Kardian: o SUV que mudou tudo, até a Renault
Renault Kardian redefine segmento de SUVs compactos ao combinar o maior torque do segmento com transmissão projetada a partir do esportivo Alpine A110
Renault Kardian redefine segmento de SUVs compactos ao combinar o maior torque do segmento com transmissão projetada a partir do esportivo Alpine A110
A Renault é uma das marcas que mais aprendeu a interpretar as demandas de mercado. Ao longo de sua história identificou tendências e até criou segmentos. Agora, em 2024, ela iniciou uma nova fase com o Kardian, para revolucionar mais uma vez o mercado.
O Kardian é um SUV compacto que chegou para concorrer em um dos segmentos mais disputados da indústria do automóvel. Para isso, a marca apostou num produto totalmente novo, com a plataforma modular RGMP, um motor inédito que já nasceu como o mais forte do segmento, além de uma novíssima transmissão automática de dupla embreagem imersa em óleo, que leva a essência da divisão de alta performance do Grupo Renault.
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E se não bastasse, o Kardian também chega como um dos modelos mais tecnológicos do segmento. O SUV oferece um pacote de assistentes de condução com nada menos que 13 sistemas atuando de forma conjunta e simultânea.
Isso tudo sem falar no design arrebatador que servirá de norte para os próximos modelos da marca. Assim, o Kardian chegou arrebatando prêmios. Ele foi eleito o melhor B-SUV por publicações como Autoesporte.
Mas vamos esmiuçar tudo que o Kardian tem legal, a começar pelo conjunto mecânico. O SUV estreou no Brasil o novíssimo motor TCe 1.0 turbo de 125 cv e 22,5 kgfm de torque.
Trata-se do motor com maior oferta de torque entre os blocos 1.0 três cilindros. Isso se traduz em acelerações mais vigorosas e ultrapassagens mais seguras.
Toda a força está disponível a baixíssimos 2.250 rpm, sendo que 80% do torque já está presente em apenas 1.700 rotações. Tudo isso se traduz em eficiência, uma vez que não é preciso acelerar demais para ter toda a força.
Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, o consumo do Kardian com etanol é de 9,0 km/l (urbano) e 9,7 km/l (rodoviário). Entre seus rivais diretos, é o melhor consumo na cidade, com álcool.
Quando abastecido com gasolina, a eficiência é ainda mais impressionante, saltando para 13,1 km/l (urbano) e 13,9 km/l (rodoviário). Ou seja, como há muito torque disponível em baixa rotação ele consegue ser econômico em qualquer tipo de via.
Mas há outro fator, além do torque nessa equação. O motor é combinado com a novíssima transmissão EDC automática de dupla embreagem e seis marchas. Essa caixa é derivada da que equipa nada menos que o esportivo Alpine A110, um dos automóveis mais legais vendidos no mercado europeu.
Com sistema banhado a óleo, a caixa oferece funcionamento suave e preciso, sempre na temperatura ideal, diferentemente das caixas secas. Por derivar de uma transmissão utilizada em um carro de alta performance, consagrado na Europa, a Renault ratificou a durabilidade e robustez da caixa, que já tinha sido aprovada pelo time de engenharia durante o desenvolvimento. Mais de 1,3 milhão de automóveis já rodam com essa transmissão.
O casamento da caixa com o motor é perfeito, com trocas muito rápidas e suaves. Assim, o Kardian sempre opera na melhor faixa de rotação de acordo com a necessidade. Na prática é eficiência no consumo e economia no bolso.
Outro diferencial da transmissão é o seletor eletrônico e-shifter. Assim como modelos de alto luxo, a conexão entre a transmissão e alavanca é feito por um sistema eletrônico (que utiliza um pequeno joystick) e não mecânico.
Esse funcionamento garante o acionamento perfeito, sem risco de engates forçados que poderiam sobrecarregar ou danificar o conjunto mecânico. E, além de mais seguro, é também mais intuitivo: basta puxar o joystick para a posição desejada.
No entanto, se o motorista for daqueles que gosta de ter o controle total, basta trocar as marchas nas borboletas atrás do volante. É nesse instante que percebemos como as trocas são surpreendentemente rápidas.
E na hora de estacionar, nada de procurar a posição correta. O botão P (abaixo do joystick) se encarrega de ajustar a caixa para o modo estacionamento. Depois disso, é puxar o botão do freio de estacionamento eletrônico. É o puro suco da sofisticação em um SUV compacto.
Outro diferencial do Kardian está nos três modos de condução: My Sense, Eco e Sport.
O primeiro permite que o motorista ajuste os parâmetros ao seu gosto. Já o segundo é voltado para a eficiência. Motor e transmissão sempre se ajustam para a faixa mais econômica quando não há demanda de torque.
E por fim a Sport. Nesse modo, o Kardian mostra todo seu vigor. As trocas são mais longas para explorar toda a potência do motor. É nessa hora que ele faz jus ao motor mais forte da categoria.
Mas o Kardian vai muito além de motor e transmissão. A qualidade do acabamento impressiona. Os bancos ergonômicos conta com abas largas para abraçar o motorista e passageiro. E se não bastasse, seu pacote de conteúdos é farto em todas as versões. Confira:
A versão de entrada, Evolution oferece seis airbags, assistente de partida em rampa (HSA), piloto automático, sensores de estacionamento, câmera de ré, quadro de instrumentos digital de sete polegadas, câmbio eletrônico e-shifter, borboletas atrás do volante, multimídia com espelhamento sem fio de série com Android Auto e Apple CarPlay e 8 polegadas, retrovisores elétricos e ar-condicionado digital. Chama atenção as rodas Flexwheel de 16 polegadas.
Já o Renault Kardian Techno adiciona frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, freio de estacionamento eletrônico, console central elevado com apoio de braço, acabamento em revestimento premium, rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas e barras de teto na cor prata. A versão ainda oferece chave presencial tipo cartão, com acesso Hands-Free, e partida remota do motor.
E por fim a versão topo de linha Première Edition adiciona controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de distância segura, alerta de ponto cego, câmera Multiview (com quatro lentes), sensores de estacionamento dianteiro, acendimento automático dos faróis, assim como ambient lighting com Multi-Sense, carregador de smartphone por indução, rodas de 17 polegadas exclusivas, teto biton e faróis de neblina.
Mas como o sucesso de qualquer presente começa pela embalagem, o Kardian tem um design marcante. Ele foi pensado para um perfil de consumidor jovial na casa dos 35 anos. Alguém que já teve suas primeiras conquistas e merece seu reconhecimento próprio com um carro muito bem equipado e, claro, bonito.
Partindo da seção frontal, o destaque está no conjunto ótico de três níveis que confere uma identidade forte ao SUV francês. A grade elevada reproduz os diamantes da logomarca, que também estreia o novo padrão visual.
Visto de lateral, chama atenção a linha de cintura alargada, que confere a robustez esperada de um SUV. As rodas que podem variar de 16 ou 17 polegadas, de acordo com a versão, completam o visual do Kardian, que também pode ficar ainda mais charmoso com a opção de teto biton.
E para completar, as lanternas que acompanham a silhueta da carroceria geram um efeito tridimensional que ficam ainda mais charmosas durante a noite. O carro é lindo até no escuro.
Além disso, o Kardian é bastante funcional. Apesar de compacto, o SUV tem medidas generosas. Com 4,12 m de comprimento e 2,60 m de distância entre-eixos, o Kardian oferece muito espaço interno. Além disso, seu porta-malas comporta 410 litros, um volume que garante praticidade para quem precisa de espaço para viagens, compras ou levar toda parafernália de um filho pequeno.
E se for necessário mais espaço, o Kardian conta com um engenhoso rack de teto. Ele permite alterar a posição longitudinal das barras para posição transversal, o que facilita a acomodação de itens volumosos sem a necessidade de instalar novos acessórios.
Agora ficou fácil entender porque ele já chegou premiado.
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