Grandes centros urbanos limitam o tráfego de veículos de carga para ajudar na fluidez do trânsito, principalmente em horários de picos
Um caminhão derrubou postes e deixou uma região de Belo Horizonte (MG) sem energia nesta quarta (15). Esse acidente levantou um questionamento sobre os limites de tamanho dos veículos que podem rodar em áreas urbanas e as restrições para caminhões nesses locais.
Não existe uma legislação federal sobre o assunto, cada prefeitura decide sobre o tráfego de caminhões em suas áreas urbanas. Consultamos os códigos de Belo Horizonte, São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) para ver o que diz cada uma.
VEJA TAMBÉM:
A região onde ocorreu o acidente, no bairro Estoril, não possui restrições para o trânsito de caminhões. A cidade de Belo Horizonte restringe apenas o tráfego de veículos pesado no centro, mais precisamente na área dentro da Avenida do Contorno.
Existem algumas exceções para os caminhões com capacidade até 5,5 toneladas ou comprimento até 6,50 metros. Eles podem rodar na região chamada de hipercentro, Savassi, Lourdes, Assembleia/Barro Preto, Hospitalar e Av. Nossa Sra. do Carmo em dias úteis de 7h da manhã às 20h, nos sábados de 7h às 15h e no domingo não há restrição.
Já nas outras partes do centro o trânsito deles é proibido todos os dias independente do horário. Cavalos mecânicos e carretas são sempre proibidos.
Todos os tipos de caminhões são liberados nos corredores de tráfego que cortam o centro nos horários de 7h às 20 em dias úteis, de 7h às 15h nos sábados e possuem trânsito livre aos domingos. No site da prefeitura da cidade é possível ver um mapa com mais detalhes sobre as restrições.
A cidade de São Paulo possui uma restrição maior a caminhões em sua região central. Ela possui a Zona de Máxima Restrição de Circulação – ZMRC, que fica dentro do mini anel viário.
É permitido rodar com alguns caminhões por lá desde que esteja atendendo a serviços como controle de zoonoses, coleta de lixo, cobertura jornalística, transporte de valores, mudanças e outros. E o veículo precisa ser cadastrado junto a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Para o transporte de cargas, são liberados apenas o VUCs, os veículos de carga menores que poder ser guiados com o CNH de categoria B. Caminhões guinchos também são permitidos.
As restrições do Rio de janeiro (RJ) para o trânsito de caminhões são mais simples. Na orla marítima e região central eles são proibidos em dias úteis entre 6h e 21h.
Também há uma restrição nas avenidas Dom Hélder Câmara e Francisco Bicalho, Rua Cândido Benício e Estrada de Jacarepaguá. Ela também é em dia útil, entre 6h e 10h e também das 17h às 21h.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |