Saiba como escolher uma bomba de ar para a sua bicicleta
É preciso se atentar em alguns detalhes para escolher a bomba de ar correta e que vai atender melhor as suas necessidades
É preciso se atentar em alguns detalhes para escolher a bomba de ar correta e que vai atender melhor as suas necessidades
Temos uma variedade enorme de modelos e marcas de bombas de ar no mercado, isso pode gerar inúmeras dúvidas na hora de saber qual é a melhor opção para usar na sua bike. No texto de hoje vamos esclarecer as principais diferenças entre elas e como usar cada uma. Confira:
A primeira coisa que você deve levar em consideração na hora de investir em uma bomba de ar, é analisar se você ira utiliza-lá em uma bike de MTB ou Speed, pois as bombas para essas modalidades são diferentes.
Isso acontece pela pressão de ar ser diferente entre os pneus. Normalmente, os pneus da bike de speed são mais fininhos e trabalham com pressão superior a 100 psi. Devido a isso, a bomba para esse tipo de pneu deve ser capaz de oferecer pressões até 160 psi, enquanto as bombas para bikes urbanas e MTB, precisam priorizar o volume de ar, para encher o pneu sem esforço.
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No Brasil encontramos apenas dois modelos de válvulas; Presta, também chamada de bico fino, e Schrader, parecida com as de automóveis. A maioria das bombas de ar mais modernas é compatível com esses modelos, mas é bom ficar de olho, se surgir alguma dúvida, confirmar com o vendedor.
Mas se por um acaso você comprou uma bomba incompatível, nem tudo está perdido. Existe a possibilidade de usar um adaptador externo, popularmente chamado como “cabeça inteligente” que reconhece automaticamente o tipo de válvula.
Existem três tipos de bombas de ar; confira as vantagens e as desvantagens de cada um deles.
Bombas de ar de mão podem ser produzidas com materiais como plástico, alumínio (mais comum) e também em fibra de carbono. O alumínio é uma boa opção por ser leve e resistente, e ter uma valor mais acessível, mesmo em modelos avançados. Esse tipo de bomba é ideal para você levar em todo pedal.
Há as que funcionam para válvulas grossas (schrader), como para a fina (presta), e ainda modelos para ambas. Além disso o encaixe para encher a câmara, pode ser fixo ou ter uma mangueira.
A mangueira facilita o encaixe da peça no bico da câmara, já que alguns aros de bikes têm perfil alto, ou o cruzamento dos raios dificulta o encaixe.
Saiba que quanto maior o tamanho de uma bomba de mão, maior é a sua capacidade de calibragem. Bombas curtas não conseguem comprimir ar o suficiente para passar dos 60 PSI.
As bombas de quadro têm tamanho grande e se encaixam no quadro da bike sem a necessidade de suporte. O ajuste pode ser tanto na horizontal, embaixo do top tube (tubo superior), ou na vertical, no seat tube (tubo do selim).
Há modelos com corpo de plástico, alumínio ou também em fibra de carbono. A bomba de ar de quadro é mais voltada para as bikes de estrada, por conta do seu formato e funcionamento, que na maioria, serve só para válvula fina.
Seu tamanho grande é capaz de colocar altas pressões, que passam de 110 PSI, e modelos topos de linha contam com o manômetro, enquanto outros simples não. Para o segundo caso, é bom você ter um medidor digital de pressão para ver o nível de ar antes que seu pneu exploda!
Ela é uma ótima opção para ter em casa e usar antes de sair para os pedais. A maior parte das bombas de ar de pé são feitas de plástico ou de alumínio, e contam com manômetro. Esse tipo de bomba sempre é grande e possui cabo longo com suporte para pegar com as duas mãos. Assim você pode usar toda sua força para encher bem rápido, pneus vazios.
Pelo seu tamanho essa bomba não é levada na bike, nem em alforges e mochilas. Você encontra modelos para ambas as válvulas, enquanto outros que não têm encaixe para bico grosso podem ser resolvidos com o uso do adaptador para válvula presta!
As bombas de ar devem ser limpas com frequência. Chuva, lama e outros tipos de detritos podem oxidar e até mesmo inutilizar o acessório. Para que isso não ocorra com a sua bomba, mantenha a tampa protetora da cabeça sempre fechada para evitar que detritos e sujeira penetrem em seu interior e danifique o mecanismo.
Separei três opções de bombas de ar que podem valer a pena para quem está precisando de uma.
Com corpo fabricado em alumínio, ela tem capacidade até 120 PSI e conta com manômetro para aferir com precisão a pressão. Ainda conta com mangueira destacável. É eficiente tanto para pneus estreitos que precisam de mais pressão quanto para pneus mais largos que requerem mais volume.
A bomba de chão Pro Touring é uma bomba de chão robusta em aço inoxidável. É uma bomba de piso com cilindro de aço. Possui uma cabeça de válvula dupla Presta e Schrader e a capacidade de inflar até uma pressão máxima de 11 Bar / 160 PSI. A Touring Floorpump também possui um manômetro analógico grande e fácil de ler que torna mais rápido o ajuste da pressão correta do pneu.
A bomba Giyo GP 61 possui um excelente custo-benefício, pois conta com materiais de alta resistência e um manômetro acoplado ao corpo da bomba, facilitando verificar qual a pressão está sendo inserida no pneu. Acompanha também suporte para ser instalado junto à furação do suporte de caramanhola, e pode ser utilizada com válvula presta ou schrader, dispensando o uso do adaptador.
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Esqueceu de mencionar as digitais que estão cada vez mais presentes, são pequenas e cumprem bem o papel. Inflam até pneu de carro e moto.