As 10 rodas de liga leve mais icônicas da indústria nacional

Relembre os modelos de rodas que mais marcaram época no mercado brasileiro e os carros que eram equipados com elas

Por Alexandre Carneiro10/02/19 às 10h00

As rodas de liga leve fazem toda a diferença para o visual do carro. Esses acessórios podem ser o toque final na composição de um estilo perfeito ou, por outro lado, aqueles elementos que estragam o restante da obra. A indústria automobilística sabe disso: os designers costumam elaborar as rodas em conjunto com o restante do veículo, de modo a obter total harmonia. Em alguns casos, eles são tão bem-sucedidos que os produtos marcam época, lançam moda e tornam-se icônicos.

Nossa lista de hoje é exatamente sobre esses modelos: enumeramos os 10 carros nacionais equipados de fábrica com as rodas liga leve mais memoráveis. Confira e, se você lembrar de outros modelos, cite-os nos comentários!

10. Roda pinças de escorpião: Fiat Stilo Schumacher

O Stilo foi o primeiro carro nacional equipado com rodas de liga leve de 17 polegadas. Inicialmente, elas equipavam a versão esportiva Abarth, mas com o tempo foram sendo oferecidas em outras versões. Para muitos, as mais bonitas eram as da série especial Schumacher, com raios que remetiam às pinças de um escorpião. A ironia é que esse aracnídeo é símbolo da Abarth, mas tais componentes inspirados nele nunca equiparam a configuração homônima.

Não deixe de conferir o resto da lista! Tem roda clássica nela…

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Cícero Américo 10 de fevereiro de 2019

    Muito boa matéria. A meu ver faltou ainda a famosa roda gaúcha. Também de liga leve e que equipava o PASSAT 88 Pointer. Considero também importantes as rodas de aço que equipavam originalmente a linha VW anos 90, tidas com o apelido “boca de fogão”. Também existia o Chevette equipada com a roda luxo. São também memoráveis, pois equipavam o veículo originalmente.

    • Eduardo 11 de fevereiro de 2019

      Essa roda tb equipou o Gol GT e a Quantum Sport

  • José Eduardo Souza Carrilho Cruz 10 de fevereiro de 2019

    Alguns modelos da lista Nem nela estariam , se alguns modelos icônicos estivessem aqui… O modelo chamado de “gaúcha” dos fuscas, tem um modelo de roda raiada com tala larga q não era de série mas foi marcante nos anos 90 tb, entre tantas outras que q lembro o visual, mas não sei os nomes….

  • Eduardo 11 de fevereiro de 2019

    Faltou as rodas que equiparam o Stilo Abarth, que lembram 5 lâminas de barbear, as rodas em forma de ventoinha do Tempra Stile Turbo, as rodas do primeiro Punto Sporting (mais tarde virou calota e foi copiada pela Honda ao lançar o Civic LXL) e tb as rodas do Vectra GSi).

  • Diogo 12 de fevereiro de 2019

    Faltaram algumas rodas da GM como a de 5 pontas do Astra e a do Corsa gsi em formato de hélice.

Deixe um comentário