Regulagem de válvulas: esse serviço ainda é necessário
Alguns carros japoneses ainda não utilizam os tuchos hidráulicos, isso significa que eles ainda precisam regular a folga das válvulas
Alguns carros japoneses ainda não utilizam os tuchos hidráulicos, isso significa que eles ainda precisam regular a folga das válvulas
Os motores evoluem para ficarem mais potentes e emitirem menos poluentes. Além disso, as montadoras buscam soluções que aumentem a longevidade dos propulsores e reduzem a manutenção. Os tuchos hidráulicos são uma solução antiga, mas que dispensou com a regulagem de folga de válvulas.
Ainda assim, existem carros modernos que ainda não adotaram essa solução. Apenas os engenheiros que projetaram o motor sabem o motivo disso. Mas não é motivo de preocupação se o seu carro exige essa regulagem. Preparamos esse guia para tirar as principais dúvidas sobre esse serviço.
VEJA TAMBÉM:
O serviço de regulagem da folga das válvulas consiste em remover a tampa do cabeçote e fazer os ajustes necessários. Por isso, entra no orçamento também uma junta nova para essa tampa.
Existem montadoras, como a Honda, que inclui a regulagem de folga das válvulas no plano de revisão. Nos carros da marca japonesa, por exemplo, é recomendado realizar esse serviço a cada 40 mil km.
Outros carros com tuchos mecânicos, como os da Nissan, trazem uma recomendação de fazer o ajuste apenas quando houver sintomas da necessidade. A seguir vamos mostra quais são os alertas.
Quando as válvulas estão desreguladas, o carro irá perder desempenho, aumentar o consumo, aumentar a emissão de poluentes, apresentar ruídos vindos do motor e poderá apresentar superaquecimento.
Alguns desses sintomas, como o aumento do consumo e a perda de desempenho, podem ser de outros problemas. O ruído é o mais característico, pois lembra o som de uma máquina de costura.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Muita propaganda não tenho saco pra isso!!!