Ram transforma Titano em nova Dakota

Picape média derivada da Fiat Titano, nova Dakota será produzida na Argentina e estreia no Brasil no início de 2026

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Nova Ram Dakota resgata nome da picape que fez sucesso no Brasil na virada do milênio (Fotos: Felipe Boutros | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 13/08/2025 às 21h19
Atualizado em 14/08/2025 às 13h48

A Stellantis acaba de apresentar a Ram Dakota. A picape é a versão do Carneiro da Fiat Titano. Produzida em Córdoba, na Argentina, a picape chega para se posicionar em um degrau acima da italiana.

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Ambas derivam da picape chinesa Changan Hunter. No entanto, enquanto a Titano é bastante fiel à francesa Peugeot Landtrek.

RAM DAKOTA NIGHTFALL CONCEPT FRENTE E LATERAL
Visual anabolizado faz parte do tema do conceito Nightfall, mas picape terá identidade própria, diferentemente de Titano e Landtrek

Para marcar a revelação, a Ram apresentou a versão conceitual  Nightfall, que tem estilo carregado, com direito a pneus off road, luzes auxiliares, santantônio emoldurado, estepe na caçamba (como nas picapes de competição fora de estrada) e pintura estilizada. Tudo isso para imprimir um estilo robusto à picape.

Mas apesar da proposta temática, a Dakota tem identidade própria. Conjunto ótico, para-choques e grade frontal são diferentes das “primas” italiano e francês.

RAM DAKOTA NIGHTFALL CONCEPT FELIPE BOUTROS (2)
Santantônio, rodas, estribos e detalhes de acabamento são exclusivos da versão conceitual

Apesar de não ser possível ver o interior da picape, a Dakota deverá ter interior mais sofisticado, com layout inspirado na chinesa, recém atualizada, como o AutoPapo já tinha noticiado durante o Salão de Xangai.

A Ram também não revelou dados técnicos. Mas certamente a Dakota deverá utilizar o motor turbodiesel 2.2 de 200 cv e 46 kgfm de torque, assim como a nova transmissão de oito marchas que também passou a equipar a Titano. Mas a confirmação só virá daqui para frente, numa novena de informações picadas até o lançamento comercial. Ela também poderá receber o motor Hurricane 4 2.0 turbo de 272 cv, que já equipa a Rampage.

Dakota outra vez

A Stellantis foi inteligente em batizar a picape de Dakota. Nos anos 1990, a Dodge tentou uma segunda incursão no mercado brasileiro e passou a produzir a geração vigente da Dakota por aqui.

dodge dakota quad cab 1
Dodge Dakota foi produzida no Brasil na virada do milênio, mas ficou apenas três anos em linha (Foto: Dodge | Divulgação)

A picape fez sucesso por seu estilo anabolizado e rivalizada com a Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux e similares. O destaque ficava por conta da versão R/T com motor V8 5.2 de 232 cv e 40 kgfm de torque.

No entanto, a Dakota teve vida curta. Sua produção no Paraná durou apenas três anos. Em 2001 a picape saiu de linha, encerrando pela segunda vez a operação nacional da Dodge por aqui.

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1 Comentário
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ANTONIO SOUZA 14 de agosto de 2025

Uma Ram chinesa… eita… o mundo capotou umas dez vezes e eu nem vi!

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