O que é roda liga leve? Veja as vantagens e desvantagens
Hoje esse equipamento é praticamente padrão nos carros nacionais, apenas modelos compactos de entrada que ainda usam as de aço estampado
Hoje esse equipamento é praticamente padrão nos carros nacionais, apenas modelos compactos de entrada que ainda usam as de aço estampado
Já virou comum ver a roda de liga leve como destaque na lista de equipamentos dos carros acima dos modelos de entrada. Muitos pensam que só colocam esse componente por ser mais bonito que as rodas de aço com calotas, porém as diferenças vão além da estética.
No passado as rodas de liga leve eram acessórios e mais comuns nas pistas de corrida. O primeiro carro com rodas em alumínio foi o Bugatti Tipo 35. No Brasil o pioneirismo ficou para o fora de série Puma GT, mas nos carros de produção seriada foi com o Dodge Charger R/T 1979.
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Nos anos 80 elas começaram a se popularizar nos carros, com vários desenhos se tornando icônicos. As rodas de liga leve deixaram de ser apenas para esportivos e viraram símbolo de status, equipando sempre os modelos mais completos.
Hoje as rodas de liga leve são uma constante em nosso mercado. Alguns segmentos, como o dos sedãs médios, já aboliu o equipamento. Nesse guia você vai saber o motivo delas virem em quase todos os carros, suas vantagens e desvantagens.
Apesar de serem chamadas popularmente de “rodas de ferro”, aquelas usadas por modelos de entrada e escondidas por calotas plásticas são feitas na verdade de aço estampado. Por isso, elas são mais baratas de fazer e pesam mais.
As rodas de liga leve utilizam materiais mais caros para reduzir o peso e também para ter maior liberdade nos desenhos. A grande maioria é feita hoje com liga de alumínio fundida.
Alguns carros de alta performance utilizam rodas feitas em liga de alumínio forjado, que resulta em maior rigidez. No passado, quando eram usadas mais em carros de corrida, o material utilizado era o magnésio.
A Ford adotou no Mustang Shelby GT 350 rodas feitas em fibra de carbono, que são ainda mais leves. No Brasil ainda não existem carros vendidos oficialmente com esse material.
Falamos acima que as rodas de liga leve são mais leve, mas que diferença isso faz em nossos carros? Essa peça, junto dos outros componentes do freio e da suspensão, faz parte do que é chamado de “peso não suspenso”. Esse termo designa o que não é suportado pela suspensão.
Reduzir o peso não suspenso ajuda a suspensão a trabalhar com mais eficiência e reduz as vibrações excessivas vindas das rodas em pisos ruins. Essas melhorias são mais perceptíveis em carros esportivos, no uso cotidiano é preciso de um motorista muito sensível e experiente para notar esse tipo de diferença.
As rodas de liga leve também permitem uma maior liberdade no desenho, o que embeleza os carros. Além disso, o maior espaçamento entre os raios permitem ventilar melhor os freios, o que dá mais segurança em descidas de serra e evita o temido fading.
Com elas também não existe a preocupação com a oxidação. Nas rodas mais simples feitas em aço estampado isso pode acontecer se a peça for danificada.
As rodas de liga leve são mais resistentes, porém quando são danificadas os prejuízos são maiores. Elas não podem ser reparada em casos de amassados ou trincas. Apenas permitem consertos menores, como eliminar arranhões superficiais.
Existem profissionais que alegam que fazem esse tipo de reparo, porém o material fica com microfissuras internamente, que vão crescendo com a rodagem e podem romper a roda com o carro em movimento. O acidente que vitimou o cantor Cristiano Araújo foi causado por uma roda de liga leve reparada.
A tendência nos últimos anos é que as rodas sejam cada vez maiores e calçadas com pneus finos. Isso deixa elas mais sureties a danos, principalmente em vias esburacadas.
Nas rodas de aço estampado é possível desamassar após sofrer um dano. Se você roda muito por pistas ruins, vale a pena considerar usar esses modelos mais simples ou utilizar uma de liga com aro menor calçada com pneus mais altos.
Outra desvantagem está no preço mais alto. Trocá-la por uma nova vai pesar mais no bolso. Elas também são mais sensíveis a danos, em carros mais simples aqueles ralados no meio fio vão danificar a calota plástica, que custa menos de R$ 100.
Se você possui um carro mais simples e pensa em colocar as rodas de liga leve, considere esses pontos positivos e negativos. Fatores externos podem tornar esse sonho em um pesadelo.
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Quando fui ver meu Etios na concessionária, pedi quanto dariam de desconto se eu optasse por rodas de aço?
Quando o vendedor falou em R$ 3.600,00, isso em 2019, optei no mesmo instante. Imaginem quando eu poderia gastar em combustível com esse valor?
Tem mais, como rodo em Santa Catarina, terra de estradas esburacadas, acho que fiz uma ótima escolha;
De onde veio essa informação que a roda de liga é mais resistente?
Pra entortar uma roda de ferro precisa fazer muita besteira, a de liga entorta muito mais fácil.