Primeiros táxis autônomos do mundo já estão nas ruas

Novata nuTonomy deixa Uber para trás e seus veículos já atendem chamados em Singapura com veículos que andam sozinhos

Por AutoPapo25/08/16 às 17h56

A nuTonomy, empresa de Cambrige, nos Estados Unidos, tem apenas três anos de atividade. Pouco conhecida, ela fazia testes com carros autônomos, secretamente, desde abril. Agora, a companhia acaba de lançar os primeiros táxis autônomos do mundo, dias depois de anúncio da Uber.

Novata nuTonomy deixa Uber para trás e seus táxis autônomos já atendem chamados em Singapura com veículos que andam sozinhos
(Renault/Divulgação)

O lançamento ocorreu em Singapura, onde os veículos já estão circulando nas ruas e atendendo chamados. As corridas, por enquanto, são gratuitas e estão disponíveis apenas para algumas pessoas.

Embora totalmente autônomos, os veículos são tripulados por um engenheiro da empresa, que averigua seu funcionamento e pode assumir a direção caso seja necessário. A frota será constituída pelos elétricos Renault Zoe e Mitsubishi i-Miev adaptados.

Táxis autônomos também são planos da Uber

Na semana passada, a Uber fez um anúncio similar, divulgando que estava trabalhando junto com a Volvo na produção de veículos autônomos. No mês que vem, uma frota de XC90 autônomos estará rodando as ruas de Pitsburgo, EUA. Os veículos farão corridas gratuitas no aplicativo e serão tripulados por dois supervisores.

Parceria entre Uber e Volvo desenvolverá XC90 autônomos: Novata nuTonomy deixa Uber para trás e seus táxis autônomos já atendem chamados em Singapura com veículos que andam sozinhos
(Volvo/Divulgação)

Ou seja, serão como táxis autônomos, mas nos modelos da rede de serviços Uber.

A ideia inicial surgiu do cofundador da Uber, Travis Kalanick, que buscava parceiros para o investimento desde 2014, segundo reportagem da Bloomberg. O acordo com a montadora sueca, atualmente controlada pela chinesa Geely, somará um investimento conjunto de US$ 300 milhões.

Os SUVs foram produzidos pela Volvo e modificados para receber a tecnologia de direção autônoma, incluindo diversos tipos de sensores como câmeras, lasers, radares e receptores de sinal GPS. A encomenda junto à fabricante é de 100 veículos, sendo que a Uber pretende contatar outras montadoras no futuro para dar sequência ao projeto.

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário