Renault Duster Tech Road 2.0 2015: 10 pontos para observar antes de comprar
Utilitário-esportivo francês tem espaço de médio e robustez para ser boa opção de carro usado para quem procura um SUV, mas não pode gastar muito
Utilitário-esportivo francês tem espaço de médio e robustez para ser boa opção de carro usado para quem procura um SUV, mas não pode gastar muito
Hoje, vamos destacar o Renault Duster Tech Road 2015. O motor é 2.0 e o é câmbio manual, além de detalhes exclusivos no design e nível de equipamentos abrangente. A marca francesa foi uma das primeiras marcas a despertar para o SUV urbano com o Duster. Lançado em 2011, até então a categoria era amplamente (e solitariamente) dominada pelo Ford EcoSport.
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O SUV chegou para brigar no segmento de compactos, mas seu diferencial sempre foi o porte. Com espaço de modelo médio e jeito robusto – a despeito de requinte no design ou no acabamento – é, até hoje, uma alternativa no segmento, inclusive entre os usados.
*valores apurados na segunda quinzena de maio de 2024
A apresentação global do Duster foi no Salão de Genebra de 2009. Projeto da Dacia, marca romena do Grupo Renault, o SUV usa a plataforma do primeiro Logan e se vale da mesma estratégia de carro de custo baixo.
Isso se repetiu no Brasil, quando o Duster foi lançado pela Renault, em outubro de 2011. Bem mais espaçoso e maior que o até então único rival da categoria, o EcoSport, o crossover parrudo apostou no custo benefício.
O modelo começou com motores 1.6 (da dupla Logan e Sandero) e 2.0 (do Mégane). Em 2015, o Renault Duster passou pela primeira reestilização, com mudanças nos faróis, para-choques, grade frontal e uma pequena melhora nos revestimentos da cabine.
Em 2016, a assistência da direção passou a ser eletro-hidráulica e a linha adotou o motor 1.6 16V da família SCe. O Renault Duster ainda teve variantes com tração nas quatro rodas, com caixa automática e com câmbio CVT.
O SUV também recorreu a diferentes séries especiais. E o Renault Duster chegou a ter duas edições da Tech Road, uma em 2013 e outra em 2015, no embalo da marca de 100 mil unidades vendidas no Brasil.
Em março de 2020, semanas antes de chegar a vez de o Brasil entrar na crise da pandemia de Covid-19, a Renault lançou a segunda geração do Duster. Em 2022, o crossover passou a ser equipado, nas versões topo de linha, com o novo motor turbo 1.3 TCe, fruto da parceria da marca francesa com a Mercedes-Benz.
O conhecido motor 2.0 de quatro cilindros, com 142 cv (e) e 138 cv (g), garantem a destreza para mover o SUV grandalhão. As arrancadas são algo ágeis, mas é preciso paciência e esticar bem as marchas do câmbio manual para chegar a velocidades maiores.
Ficha técnica do Renault Duster Tech Road 2015:
Não tem jeito, espaço é o grande diferencial do Renault Duster. Largo e com entre-eixos de 2,67 metros, o SUV é um dos poucos entre os compactos a oferecer espaço digno para cinco passageiros adultos.
O acerto de suspensão também agrada na maior parte do tempo e o porta-malas leva bagagens grandes numa boa. O acabamento interno, por sua vez, é ruim e abusa da simplicidade. O isolamento acústico também deixa a desejar.
A posição de dirigir dos carros da plataforma B0 da Dacia é invariavelmente esquisita. O motorista precisa arquear demais os braços ao volante e desviar muito o olhar para operar certas funções do veículo.
Ao mesmo tempo, a posição mais alta garante uma visibilidade bem resolvida na maior parte do tempo. Em termos dinâmicos, o jeito mais quadrado do Duster prejudica o desempenho e consumo.
Nas curvas, a carroceria torce um pouco além do desejado, mas o SUV está longe de ser um carro que transmita insegurança. A direção pede correções em velocidades mais altas.
Veja a lista de itens de série do Renault Duster Tech Road 2015.
Segundo a KBB Brasil, o Renault Duster Tech Road 2015 teve baixa desvalorização no acumulado dos dois anos, de -4,56%.
De janeiro de 2022 a janeiro de 2023 houve valorização de 4%, no movimento de aumento dos preços dos usados à época. Já de janeiro de 2023 para março de 2024 houve depreciação de 8,5%. Números do índice B2C da KBB Brasil, ou seja, Loja-Consumidor.
Em simulação feita pela Minuto Seguros, veja a menor cotação para o Renault Duster Tech Road 2015.
*Perfil: Homem e mulher, 35 anos, casado(a), morador da Vila Mariana, São Paulo (SP)
A montadora oferece revisões com preço fixo para veículos que já passaram da garantia ou dos 60 mil km. Confira os valores médios de manutenção para o Renault Duster Tech Road 2.0 2015.
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