa de espaço para bagagem, é melhor pensar em outro modelo
Você precisa de espaço para bagagem? Então é melhor evitar os modelos a seguir, pois eles possuem os menores porta-malas entre todos os automóveis à venda no Brasil. A lista inclui veículos com diferentes categorias: a ideia é mostrar quais são os carros com os menores espaços destinados a pertences disponíveis no mercado de maneira absoluta, e não segmentada.
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O ranking leva em consideração o volume do bagageiro, em litros, declarado pelos fabricantes dos veículos. Quem esperava só por modelos subcompactos terá uma surpresa. Sim, vários dos automóveis relacionados na lista pertencem a essa categoria, mas os recordistas na falta de espaço são jipes. Além disso, há representantes de outros segmentos, como compactos e até esportivos.
Vale salientar que nem todas as marcas informam o método de aferição utilizado, que pode ser o o VDA (sigla para Verband der Automobilindustrie, instituição alemã que normatiza as medidas dos automóveis), que consiste em encher o porta-malas com blocos de isopor de diferentes tamanhos, ou ainda o preenchimento com água, que permite maior aproveitamento do espaço. Confira os 10 carros com os menores porta-malas do país!
O menor porta-malas do Brasil é o do Jimny Sierra, nova geração do jipinho da Suzuki: tem só 85 litros. É uma consequência das características do projeto: além de ser pequeno, com apenas 3,64 m de comprimento e 2,25 m de distância entre-eixos, o modelo tem caixas de rodas volumosas, necessárias para acomodar pneus off-road, que roubam área do porta-malas. E ainda há o sistema de tração 4×4, que reduz a altura do bagageiro.
A Suzuki fez uma dobradinha inglória com a geração antiga do Jimny entre os carros com os menores porta-malas do país. Isso, porque o modelo tem características semelhantes às do irmão mais novo. Até as medidas são quase idênticas, com 3,65 m de comprimento e 2,25 m de distância entre-eixos.
Tudo bem que o E-JS1 é um subcompacto de proposta urbana, mas a JAC poderia ter caprichado um pouquinho mais no porta-malas. Afinal, o compartimento tem apenas 121 litros de volume. É pouco em relação ao porte do modelo, que mede 3,65 m de comprimento e 2,39 de distância entre-eixos.
Talvez o porta-malas seja mero detalhe para quem compra um carro esportivo, mas números são números: Porsche 911 e Jaguar F-Type conversível abrigam somente 132 litros de bagagem.
O clássico arranjo mecânico do Porsche 911, no qual o compartimento de bagagem fica na dianteira, enquanto o motor é traseiro, não ajuda nesse quesito. O modelo alemão tem 4,51 m de comprimento e 2,45 m de distância entre-eixos. No caso do F-Type, o problema está no espaço para recolher a capota: o Coupé da gama tem porta-malas de 336 litros. O conversível inglês mede 4,47 m de comprimento e 2,62 de entre-eixos
O quinto menor porta-malas do país, com 160 litros de volume, é o do Cooper Cabrio, um conversível com interior sofisticado. O modelo da Mini tem 3,85 m de comprimento e 2,49 m de distância entre-eixos.
O Fiat 500, que agora está à venda unicamente em versão elétrica, é um subcompacto: tem 3,63 m de comprimento e 2,32 m de entre-eixos. Além de pequeno, tem uma carroceria cheia de estilo, com linhas arredondadas que remetem a seu homônimo da década de 50, mas que não aproveita tão bem o espaço interno. Pronto, estão aí as razões para o seu porta-malas ter apenas 185 litros.
Superesportivo, o Camaro é um carro emocional, que prioriza o desempenho. Nesse tipo de produto, o espaço no porta-malas não é prioridade, certo? Verdade, mas o detalhe é que o bólido da Chevrolet tem dimensões externas dignas de sedã médio, com 4,78 m de comprimento e 2,81 de distância entre-eixos. Por isso, mesmo diante de sua proposta, os 208 litros do porta-malas ficam abaixo das expectativas.
A versão hatch do Mini Cooper pode não ter lá um porta-malas muito espaçoso, mas já comporta um pouco mais de bagagem que o irmão Cabrio: são 211 litros, o que significa um acréscimo de 51 litros em relação ao conversível.
O Mobi é outro que dispõe de pouco espaço para bagagem, com um porta-malas de 215 litros. O comprimento de 3,57 m, associado ao entre-eixos de 2,3 m, ajuda a explicar o espaço reduzido. Mas também há o fato de a Fiat ter utilizado a plataforma e a estrutura do Uno para conceber o subcompacto. Se o projeto tivesse previsto um cofre menor para o motor, a área para passageiros e carga poderia ter ficado maior.
O BMW i3 é tecnológico e ecológico. Como a propulsão é elétrica, o modelo não emite gases poluentes na atmosfera. Mas espaço do porta-malas, que tem 260 litros, não é com ele. E olha que, devido ao comprimento de 3,99 m e ao entre-eixos de 2,57 m, o hatch não é tão pequeno assim.
O porta-malas pode estar mentindo para você: assista ao vídeo e entenda!
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A reportagem não deixa de ser interessante, mas eu gostaria que o mesmo assunto fosse abordado considerando os carros mais vendidos no Brasil.
Eu quando compro um carro novo, um dos itens que sempre levo mais em consideração é a capacidade do porta-malas.
Mesmo que raramente precise do porta-malas espaçoso, ao menos umas 2 ou mais vezes por ano, percebo a necessidade de um amplo porta-malas, seja numa viagem de férias, compras, etc.
Para mim, a capacidade do porta-malas é mais importante do que, por exemplo, o consumo de combustível. Explico, eu nunca descartaria a compra de o carro pretendido se ele fizer 13,5 km/l porque o outro faz 14,5 km/l. A economia proporcionada por essa diferença é desprezível e não seria motivo de preocupação.
Sim. Tambem acho que seria mais interessante fazer esse tipo de comparativo com os modelos mais comercializados, e por categoria – comparativos entre hatchs, depois entre sedans, depois crossovers (agora apelidados de “suvs”), e mais adiante também entre SUVs (os de verdade).
Falta de assunto??
Que reportagem mais tosca!
Cada segmento possui a sua característica!
Quem compra um Jimny não está querendo porta-malas…
Quem compra um Porsche, muito menos…
E por essas e outras que, infelizmente, todo mundo está sendo levado a comprar Pseudo-SUV… agora, querendo que tenham 7 lugares…
FAÇA-ME O FAVOR!
Hatch é Hatch, Sedan é Sedan, Perua é Perua, Esportivo é Esportivo, Picape é Picape e SUV (DE VERDADE) É SUV (DE VERDADE)!!!
Cada carro tem sua proposta de uso, só isso.
Só comprar uma SUV ou uma boa pick up cabine dupla.
Ah , também não serve, quem sabe um Cadillac Escalade, Ah também não está bom, talvez um porta-aviões ou um destróier Imperial do Darth Vaider?
Tudo tem seu uso e seu preço, MIMIMI!!
É porque o Troller saiu de linha, mas esse também é complicado o porta-malas…
Carro bacana para se fazer trilhas, quase comprei um para mim, mas quando vi (ou não vi) o porta-malas desisti.
Esse era um carro realmente bacana para brincar.