Conheça o primeiro Honda HR-V (que nunca veio para o Brasil)

Ao contrário do que muitos pensam, a nova geração do Honda HR-V é a terceira e não a segunda; a primeira nunca foi vendida por aqui

honda hr v 3 door 14
Hoje um SUV compacto de 2 portas seria impensável, mas a Honda já fez (Foto: Honda | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 22/08/2022 às 17h05

A Honda lançou a nova geração do HR-V no Brasil. Apesar de muitos tratar o carro como a segunda geração do SUV compacto, essa é na verdade a terceira. O nome apareceu pela primeira vez em 1998, mas sem o sucesso que possui hoje.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Essa fórmula moderna de SUV feito em plataforma de carro de passeio nasceu no Japão nos anos 90, como já contamos. A Honda não tinha tradição em fazer utilitários como suas rivais, os modelos que ela vendia modelos da Isuzu e até o Land Rover Discovery trocando apenas os emblemas.

VEJA TAMBÉM:

Fórmula moderna de SUV, mas com estilo esportivo

O primeiro SUV da marca foi o CR-V, em 1995 e feito sobre a plataforma do Civic. O HR-V chegou três anos depois para ficar em um segmento inferior, sendo derivado do Logo — hatch compacto que foi sucedido pelo Fit.

O primeiro Honda HR-V foi vendido apenas na Europa, Asia e Oceania, com carrocerias de duas ou quatro portas. O estilo do SUV era bem esportivo, trazendo um spoiler destacado no teto e rodas com grande diâmetro. As opções de motores eram as mesmas do Civic de sexta geração: o 1.6 16v da família D com ou sem o sistema VTEC.

O motor sem VTEC, de 105 cv, era oferecido com tração dianteira ou integral, já o motor mais forte, com 125 cv, vinha apenas com a tração integral. O sistema Real Time 4WD veio do CR-V e aciona o eixo traseiro quando percebe falta de aderência no dianteiro. O câmbio era manual de 5 marchas ou CVT

Um Honda HR-V apertado

O primeiro HR-V era o oposto das duas gerações mais recentes em espaço interno: com entre-eixos de 2,36 m na carroceria de 2 portas e 2,46 m na de 4 portas ele era apertado. Para completar, o banco traseiro era para apenas dois ocupantes.

O porta-malas trazia capacidade para 285 litros, pouca coisa acima do atual City Hatchback. O espaço poderia ser ampliado rebatendo os bancos, que possuem divisão 50/50%. Outra forma de expandir é usando um compartimento sob o assoalho do bagageiro.

O carro certo na hora errada

honda hr v 5 door 1
Os motores 1.6 com ou sem VTEC são os mesmos do primeiro Civic nacional

Apesar de hoje os SUV compactos serem a fórmula do sucesso, entre 1998 e 2006 não era bem assim. Na Europa o publico jovem preferia os hatches e o HR-V não era apropriado como carro familiar devido as suas medidas. As vendas foram acanhadas e o SUV não ganhou um sucessor direto.

No Japão ele foi sucedido pelo Crossroad, que possuía um interior mais amplo. O HR-V como conhecemos chegou apenas em 2013 no Japão, usando a plataforma do Fit que permite um uso mais inteligente do interior mantendo as medidas diminutas.

Fotos: Honda | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário