Conheça o primeiro Honda HR-V (que nunca veio para o Brasil)
Ao contrário do que muitos pensam, a nova geração do Honda HR-V é a terceira e não a segunda; a primeira nunca foi vendida por aqui
Ao contrário do que muitos pensam, a nova geração do Honda HR-V é a terceira e não a segunda; a primeira nunca foi vendida por aqui
A Honda lançou a nova geração do HR-V no Brasil. Apesar de muitos tratar o carro como a segunda geração do SUV compacto, essa é na verdade a terceira. O nome apareceu pela primeira vez em 1998, mas sem o sucesso que possui hoje.
Essa fórmula moderna de SUV feito em plataforma de carro de passeio nasceu no Japão nos anos 90, como já contamos. A Honda não tinha tradição em fazer utilitários como suas rivais, os modelos que ela vendia modelos da Isuzu e até o Land Rover Discovery trocando apenas os emblemas.
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O primeiro SUV da marca foi o CR-V, em 1995 e feito sobre a plataforma do Civic. O HR-V chegou três anos depois para ficar em um segmento inferior, sendo derivado do Logo — hatch compacto que foi sucedido pelo Fit.
O primeiro Honda HR-V foi vendido apenas na Europa, Asia e Oceania, com carrocerias de duas ou quatro portas. O estilo do SUV era bem esportivo, trazendo um spoiler destacado no teto e rodas com grande diâmetro. As opções de motores eram as mesmas do Civic de sexta geração: o 1.6 16v da família D com ou sem o sistema VTEC.
O motor sem VTEC, de 105 cv, era oferecido com tração dianteira ou integral, já o motor mais forte, com 125 cv, vinha apenas com a tração integral. O sistema Real Time 4WD veio do CR-V e aciona o eixo traseiro quando percebe falta de aderência no dianteiro. O câmbio era manual de 5 marchas ou CVT
O primeiro HR-V era o oposto das duas gerações mais recentes em espaço interno: com entre-eixos de 2,36 m na carroceria de 2 portas e 2,46 m na de 4 portas ele era apertado. Para completar, o banco traseiro era para apenas dois ocupantes.
O porta-malas trazia capacidade para 285 litros, pouca coisa acima do atual City Hatchback. O espaço poderia ser ampliado rebatendo os bancos, que possuem divisão 50/50%. Outra forma de expandir é usando um compartimento sob o assoalho do bagageiro.
Apesar de hoje os SUV compactos serem a fórmula do sucesso, entre 1998 e 2006 não era bem assim. Na Europa o publico jovem preferia os hatches e o HR-V não era apropriado como carro familiar devido as suas medidas. As vendas foram acanhadas e o SUV não ganhou um sucessor direto.
No Japão ele foi sucedido pelo Crossroad, que possuía um interior mais amplo. O HR-V como conhecemos chegou apenas em 2013 no Japão, usando a plataforma do Fit que permite um uso mais inteligente do interior mantendo as medidas diminutas.
Fotos: Honda | Divulgação
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