Regulagem de válvulas: esse serviço ainda é necessário

Alguns carros japoneses ainda não utilizam os tuchos hidráulicos, isso significa que eles ainda precisam regular a folga das válvulas

shutterstock mecanico realizando ajuste de folga das valvulas
Esse serviço fará o motor voltar a funcionar de forma eficinete (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 21/06/2023 às 08h02

Os motores evoluem para ficarem mais potentes e emitirem menos poluentes. Além disso, as montadoras buscam soluções que aumentem a longevidade dos propulsores e reduzem a manutenção. Os tuchos hidráulicos são uma solução antiga, mas que dispensou com a regulagem de folga de válvulas.

Ainda assim, existem carros modernos que ainda não adotaram essa solução. Apenas os engenheiros que projetaram o motor sabem o motivo disso. Mas não é motivo de preocupação se o seu carro exige essa regulagem. Preparamos esse guia para tirar as principais dúvidas sobre esse serviço.

VEJA TAMBÉM:

O que é regulagem de válvulas

O serviço de regulagem da folga das válvulas consiste em remover a tampa do cabeçote e fazer os ajustes necessários. Por isso, entra no orçamento também uma junta nova para essa tampa.

Quando fazer o serviço

shutterstock cabecote de motor descoberto expondo o comando de valvulas balancins
Se seu carro possui tuchos hidráulicos, não há necessidade da regulagem (Foto: Shutterstock)

Existem montadoras, como a Honda, que inclui a regulagem de folga das válvulas no plano de revisão. Nos carros da marca japonesa, por exemplo, é recomendado realizar esse serviço a cada 40 mil km.

Outros carros com tuchos mecânicos, como os da Nissan, trazem uma recomendação de fazer o ajuste apenas quando houver sintomas da necessidade. A seguir vamos mostra quais são os alertas.

Sintomas de carro com válvulas desreguladas

Quando as válvulas estão desreguladas, o carro irá perder desempenho, aumentar o consumo, aumentar a emissão de poluentes, apresentar ruídos vindos do motor e poderá apresentar superaquecimento.

Alguns desses sintomas, como o aumento do consumo e a perda de desempenho, podem ser de outros problemas. O ruído é o mais característico, pois lembra o som de uma máquina de costura.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alan barcha 22 de junho de 2023

Muita propaganda não tenho saco pra isso!!!

Avatar
Deixe um comentário