Retrospectiva: 2024 fechou com lançamentos importantes
Todo o ano de 2024 foi cheio de novidades no mercado, nos dois últimos meses chegaram algumas bem grandes como os híbridos nacionais da Fiat
Todo o ano de 2024 foi cheio de novidades no mercado, nos dois últimos meses chegaram algumas bem grandes como os híbridos nacionais da Fiat
O ano de 2024 fechou com muitas novidades. O volume de lançamentos em novembro foi de 13 carros novos, assim como outubro. Dezembro foi mais discreto, com cinco novidades apenas, sendo duas delas atualizações em motores.
Foi nessa reta final de 2024 que algumas montadoras decidiram realizar lançamentos que irão impacta o mercado. O principal deles foi o sistema híbrido leve de 12 volts da Fiat, que é o primeiro resultado dos investimentos anunciados no primeiro trimestre.
VEJA TAMBÉM:
A nova geração da caminhonete média da Mitsubishi perdeu o “L200” do nome e agora se chama apenas Triton. A renovação foi completa, com novo chassi, nova geração do motor 2.4 diesel e interior com nova arquitetura eletrônica.
Sob o capô está um 2.4 biturbo diesel de 205 cv e 47,9 kgfm. A gama veio completa, incluindo a versão GL manual de trabalho, para descomplicar a oferta da marca que costuma incluir gerações diferentes do mesmo carro.
As versões Audace e Impetus dos SUVs nacionais da Fiat, o Pulse e o Fastback, agora utilizam um sistema híbrido leve de 12 volts junto do motor 1.0 turbo. É uma forma simples de eletrificação, que inclui uma bateria pequena sob o banco do motorista e aumenta o peso em apenas 30 kg.
Esse auxilio já consegue trazer um ganho perceptível em economia de combustível, principalmente no uso urbano. Além disso, o carro fica isento de IPVA em alguns estados e não participa do rodízio em São Paulo (SP).
O Zeekr X é o segundo lançamento da marca de luxo chinesa. Ele é a versão “chique” do Volvo EX30 e se destaca por oferecer a versão de dois motores — o irmão sueco vem apenas com tração traseira.
Conforme adiantamos, a Stellantis pretende unificar a oferta de motores diesel no Brasil com o 2.2 Multijet. Ele estreou na Ram Rampage, substituindo o 2.0 da mesma família.
Ele entrega 200 cv e 45,9 kgfm. Esse torque maior é disponível por uma faixa maior de rotações, o que dá mais elasticidade ao motor. Por isso, a engenharia da marca alongou a relação de diferencial, o que trouxe um benefício na economia de combustível.
Quando a Volkswagen realizou o lançamento da linha 2025 do T-Cross, a versão de entrada Sense seguiu como modelo 2024. Isso foi resolvido em novembro, junto de um banho de loja.
O modelo que nasceu como oferta para PcD e hoje está na gama geral ganhou painel redesenhado, quadro de instrumentos digital, central multimídia de série e o novo desenho da dianteira. O preço segue abaixo de R$ 120 mil, para ter a isenção de IPI e ICMS para quem tem esse direito.
O sobrenome “Sense” costuma vir nos carros de entrada com câmbio automático da Volkswagen, para PcD. No Virtus ele indica uma versão mais simples que a 170 TSI manual, como se fosse a versão Track do sedã.
O Virtus Sense custa R$ 103.990 e traz de série ar-condicionado, vidros elétricos, rádio FM com Bluetooth, painel digital, seis airbags e volante multifuncional. Regulagem do retrovisor é pelo antigo pino, as rodas são de aço com calotas pretas e o acabamento é todo em plástico duro. É um “pé de boi” à moda antiga.
A Ford F-150 ganhou um face-lift nos EUA e teve a gama de ofertas reorganizada. O modelo Limited que vinha para cá perdeu a oferta do motor V8, por isso a montadora passou a importar a Lariat com todos os opcionais.
Para o comprador brasileiro isso significa mais uma mudança no nome que vem no documento. A picape não perdeu equipamentos e até ganhou alguns nessa mudança.
O SUV cupê de entrada da BMW ganhou a versão esportiva M35i no final do ano. Trata-se de um conjunto similar ao do Mini Countryman JCW, mas com um visual sério de carro alemão.
A nova geração do Porsche Macan é vendida apenas como carro elétrico. O SUV vem em quatro versões diferente e com todas as opções de personalização típicas da marca. O modelo a combustão segue disponível.
Em junho a GWM lançou o Haval PHEV19 como concorrente direto do BYD Song Plus. Agora foi a vez do troco com o Song Premium, uma versão de tração integral e mais potente do híbrido plug-in mais popular do Brasil.
A potência total combinada desse conjunto é de 324 cv e o zero a 100 km/h fica em 5,2 segundos. A autonomia elétrica é de 52 km. O Haval H6 PHEV34 ainda leva vantagem em todos esses quesitos e complementa com a possibilidade de receber carga rápida na bateria.
A CAOA voltou a produzir o Tucson de terceira geração no Brasil, agora com um face-lift. O SUV médio é vendido pela operação oficial da Hyundai, que precificou o modelo de forma parelha ao Creta Ultimate 1.6 turbo.
O nosso Tucson está uma geração atrás do modelo global. Seu motor 1.6 turbo e o câmbio de dupla embreagem também são de uma geração anterior a do conjunto utilizado no Creta. O modelo compensa isso oferecendo um espaço interno grande e bom acabamento.
Por ter sido um mês de poucas novidades, resolvemos juntar dezembro com novembro em nossa retrospectiva.
O Chevrolet Equinox com motor a combustão ganhou uma nova geração, que não possui relações com o modelo elétrico. Ele ganhou o sobrenome Turbo para se diferenciar do parente.
Agora ele vem nas versões Active e RS, que se diferenciam pela decoração e pelos pneus: a primeira é aventureira, enquanto a segunda tem pegada mais esportiva. O preço é o mesmo para as duas.
A Ram lançou uma versão de entrada da Rampage, chamada de Big Horn. Ela Segue a fórmula do Jeep Commander Longitude, que tem a ausência do pacote ADAS como principal corte nos equipamentos para baixar o preço. O motor é apenas o 2.2 turbodiesel.
A Rampage Big Horn possui também bancos em tecido e rodas de 17 polegadas. O visual usa como base o modelo Laramie, mas com menos cromados e porção central da grade em preto. Fora o corte nos assistentes de segurança, o pacote de equipamentos é similar ao do resto da linha.
Esse lançamento quase ficou de fora da lista, mas entrou pro ser uma mudança significativa no motor. A família de três cilindros turbinados da Chevrolet no Brasil recebeu injeção direta para atender ao Proconve L8.
Em dezembro essa novidade foi introduzida apenas na Montana e no Tracker. O 1.0 turbo subiu de 116 cv para 121 cv, já o 1.2 foi de 133 cv para 141 cv. O Onix deverá receber essa novidade nos próximos meses junto de um face-lift.
O polêmico conjunto híbrido plug-in do Mercedes-AMG C63 agora está presente no SUV GLC Coupé. O preço beira R$ 1 milhão, algo nunca visto por aqui para um carro com motor 2.0.
Vans elétricas estão ganhando espaço aos poucos no Brasil com a alta demanda de entregas. A Mercedes-Benz lançou sua Sprinter com esse tipo de motorização em dezembro nas versões furgão, vidrado e chassi-cabine.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |