10 propagandas de carros na TV inesquecíveis

Comerciais marcantes repercutiram além dos fãs de carro, alguns pelas ideias originais, outros por entrar em temas polêmicos

mussum comercial fusca
Até o Mussum já estrelou campanha de lançamento de carro (Foto: Reprodução)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 12/08/2023 às 09h03

No dia 11 de agosto se comemora o Dia da Televisão, um dos veículos de comunicação (ainda) mais importantes da nossa sociedade, mesmo com o advento dos milhares de streamings por aí. E foi na TV que tivemos a oportunidade de assistir propagandas de carros memoráveis nos últimos anos.

Para homenagear a TV e a data, vamos relembrar 10 propagandas emblemáticas que envolvem carros ou montadoras de automóveis.

VEJA TAMBÉM:

Peugeot 206

  • “O escultor”
  • Ano: 2002
  • Criação: Euro RSCG

Um comercial global que está entre as propagandas memoráveis de carros na TV. A locação sugere alguma região da Índia e traz um jovem triste e desolado por ter um sedã velho e bastante “sem graça”.

Em um rompante, o protragonista começa a fazer uma “escultura” com seu próprio automóvel. Algumas marretadas, soldas e batidas contra o muro – além de um elefante sentado sobre o capô – depois e ele transforma a lata velha em um carro próximo ao belo Peugeot 206.

Mitsubishi Lancer

  • “De Volta para o Futuro”
  • Ano: 2012
  • Criação: Africa

Em uma referência a um dos filmes mais memoráveis de todos os tempos, a Mitsubishi negociou os direitos diretamente com Steven Spielberg para fazer uma propaganda da época em que ainda vendia carro de passeio no Brasil. No comercial, o Lancer aparece no lugar do DeLorean e inserido em imagens do longa-metragem dirigido por Robert Zemeckis

Na peça publicitária, o sedã médio da marca japonesa chegava do futuro com um cachorro robô “ao volante”. Recebido pelo personagem de Dr. Brown (interpretado pelo mesmo Christopher Lloyd), o andróide canino soltava a famosa frase do filme: “vocês ainda não estão preparados para isso, mas seus filhos vão adorar”.

Fiat Palio

  • “Rever conceitos”
  • Ano: 2002
  • Criação: Leo Burnett

A bandeira contra preconceitos, tabus e estereótipos já era levantada pela publicidade de carros em propagandas de TV no início do século, ainda que de forma muito tímida. Um exemplo é esse comercial que a Fiat encomendou para divulgar a nova linha Palio com o motor 1.8 de origem GM.

A série de filmes publicitários apelava para um tom jocoso e irreverente, acompanhado sempre do jargão “Xiiii, está na hora de rever seus conceitos”. Entre as situações, a madame surpreendida com a senhora de aparência simples que foi morar na cobertura do prédio, o executivo atônito com a mulher que tornou-se a presidente da empresa e a namorada que pega um viagra e dá para o parceiro antes da transa.

Volkswagen Passat

https://youtu.be/zVpFdJQ9Lz8

  • “A Força/Darth Vader”
  • Ano: 2011
  • Criação: Deutsch Inc.

Esse comercial de carro para a TV é ao mesmo tempo engraçado e “fofo”. Na campanha do Passat para a Europa um menino fantasiado de Darth Vader tenta fazer valer o “seu lado da força” em várias situações. Queria mover brinquedos, móveis e o cachorro de estimação com o poder da mente e sempre com seu sabre de luz.

Até que o pai da criança chega, estaciona o novo Passat e vai para casa. O menino se dirige à garagem e tenta mais uma vez fazer o carro se render à força. De dentro da residência, com o comando remoto da chave do sedã, a família aciona as luzes e a buzina do carro. O garoto sai todo feliz com seus poderes.

Toyota Corolla

  • “Nova sensação”
  • Ano: 2002

Esse comercial de carro para TV foi tão emblemático que o automóvel até ganhou sobrenome. Pois é, a nona geração do sedã mais famoso da Toyota ficou conhecida como Corolla Brad Pitt justamente por causa da campanha publicitária estrelada pelo ator.

