As 10 rodas de liga leve mais icônicas da indústria nacional

Relembre os modelos de rodas que mais marcaram época no mercado brasileiro e os carros que eram equipados com elas

Por Alexandre Carneiro10/02/19 às 10h00

As rodas de liga leve fazem toda a diferença para o visual do carro. Esses acessórios podem ser o toque final na composição de um estilo perfeito ou, por outro lado, aqueles elementos que estragam o restante da obra. A indústria automobilística sabe disso: os designers costumam elaborar as rodas em conjunto com o restante do veículo, de modo a obter total harmonia. Em alguns casos, eles são tão bem-sucedidos que os produtos marcam época, lançam moda e tornam-se icônicos.

Nossa lista de hoje é exatamente sobre esses modelos: enumeramos os 10 carros nacionais equipados de fábrica com as rodas liga leve mais memoráveis. Confira e, se você lembrar de outros modelos, cite-os nos comentários!

10. Roda pinças de escorpião: Fiat Stilo Schumacher

O Stilo foi o primeiro carro nacional equipado com rodas de liga leve de 17 polegadas. Inicialmente, elas equipavam a versão esportiva Abarth, mas com o tempo foram sendo oferecidas em outras versões. Para muitos, as mais bonitas eram as da série especial Schumacher, com raios que remetiam às pinças de um escorpião. A ironia é que esse aracnídeo é símbolo da Abarth, mas tais componentes inspirados nele nunca equiparam a configuração homônima.

Não deixe de conferir o resto da lista! Tem muita roda clássica nela…

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Elver Catein Moraes 20 de fevereiro de 2019

    Apenas uma opinião, esse modelo de página (clique para próxima) é cansativo e visivelmente comercial, que visa mais as propagandas que a matéria. Gostaria de Sugerir que voltasse ao modelo antigo de rolagem, pois há o risco de perder leitores (como eu).
    Sei que eu deixando de acessar a página não vai fazer falta, gostaria apenas de manifestar minha opinião.

  • Avatar
    Elver Catein Moraes 20 de fevereiro de 2019

    Parabéns pela matéria, só acho que faltou a do Marea, que até a calota fazia sucesso, e a do MB Classe A.

  • Avatar
    Elver Catein Moraes 20 de fevereiro de 2019

    Olá.

  • Avatar
    Elver Catein Moraes 20 de fevereiro de 2019

    Parabéns pela matéria!
    Acredito que podia incluir a do marea, que sua calota virou febre e a do MB Classe A, que do seu lançamento.

    Apenas uma opinião: esse modelo de página (clique para a próxima) é muito chato, remete à página que se preocupam apenas em fazer propaganda.
    Por favor, voltem ao modelo de rolagem.

    Caso continue nesse modelo, migrarei para outra página, mesmo sendo seu fã Bóris, pois esse modelo é chato!

    Obs: sei que menos um ou mais um para ler a página não faz diferença, apenas desabafando.

  • Avatar
    Diogo 12 de fevereiro de 2019

    Faltaram algumas rodas da GM como a de 5 pontas do Astra e a do Corsa gsi em formato de hélice.

  • Avatar
    Eduardo 11 de fevereiro de 2019

    Faltou as rodas que equiparam o Stilo Abarth, que lembram 5 lâminas de barbear, as rodas em forma de ventoinha do Tempra Stile Turbo, as rodas do primeiro Punto Sporting (mais tarde virou calota e foi copiada pela Honda ao lançar o Civic LXL) e tb as rodas do Vectra GSi).

  • Avatar
    José Eduardo Souza Carrilho Cruz 10 de fevereiro de 2019

    Alguns modelos da lista Nem nela estariam , se alguns modelos icônicos estivessem aqui… O modelo chamado de “gaúcha” dos fuscas, tem um modelo de roda raiada com tala larga q não era de série mas foi marcante nos anos 90 tb, entre tantas outras que q lembro o visual, mas não sei os nomes….

  • Avatar
    Cícero Américo 10 de fevereiro de 2019

    Muito boa matéria. A meu ver faltou ainda a famosa roda gaúcha. Também de liga leve e que equipava o PASSAT 88 Pointer. Considero também importantes as rodas de aço que equipavam originalmente a linha VW anos 90, tidas com o apelido “boca de fogão”. Também existia o Chevette equipada com a roda luxo. São também memoráveis, pois equipavam o veículo originalmente.

    • Avatar
      Eduardo 11 de fevereiro de 2019

      Essa roda tb equipou o Gol GT e a Quantum Sport

Avatar
Deixe um comentário