Carro blindado: aprenda como conseguir o Certificado de Registro

Para rodar, os carros blindados precisam seguir as regras do Exército Brasileiro, do Contran e de outras legislações vigentes

Por AutoPapo19/09/18 às 17h30

Em 2017, mais de 15 mil pessoas registraram um carro blindado no Brasil. O número, contabilizado pela Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), é cinco vezes maior do que o encontrado no México, outro país reconhecido por utilizar o recurso contra a insegurança.

De acordo com o Atlas da Violência 2017, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Brasil registrou, em 2015, 59.080 homicídios. Com os altos índices de violência do país, muitos motoristas consideram proteger o seu automóvel. Mas pouco se fala sobre o processo para Concessão de Registro e Utilização de Veículo Blindado.

Segundo a Abralin, 74%  das blindagens brasileiras são feitas em São Paulo, Estado que concentra grande parte frota da frota nacional. A unidade federativa, no entanto, apresentou a menor taxa de homicídios no Brasil no ano passado, 10,9 para 100.000, em comparação com a média nacional de 30,3. A preferência pelo carro blindado não está ligada ao sexo. No ano passado, 57% dos registros foram realizados por homens e 43% por mulheres, números próximos.

Certificado de Registro para carro blindado:

O Exército Brasileiro prevê que os proprietários dos veículos blindados passem a ter uma série de obrigações a serem cumpridas. As exigências, válidas para pessoas físicas e jurídicas, começam pelo registrado do veículo no Exército e pela autorização para possuir e utilizar um carro blindado.

O chamado de Certificado de Registro (CR) tem validade de três anos e deve ser renovado por aqueles que compram um blindado usado.

Para solicitá-lo o proprietário do carro blindado precisa providenciar um cadastro na Região Militar de interesse e agendar a data disponível para entrega do Requerimento para Certificado de Registro e documentos descritos abaixo:

É preciso, ainda, emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar o valor estabelecido pelo documento.

Findado o processo de blindagem do veículo, já de posse da Declaração de Blindagem e do CR, o proprietário deve solicitar a regularização do seu carro blindado junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).  A obrigatoriedade está assinalada na Resolução Nº 292 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O registro da blindagem de veículo junto à Polícia Civil não é mais obrigatório.

Para estar dentro da lei, o carro blindado deve obedecer as exigências das seguintes normas: Portaria nº 18 do Dlog, Ita nº 10, Decreto nº 58.150, das portarias 55, 56, 124 e 125 do Colog, Portaria 501 do Eme e das normas NBR 15000 e ABNT NBR 16218. Entenda melhor.

Em 2017, mais de 15 mil pessoas registraram um carro blindado. Entenda como solicitar o Certificado de Registro junto ao Exército Brasileiro.
Foto Shutterstock | Reprodução

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