10 propagandas de carros na TV inesquecíveis
Comerciais marcantes repercutiram além dos fãs de carro, alguns pelas ideias originais, outros por entrar em temas polêmicos
Comerciais marcantes repercutiram além dos fãs de carro, alguns pelas ideias originais, outros por entrar em temas polêmicos
No dia 11 de agosto se comemora o Dia da Televisão, um dos veículos de comunicação (ainda) mais importantes da nossa sociedade, mesmo com o advento dos milhares de streamings por aí. E foi na TV que tivemos a oportunidade de assistir propagandas de carros memoráveis nos últimos anos.
Para homenagear a TV e a data, vamos relembrar 10 propagandas emblemáticas que envolvem carros ou montadoras de automóveis.
VEJA TAMBÉM:
Um comercial global que está entre as propagandas memoráveis de carros na TV. A locação sugere alguma região da Índia e traz um jovem triste e desolado por ter um sedã velho e bastante “sem graça”.
Em um rompante, o protragonista começa a fazer uma “escultura” com seu próprio automóvel. Algumas marretadas, soldas e batidas contra o muro – além de um elefante sentado sobre o capô – depois e ele transforma a lata velha em um carro próximo ao belo Peugeot 206.
Em uma referência a um dos filmes mais memoráveis de todos os tempos, a Mitsubishi negociou os direitos diretamente com Steven Spielberg para fazer uma propaganda da época em que ainda vendia carro de passeio no Brasil. No comercial, o Lancer aparece no lugar do DeLorean e inserido em imagens do longa-metragem dirigido por Robert Zemeckis
Na peça publicitária, o sedã médio da marca japonesa chegava do futuro com um cachorro robô “ao volante”. Recebido pelo personagem de Dr. Brown (interpretado pelo mesmo Christopher Lloyd), o andróide canino soltava a famosa frase do filme: “vocês ainda não estão preparados para isso, mas seus filhos vão adorar”.
A bandeira contra preconceitos, tabus e estereótipos já era levantada pela publicidade de carros em propagandas de TV no início do século, ainda que de forma muito tímida. Um exemplo é esse comercial que a Fiat encomendou para divulgar a nova linha Palio com o motor 1.8 de origem GM.
A série de filmes publicitários apelava para um tom jocoso e irreverente, acompanhado sempre do jargão “Xiiii, está na hora de rever seus conceitos”. Entre as situações, a madame surpreendida com a senhora de aparência simples que foi morar na cobertura do prédio, o executivo atônito com a mulher que tornou-se a presidente da empresa e a namorada que pega um viagra e dá para o parceiro antes da transa.
https://youtu.be/zVpFdJQ9Lz8
Esse comercial de carro para a TV é ao mesmo tempo engraçado e “fofo”. Na campanha do Passat para a Europa um menino fantasiado de Darth Vader tenta fazer valer o “seu lado da força” em várias situações. Queria mover brinquedos, móveis e o cachorro de estimação com o poder da mente e sempre com seu sabre de luz.
Até que o pai da criança chega, estaciona o novo Passat e vai para casa. O menino se dirige à garagem e tenta mais uma vez fazer o carro se render à força. De dentro da residência, com o comando remoto da chave do sedã, a família aciona as luzes e a buzina do carro. O garoto sai todo feliz com seus poderes.
Esse comercial de carro para TV foi tão emblemático que o automóvel até ganhou sobrenome. Pois é, a nona geração do sedã mais famoso da Toyota ficou conhecida como Corolla Brad Pitt justamente por causa da campanha publicitária estrelada pelo ator.
Nos filmes, o galã de Hollywood aparece escapando de um engarrafamento com seu Corolla depois de “distrair” uma guarda de trânsito. Em outra, ele vive um executivo perseguido por vários assessores no escritório e “foge” para dirigir o sedã. As peças são embaladas pela música “New Sensation”, da banda australiana INXS.
https://youtu.be/3Iazynlv5js
Quando o New Beetle ganhou uma nova geração, a Volkswagen resolveu liberar que cada região adotasse o nome do antigo Fusca em seus respectivos mercados. Por aqui, a marca alemã aproveitou para fazer uma campanha saudosista.
O comercial recria cenários dos anos 1970 com o apresentador Cazé perguntando às pessoas o que achavam do Fusca 2013. Tinha até “participação” do saudoso Mussum soltando um “Cacildis” e o eterno craque da seleção de 70, Rivellino, com cabelão.
https://youtu.be/9lHYkj8Nt3Q
Um dos desenhos animados mais famosos de todos os tempos embalou um dos comerciais e carros para a TV mais memoráveis dos últimos anos. Na campanha, o dono do então novo Peugeot 208 se deparava com um live action de diferentes personagens da “Corrida Maluca” e seus veículos.
Quadrilha da Morte, o Carro de Pedra dos Irmãos Rocha, a Máquina Voadora do Barão Vermelho e Penélope Charmosa aparecem no comercial. Tem até o Dick Vigarista soltando objetos perfurantes na pista, mas o hatch da marca francesa consegue desviar de todos eles com habilidade.
Outra animação venerada por fãs ganhou vida em um comercial de carro para a TV. A campanha da versão aventureira do subcompacto da Renault trouxe de volta, em forma de live action, os personagens Hank, Sheila, Diana, Bobby, Eric e Presto. No filme, eles estão presos e encurralados em um reino mágico.
Eis que chega o enigmático Mestre dos Magos em um Kwid Outsider, dando cavalo de pau e tudo. Ele abre a janela e manda o “está na hora de voltar para casa, crianças”. O comercial foi gravado na Argentina, perto da fronteira com Bolívia e Chile. O dragão Tiamati, a Uni e o Vingador foram inseridos por meio de computação gráfica.
Um filme institucional que deu o que falar e recentemente. Para celebrar seus 70 anos de Brasil, a Volkswagen lançou um vídeo para ilustrar o passado e o futuro. Maria Rita, ao volante de uma ID.Buzz, canta “Como nossos pais” com sua mãe, Elis Regina, recriada por meio de IA, ao volante de uma Kombi clássica.
A campanha rendeu um Fla-Flu. Muitos questionaram o uso da música de Belchior fora de contexto e a falta de ética em “ressuscitar” Elis para vender carro. Outros, defenderam a emoção e sensibilidade do filmete. O certo é que é um dos comerciais de carros da TV que já se tornaram memoráveis.
Não tem como fazer uma lista de comerciais de carros memoráveis da TV sem falar desta campanha. Até hoje o refrão “Pôneis malditos, pôneis malditos” volta e meia cola no cérebro de quem viveu essa propaganda da Nissan Frontier.
No filme, o dono de uma picape média atolava na lama, saía do carro indignado e chutava a roda do veículo aos berros de “Pôneis malditos!”. Automaticamente o capô do veículo se abria com pôneis coloridos e fofinhos cantarolavam, de forma irritante, que tinham até “nojinho” de lama. A versão na internet ainda trazia o “bônus” da “Maldição do Pônei”.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |