As novidades do Salão de Pequim que deverão vir para o Brasil
Agora o salão chinês figura entre os mais importantes do mundo, o Brasil é um dos mercados que deve ficar mais atento a essas novidades
Agora o salão chinês figura entre os mais importantes do mundo, o Brasil é um dos mercados que deve ficar mais atento a essas novidades
Nos últimos anos as marcas chinesas aumentaram sua participação por todo o planeta. Isso colocou o Salão de Pequim como um dos mais importantes, já que os lançamentos feitos lá poderão rodar todo o mundo — incluindo o Brasil.
Dentre os carros expostos lá, muitos são de marcas que ainda são vendidas apenas na China ou não estão presente no Brasil. Selecionamos os que estão com mais chances de virem para cá em um futuro próximo.
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Atualmente, a gama de carros elétricos de entrada da BYD possui apenas os hatches Dolphin e Dolphin Mini. A aceitação foi boa, mas o brasileiro quer mesmo é um SUV.
O Yuan Up foi apresentado no Salão de Pequim como o menor SUV elétrico da marca. Ele usa a plataforma do Dolphin, mas com entre eixos mais curto de 2,62, contra os 2,70 m do hatch.
As baterias são Blade, com opções de 32 ou 45,1 kWh. A maior possui a mesma capacidade da usada pelo Dolphin no Brasil. Se chegar com um preço forte como o irmão, poderá se tornar o principal produto da marca.
A GWM é um grupo com várias divisões, assim como a General Motors e a Stellantis. A Tank é a marca que faz SUVs focados no fora de estrada. No Salão de Pequim foi mostrado o modelo 400, que virá para o Brasil.
Esse modelo usa chassi separado da carroceria, eixo rígido na traseira e motor longitudinal. Ou seja, é um rival para o Toyota SW4 no segmento de SUVs feitos à moda antiga e com muita valentia para o fora de estrada.
Mas, como estamos falando de um GWM, o Tank 400 possui conjunto híbrido plug-in. Isso significa que terá um torque acima da média e uma grande autonomia. Não podemos cravar que a mecânica será a mesma do modelo chinês pois o Haval vendido por aqui possui um powertrain exclusivo.
As marcas ocidentais também estão lançando carros no Salão de Pequim. A Mini apresentou o Aceman, um SUV compacto menor que o Countryman e que substitui a perua Clubman.
O Aceman será feito na China por uma joint-venture da BMW com a GWM. Esse modelo será apenas elétrico, diferente do Countryman e o Mini hatch que possuem variantes a combustão.
O Song Plus é hoje o único híbrido da BYD no Brasil e fica alocado no popular segmento dos SUVs médios. Esse modelo sozinho já colocou a marca como a que mais vende híbridos no Brasil no primeiro trimestre de 2024.
O face-lift apresentado no Salão de Pequim torna o visual mais agradável, abandonando a grade exagerada e ficando mais alinhado com o Seal. a atualização também trouxe um motor elétrico mais forte, com 200 cv, que ajuda a melhorar o desempenho do híbrido.
O Haval H6 foi uma escolha muito acertada da GWM para estrear no Brasil. A reestilização mostrada no Salão de Pequim não deverá chegar aqui tão cedo, já que o SUV ganhou linha 2025 sem mudanças grandes e a marca já percebeu que o brasileiro não gosta de mudanças frequentes.
Mas quando esse visual novo chegar, virá com uma renovação grande no interior. Por fora as mudanças foram leves, mas no interior veio um painel novo e com menos botões. Como a GWM está estudando o gosto local, pode ser que os comandos físicos não sejam eliminados por aqui.
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