Nos filmes, o galã de Hollywood aparece escapando de um engarrafamento com seu Corolla depois de “distrair” uma guarda de trânsito. Em outra, ele vive um executivo perseguido por vários assessores no escritório e “foge” para dirigir o sedã. As peças são embaladas pela música “New Sensation”, da banda australiana INXS.

Volkswagen Fusca

https://youtu.be/3Iazynlv5js

  • “Relançamento”
  • Ano: 2013
  • Criação: AlmapBBDO

Quando o New Beetle ganhou uma nova geração, a Volkswagen resolveu liberar que cada região adotasse o nome do antigo Fusca em seus respectivos mercados. Por aqui, a marca alemã aproveitou para fazer uma campanha saudosista.

O comercial recria cenários dos anos 1970 com o apresentador Cazé perguntando às pessoas o que achavam do Fusca 2013. Tinha até “participação” do saudoso Mussum soltando um “Cacildis” e o eterno craque da seleção de 70, Rivellino, com cabelão.

Peugeot 208

https://youtu.be/9lHYkj8Nt3Q

  • “Corrida Maluca”
  • Ano: 2013
  • Criação: Y&R

Um dos desenhos animados mais famosos de todos os tempos embalou um dos comerciais e carros para a TV mais memoráveis dos últimos anos. Na campanha, o dono do então novo Peugeot 208 se deparava com um live action de diferentes personagens da “Corrida Maluca” e seus veículos.

Quadrilha da Morte, o Carro de Pedra dos Irmãos Rocha, a Máquina Voadora do Barão Vermelho e Penélope Charmosa aparecem no comercial. Tem até o Dick Vigarista soltando objetos perfurantes na pista, mas o hatch da marca francesa consegue desviar de todos eles com habilidade.

Renault Kwid Outsider

  • “Caverna do Dragão”
  • Ano: 2019
  • Criação: DPZ&T

Outra animação venerada por fãs ganhou vida em um comercial de carro para a TV. A campanha da versão aventureira do subcompacto da Renault trouxe de volta, em forma de live action, os personagens Hank, Sheila, Diana, Bobby, Eric e Presto. No filme, eles estão presos e encurralados em um reino mágico.

Eis que chega o enigmático Mestre dos Magos em um Kwid Outsider, dando cavalo de pau e tudo. Ele abre a janela e manda o “está na hora de voltar para casa, crianças”. O comercial foi gravado na Argentina, perto da fronteira com Bolívia e Chile. O dragão Tiamati, a Uni e o Vingador foram inseridos por meio de computação gráfica.

Volkswagen 70 anos

  • “Gerações”
  • ANo: 2023
  • Criação: Almap BBDO

Um filme institucional que deu o que falar e recentemente. Para celebrar seus 70 anos de Brasil, a Volkswagen lançou um vídeo para ilustrar o passado e o futuro. Maria Rita, ao volante de uma ID.Buzz, canta “Como nossos pais” com sua mãe, Elis Regina, recriada por meio de IA, ao volante de uma Kombi clássica.

A campanha rendeu um Fla-Flu. Muitos questionaram o uso da música de Belchior fora de contexto e a falta de ética em “ressuscitar” Elis para vender carro. Outros, defenderam a emoção e sensibilidade do filmete. O certo é que é um dos comerciais de carros da TV que já se tornaram memoráveis.

Nissan Frontier

  • “Pôneis Malditos”
  • Ano: 2011
  • Criação: Lew´Lara\TBWA

Não tem como fazer uma lista de comerciais de carros memoráveis da TV sem falar desta campanha. Até hoje o refrão “Pôneis malditos, pôneis malditos” volta e meia cola no cérebro de quem viveu essa propaganda da Nissan Frontier.

No filme, o dono de uma picape média atolava na lama, saía do carro indignado e chutava a roda do veículo aos berros de “Pôneis malditos!”. Automaticamente o capô do veículo se abria com pôneis coloridos e fofinhos cantarolavam, de forma irritante, que tinham até “nojinho” de lama. A versão na internet ainda trazia o “bônus” da “Maldição do Pônei”.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário