Porque prefiro o câmbio automático

Eu detestava o carro automático. Até que surgiram as aletas no volante para troca manuais e as sete (ou mais) marchas

CARRO AUTOMÁTICO TEM CONSUMO PIOR?
Operação do câmbio automático é muito simples (Fotos: Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 03/05/2025 às 09h00

Não era só eu: no passado, o brasileiro tinha birra do câmbio automático (AT), e com razão: era mais caro, manutenção mais difícil e maior consumo. Nos primórdios, só três ou quatro marchas, que bastavam para os enormes motores V8 dos carrões norte-americanos.

Mas com a reviravolta da eletrônica na mecânica do automóvel, a caixa automática chega a ter 10 marchas e se pode cambiá-las como no modo manual, só que por aletas no volante.

VEVJA TAMBÉM:

O brasileiro se curvou a este câmbio e já tem dois anos que suas vendas superam a dos manuais. Algumas fábricas estão até eliminando o carro com pedal de embreagem de seu portfólio.

Vantagens do carro automático

  • O motorista percebeu que – principalmente no trânsito urbano – é muito mais confortável dirigir sem operar pedal de embreagem nem alavanca de mudanças e pode-se cambiar como no manual;
  • Apesar de se preferir o manual nos esportivos, a troca de marchas é mais rápida no automático, principalmente no caso do AT de dupla embreagem;
  • Se regra básica ao volante é sempre dirigir com as duas mãos, o automático “dá de 7×1” no manual;
honda new civic 2010 aleta borboleta reducao de marcha
Em carros com caixa sequencial basta chamar as marchas abaixo na borboleta ou na alavanca (Foto: Honda | Divulgação)
  • O gerenciamento eletrônico permite várias customizações, como optar entre econômico, normal ou esportivo. O Hill Holder, Start Stop, arrancada (“Launch Control”), etc;
  • Alguns esportivos que jamais se imaginaria com o AT, já nem são oferecidos com o câmbio manual (MT): Mercedes AMG/Corvette/Ferrari entre eles. Apenas alguns raros só oferecem a opção do manual, Honda Civic Type R entre eles;
  • O consumo de combustível do AT deixou de ser maior que o do MT e chega a ser inferior em alguns modelos, depois que se aumentou o número de marchas e porque nem sempre têm o conversor de torque;
  • A manutenção deixou de ser um “Bicho de Sete Cabeças”: no passado, reparo num AT exigia peças importadas (raras e caras) e poucos mecânicos tinham capacidade técnica para lidar com eles;
2025 Ram TorqueFlite HD eight speed automatic transmission
O câmbio automárico de 8 marchas da Ram 3500 (Foto: Ram | Divulgação)
  • Em termos de segurança veicular, o câmbio AT permite focar na rua ou rodovia sem se preocupar com os comandos;
  • Com o advento da eletrônica, o câmbio AT evita “barbeiragens” do MT como engrenar (reduzir) marcha inadequada (e “explodir” o motor com muitas rpm) ou até a tentativa de ré fora de propósito;
  • O automático aumenta a eficiência do carro ao deixar sempre engatada a marcha mais adequada para cada situação.

Desvantagens do câmbio automático

  • Em caso de quebra, custo de reparo é mais maior no câmbio automático do que no manual;
  • A maioria dos câmbios automáticos exige troca de óleo, ao contrário do MT;
  • Impossível pegar “no tranco”, e deve-se então manter um “auxiliar de partida” no porta-malas;
  • O câmbio automatizado (tipo Power Shift) derrubou sua imagem *;
  • Não dá a mesma sensação de se estar no comando como o MT

*Estou no meu quarto automóvel Volkswageb com câmbio de dupla embreagem. Já rodei mais de 200 mil km com eles, sem nenhum problema. Mas o brasileiro ficou influenciado pelo Powershift da Ford, (Fiesta e Focus no Brasil), que derrubou a imagem do DCT em todo o mundo. Por problemas de projeto/manufatura.

Entretanto, Volkswagen, BMW, Ferrari, Hyundai, Renault e outras marcas usam este câmbio – que considero o “estado da arte” – há alguns anos, sem nenhum problema de ordem operacional.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Julio 3 de maio de 2025

Eu não quero carro manual nunca mais. Só fala mal de automático quem não tem.

Avatar
Colle del Celio 3 de maio de 2025

Até tu, Brutus.
Nem sei ao certo o que dizer, mas também vou continuar com o manual enquanto puder.

Avatar
Santiago 3 de maio de 2025

Quem tem, fala bem!
Eu nunca dirigi um automático, e nem tenho tanta curiosidade.
Enquanto der pra continuar no manual, vou continuando nele.

Avatar
Deixe um comentário