Motor 1.3 turbo que equipa Renault vira nacional e perde potência

A adequação ao Proconve L8 tirou alguns cavalos do motor mais forte da marca no Brasil, mas em compensação ele ficou mais econômico

motor duster turbo 2022 02
Atualmente ele é usado apenas pelo Duster (Foto: Alexandre Carneiro | Autopapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 29/01/2025 às 15h00
Atualizado em 29/01/2025 às 17h05

O motor 1.3 turbo flex utilizado pelo Renault Duster começou a ser produzido no Brasil pela Horse Powertrain. Esse era o único motor utilizado pela marca francesa no Brasil que ainda era importado.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Junto da nacionalização também veio a adequação ao Proconve L8. Segundo o comunicado oficial, ele produz 163 cv e 25,5 kgfm, valores menores que os 170 cv e 27,5 kgfm do Duster produzido em 2024.

renault duster iconic plus 1 3 turbo 2025 cinza cassiopee com pack outsider frente parado 2
Com a atualização ele passou a ter 163 cv e 25,5 kgfm (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

VEJA TAMBÉM:

Apesar do site da Renault não constar esses dados de potência e torque atualizados, nele já está disponível a etiqueta do Inmetro atualizada. O motor 1.3 turbo ficou mais econômico com essa atualização, confira as médias:

Combustível Cidade Estrada
Etanol 7,5 km/l 8,6 km/l
Gasolina 10,9 km/l 12,3 km/l

A melhoria mais significativa foi na média rodoviária com gasolina, antes o SUV fazia 11,5 km/l nessa situação. Ele manteve a nota B em eficiência geral.

Essa etiqueta do Inmetro também confirma que a versão Zen irá voltar para a gama e terá opção de motor 1.3 turbo. A informação foi adiantada pelo portal Autos Segredos no início de janeiro.

Segundo a Horse, o motor 1.3 turbo flex utiliza injeção direta desenvolvida para usar o etanol. Cada cilindro utiliza injetores com seis furos, que operam em pressão de 200 bar.

renault niagara concept 2023 cinza frente e lateral
Conceito Niagara ilustra adianta a nova caminhonete da marca, que usará o 1.3 turbo nacional (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

A produção nacional do HR13 aponta que ele será usado por novos carros dentro da Renault. A marca está preparando um SUV médio e também uma caminhonete maior que a Oroch, para competir contra a Fiat Toro.

Esse motor é produzido junto do novo 1.0 turbo de três cilindros, que foi nacionalizado em 2024 junto do lançamento do Kardian. Atualmente o 1.3 turbo é usado apenas pelo Duster, a picape Oroch deixou de oferecê-lo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário