Renault Oroch 2023 vai chamar atenção em segmento em expansão?
Modelo passou por mudanças pontuais no visual; novidades são opção de motor 1.3 turbo e interior herdado do SUV Duster; confira as nossas impressões
Modelo passou por mudanças pontuais no visual; novidades são opção de motor 1.3 turbo e interior herdado do SUV Duster; confira as nossas impressões
A Renault lançou a Oroch 2023: entre as novidades, destaque para a adoção do motor 1.3 turbo na versão top de linha, o interior renovado, reforço no pacote de equipamentos de segurança e as novas versões: PRO, Intense e Outsider. Como ponto negativo, a permanência do visual defasado, apenas com retoques pontuais.
Aliás, a picape perdeu o nome “Duster” que ostentava desde o lançamento. Na linha 2023, será apenas Renault Oroch.
Já andamos na picape da Renault. Confira nossas impressões:
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Oroch 2023 Pro: ar-condicionado manual, direção eletro-hidráulica com regulagem de altura, travas e vidros dianteiros elétricos. Protetor de caçamba, pneus verdes de uso misto e alarme. Airbag duplo, freios ABS com BAS, controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS) e demais tecnologias de segurança.
Oroch 2023 Intense: Todos da versão PRO, mais roda de liga leve de 16”, EasyLink de 8” com conexão sem fios, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina, barras no teto e para-choque na cor da carroceria.
Oroch 2023 Outsider: Todos da versão Intense, mais ar-condicionado automático e digital, sensor crepuscular e de chuva, grade frontal com detalhes cromados, retrovisores e maçanetas em preto brilhante, alargadores de para-lama, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium, roda diamantada biton e motor turbo 1.3 TCe Flex, com transmissão CVT XTRONIC® de oito velocidades
Uma das grandes novidades da Oroch 2023 é a adoção do novo motor turbo TCe 1.3 flex na versão Outsider, com 170 cv a 5.500 rpm e 27,5 kgfm de torque entre 1.600 e 3.750 rpm. A Oroch turbo é oferecida apenas com o câmbio CVT (X-Tronic) com 8 marchas simuladas para trocas sequenciais.
Com gasolina, o consumo da Oroch 2023 1.3 turbo na estrada é de é de 11 km/l e na cidade de 10,5 km/l. Com etanol, o consumo é de 7,8 km/l no percurso rodoviário e 7,4 km/l no urbano.
As versões PRO e Intense da Oroch 2023 seguem equipadas com o motor 1.6 SCe, mas que recebeu modificações para atender ao Proconve L7. Além disso, o câmbio manuak também é novo, agora com seis velocidades.
Com a nova caixa de marchas, a Oroch 1.6 teve ganhos na aceleração de 0 a 100 km/h, que passou de 12,5 s para 11,8 s, bem como na velocidade máxima, que agora é de 169 km/h.
A relação da primeira marcha ficou 9% mais curta, privilegiando a aceleração e a agilidade, enquanto a adoção da sexta marcha permitiu uma relação 22% mais longa na última marcha, reduzindo a rotação em 18% à 120 km/h, privilegiando o conforto em condições de estrada.
Sem redução da potência máxima de 120 cv e do torque de 16,2 kgfm, o motor 1.6 SCe permitiu ainda uma redução de até 1,8% no consumo, se comparado com o modelo anterior.
Com gasolina, o consumo da Oroch 2023 1.6 SCe na estrada é de é de 11,4 km/l e na cidade de 11 km/l. Com etanol, o consumo é de 7,9 km/l no percurso rodoviário e 7,7 km/l no urbano.
A Oroch 2023 traz ainda o sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Além disso, a picape também tem a função ECO, que altera parâmetros do acelerador e do ar-condicionado para obter um menor consumo.
Na linha 2023, a dianteira da Renault Oroch nova grade frontal e para-choque, bem como recebeu elementos redesenhados como o ski frontal e faróis de neblina. As linhas renovadas também ampliaram o ângulo de ataque, que passa a ser de 27,6º.
O modelo recebeu ainda novas barras de teto, que suportam até 80 kg, santantônio redesenhado e rodas de liga leve com visual inédito, sendo na cor cinza na versão Intense e com acabamento biton diamantado na Outsider.
Atrás, novas lanternas com acabamento fumê e o novo logo Oroch destacado na tampa completam o visual renovado do modelo. Em todas as versões, o protetor de caçamba é de série.
A Oroch 2023 Ousider traz ainda um exclusivo conjunto estético de alargadores de para-lamas, faróis de neblina auxiliares e frisos laterais, que tornam o modelo ainda mais robusto. Por fim, a Oroch também recebe uma cor inédita, a Cinza Lune.
Se por fora a Oroch 2023 não teve mudanças significativas, por dentro a picape incorporou o mesmo visual do renovado Duster, com novo painel, laterais de porta e acabamento de bancos.
O novo painel da Oroch 2023 concentra as principais mudanças internas. Com novo design, traz design mais horizontal, com aeradores retangulares e com acabamento em aço escovado. A versão Outsider traz acabamentos internos na cor Orange Corail, no painel e costuras dos bancos.
O quadro de instrumentos traz novo design, com velocímetro digital ao centro, enquanto o volante também é novo, com acabamento escovado e botões retroiluminados.
As versões Intense e Outsider também trazem a nova central multimídia de 8” flutuante EasyLink, com conectividade sem fio para smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay. Com uma tela sensível ao toque de 8’’.
As versões Intense e Outsider da Oroch 2023 também recebem os retrovisores com regulagem elétrica e sensores de manobra em ré. A Oroch Outsider ainda incorpora o ar-condicionado digital automático, câmera de ré, sensor crepuscular, que permite o acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, bem como a iluminação Follow Me, que mantém os faróis acesos por períodos configuráveis de 30 s a 120 s.
Todas as versões da Renault Oroch 2023 são equipadas com Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS). Elas também adotam o Assistente de Partida em Rampas (HSA) e o Sistema Anti-Capotamento (RMI), que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento.
A caçamba da Renault Oroch 2023 comporta 683 litros e traz 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso.
A tampa da caçamba suporta até 80 kg. A capacidade de carga da Renualt Oroch 2023 é de 650 kg (680 kg na versão PRO).
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Tenho uma Duster Oroch 1.6 ano 18/19, carro alto, enfrenta água, estrada de barro, peças de reposição em conta, atendendo no meu trabalho de rotina, é pau pra toda obra. MAS TODAS TEM DEFEITO DE FÁBRICA NA BOMBA DE COMBUSTÍVEL QUE NÃO MARCA O CONSUMO CORRETAMENTE E O CONSUMO/KM DE ÁLCOOL/GASOLINA É UMA LOBA. NÃO RECOMENDO A COMPRAR PENSANDO QUE ELA FAZ 10KM POR LITRO DE GASOLINA, NO MÁXIMO FAZ 7 KM E NO ÁLCOOL NO MÁXIMO FAZ 5 KM. É MEU TESTEMUNHO.
Ficou muito top….agora falar q toro é um bom carro …tá de brincadeira …..kkkkkk torinho é melhor…..
Continua horrível… poderiam ter colocado a frente da Nova Duster, que ficou imponente e muito mais bonita, e ter alterado aquela traseira com lanternas dos anos 80…
Conclusão: ao contrário da Duster, a Oroch continuará sendo mera coadjuvante e, acima de tudo, horrível.
A pickup mais honesta atualmente no quesito custo x benefício, leva a carga igual de um strada, mas com espaço de verdade para a familia e por um preço bem justo! 130.000 com motor 1.3T economico e torcudo + cvt, não tem nada melhor no mercado de compactas/medias.
Kkkkkkkkkkk, agora eu ri.
130k você compra uma toro 1.3 turbo, com câmbio de carro e não de Mobilete, plataforma e suspensões infinitamente superiores. Duster e família são Sanderos levantados, pensados em custos baixos. Basta ver a emenda da porta com o teto. Você é completamente leigo no assunto, camarada.
Fiat nunca mais!
Errar uma vez é humano…
Bob, fazendo bobices… primeiro erro seu Bob: Ninguém compra Toro 1.3Turbo por 130k, custa quase 140k,R$ 138.258,00 mais precisamente pela tabela fipe deste ano. Segundo erro seu Bob, a toro de 140k, é a versão intermediaria enquanto a Oroch de 130k, é a versão topo de linha… entendeu o custo x benefício amigo? Eu que estou rindo… pagar numa toro top de linha o mesmo que custa uma S10 de entrada…KKKKK
Camarada, estude um pouco sobre plataforma automotiva, suspensão, parceria de grandes montadoras com montadoras menores em mercados emergentes, aplicação de solda laser e metais nobres, teste de colisão, e por fim o mercado de usados, que é quem dita as coisas. Dicas de pesquisa : família Sandero é da romena DACIA. E quem tem 130, tem 138 pra pagar. Você continua leigo, e teimoso.
Vc está certo, a Toro é MUITO superior a Oroch em tudo inclusive… mas a Oroch é otima no segmento de entrada… a Renault deveria rivalizar a Oroch com a Strada e no segmento de carga e trabalho, prefiro muito mais uma Oroch 1.6 simples do que uma Strada 1.3 top de linha… a Renault deveria ter plano de negocios de fazer a Oroch o veiculo de trabalho do Brasil e dominaria facil o segmento pois o custo do projeto já estava pago com a linha Duster, precisaria de garantia extra e vende-la tb nas CSS da Nissan como parceria…
Entre as três, eu ficaria com a PRO, desde que fosse possível instalar faróis de neblina, retrovisores e vidros elétricos nas portas traseiras. Não preciso mais do que isso.
O consumo é um pouco alto, mais viável. Melhor seria um motor diesel, mas não sei se ela se enquadra nesse quesito, e o preço iria parar nas alturas.
Acredito ser uma ótima picape.
Baita Pickup de Trabalho para concorrer com Strada no cambio manual e motor 1.6… Infelizmente a Renault não tem bom Marketing nem PLano de Negocios pra deslanchar no Brasil.
Pick-up top,melhor custo benefecio. E a cinza lune esta muito bonita. E tem uma otima altura e suspensão.
A Oroch é Top mesmo mas apenas para uso comercial.. ja a Toro é TOP em tudo, tanto pro lado de passeio como comercial, carrega até 1 tonelada na versão diesel custando menos que as medias.. a Toro é o melhor Fiat ja fabricado, sem duvidas