Quanto custa encher o tanque de um caminhão no Brasil?
Hoje, o combustível pode responder por até 60% do valor arrecado com o frete e o consumo pode ser de até 1,5 km/l de diesel
Hoje, o combustível pode responder por até 60% do valor arrecado com o frete e o consumo pode ser de até 1,5 km/l de diesel
Atualmente, com os consecutivos aumentos do diesel nos postos brasileiros, quanto custa encher o tanque de um caminhão no Brasil? Algumas variáveis devem ser levados em conta.
Primeiro, temos que entender alguns pontos. Caminhões, dependendo do modelo, têm dois tanques de combustível.
Isso não é apenas para ter uma grande autonomia, mas também porque esses veículos, dependendo da aplicação, rota, peso e do próprior conjunto em si podem gastar de 1,5 a 4 litros de diesel por quilômetro rodado.
VEJA TAMBÉM:
Vale lembrar que no Brasil existem diferentes tipos de conjuntos, mas usamos os três para exemplo:
Agora podemos agora ver quanto custa encher o tanque de um caminhão – em média. Para o nosso exemplo, vamos usar o Volvo FH 540, modelo da categoria “Pesado” mais vendido no Brasil em 2021 e segue como o mais vendido nos 4 primeiros meses de 2022.
O Volvo FH 540 6x4T (sem redução nos cubos) apresenta três diferentes de entre eixos, e com isso apresenta três diferente escolhas para os tanques de combustíveis sendo elas:
Bom, com essas informações em mãos, agora precisamos saber o valor do diesel e calcular quanto custa encher o tanque de um caminhão.
A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) realiza um levantamento de preços semanal chamado de SLP (Sistema de Levantamento de Preços) e vamos usar esses valores como referência.
A ANP divulgou três preços, sendo o mais baixo, o preço médio é o mais alto. Vamos usar a pesquisa feita entre os dias 15/5/2022 e 21/5/2022. Nessa pesquisa foram pesquisado o valor do diesel S10 em 4.422 mil postos e encontrou os valores:
Dessa forma, para abastecer um Volvo FH 540 o valor seria de:
Preço | Mínimo (R$ 5,79) | Médio (R$ 7,07) | Máximo R$ 8,40 |
---|---|---|---|
Tanque de 495 litros | R$ 2.866,05 | R$ 3.499,65 | R$ 4.158 |
Tanque de 540 litros | R$ 3.126,60 | R$ 3.817,80 | R$ 4.536 |
Tanque de 980 litros | R$ 5.674,20 | R$ 6.928,60 | R$ 8.232 |
Vale lembrar que pesquisas mostram que o valor do diesel já impacta em mais de 60% do valor do frete, ou seja, os outros 40% ficam para pagar impostos, pedágios, alimentação entre outros.
Isso faz com que os caminhoneiros autônomos sofram cada vez mais para encher o tanque de um caminhão.
Além disso, muitos caminhoneiros alegam que os embarcadores não respeitam a tabela de fretes e ofertam valores abaixo, fazendo com que a lucratividade do frete seja menor.
Em 2019, em apenas 6 dias de fiscalização na região de Ourinhos em São Paulo, a ANTT emitiu 139 autuações relativas ao descumprimento da tabela mínima de frete, 77 referentes ao vale-pedágio, 21 sobre produtos perigosos, 14 sobre pagamento eletrônico de frete e oito a respeito do Registro Nacional de Transportador Rodoviário de Cargas (RNTRC).
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
???
Façam arminha e dancinha pra comemorar o preço do diesel passar do triplo do preço no tempo do PT!
Eh gado!
O frete era quanto??? Quando o pt quebrou o país, tinha frete?
Faltou dizer que nesses 40% ainda é preciso guardar dinheiro para a manutenção e troca do caminhão depois de velho.
Primeiro é preciso construir ferrovias.
Desde a década de sessenta fala-se em construir uma ferrovia leste/oeste em Santa Catarina e até agora nada.
De tempos em tempo a pauta volta, discutem, não chegam a lugar nenhum e tudo volta a estaca zero.
Volta à estaca zero porque não compensa pra eles a construção do ponto de vista de recolhimento de impostos. Vamos fazer um supositório, digamos que a ferrovia em SC seja construída. de Balneário Camboriú a São Miguel do Oeste, em LINHA RETA, são 486km. Vamos colocar que a ferrovia construída se dê em torno de 800km (curva vai, curva vem…). Digamos que uma locomotiva consiga transportar 20 caminhões simultâneamente. De Balneário a São Miguel são 646km por rodovia. Se um caminhão faz, em média, digamos 2km/L, são IDA E VOLTA R$4.600,00 SÓ de combustível, fora pedário entre outros. 20 caminhés saem aproximadamente R$92.000,00 e o governo vai arrecadar em cima desses 92mil fora outros. Se uma locomotiva transporta esses mesmos 20 caminhões a um valor digamos de R$1.000,00 por passagem (2.000 ida e volta), o motorista não vai mais gastar os R$4.600,00 de combustível. Vai gastar, sei lá, R$500,00 de diesel, porque ele não vai precisar rodar tanto do ponto de partida até a estação, e da estação ao ponto de chegada. O governo vai deixar de arrecadar em cima dos 92.000 pra arrecadar muito menos, pois como falei não é só combustível, tem pedágio, manutenções, refeições, etc. De trem você não tem nada disso, entãoa caba reduzindo o valor do frete, reduzindo custos para empresa e motorista, consequentemente reduçõa de recolhimento pro governo… e se for pra mexer no bolso do governo, ele fará de tudo para que isso nunca seja viabilizado.
Uma locomotiva em media leva a carga de 10 carretas e gasta o combustivel de tres carretas pata tal… uma economia basica de aprox 70% no frete… mas no Brasil, o lobby dos caminhões e estradas ainda é muito forte… e quem paga mais CARO pelo nosso feijão & arroz somos todos nós. Não sou contra nossos irmãos caminhoneiros, deixar isso claro, a questão é que eles poderiam ser recapacitados para maquinistas e etc entre outros postos de trabalhos em que eles ficariam perto até de suas familas e menos expostos a roubos de carga. Abraço.
Quantos veículos Um trem substitui?
Ou seja, cada vagão movimenta o volume de quase quatro caminhões . Na prática, um trem composto de 100 vagões substituição 357 caminhões.
É mole?
Verifique em sites americanos trens cargueiros e veja a diferença.
Fácil resolver isso, basta ativar o sistema ferroviário no brasil e os caminhões serem transportados por trens até a cidade de destino para fazer a devida entrega, economiza diesel e pedagio, mas não vai dar lucro para concessionárias das rodovia, então não fazem né