Scania aposenta espelho retrovisor em seu novo caminhão
Opcional inicialmente será oferecido apenas para o mercado europeu, sem previsão para ser ofertado na América Latina
Opcional inicialmente será oferecido apenas para o mercado europeu, sem previsão para ser ofertado na América Latina
A Scania apresentou uma série de novidades para a sua linha de caminhões para o mercado europeu: além dos novos motores, a montadora agora passa a ofertar retrovisores digitais. Eles são câmeras de vídeo de alta resolução substituindo os espelhos convencionais.
Diferente dos outros caminhões que já possuem esse opcional, a Scania optou por posicionar a câmera abaixo da janela lateral.
VEJA TAMBÉM:
Essa escolha se deve ao fato do motorista conseguir manter uma “conexão entre o que a câmera vê e que motorista vai ver ao olhar para a tela, tornando algo mais natural e instintiva em comparação com o posicionamento da câmera em outro lugar”.
Cada câmera instalada do lado do caminhão conta com duas lentes diferentes e angulares, aumentando o campo de visão do motorista e diminuindo o ponto cego, no qual, independentemente da combinação (caminhão + implemento), o caminhoneiro vai conseguir ver o final do implemento, o que facilita em manobras na hora da carga e descarga.
Ainda de acordo com a montadora, nos períodos noturnos, a câmera melhora a visibilidade e quando um carro ou caminhão está atrás ou até mesmo ultrapassando, o dispositivo é capaz de suavizar a luz, evitando assim um brilho em excesso nas telas instaladas dentro da cabine.
Já em condições de chuva, neve ou neblina, a câmera tem um sistema de aquecimento que mantém as lentes em pleno funcionamento.
Dentro da cabine, o retrovisor de câmera conta com 2 telas de 12,3 polegadas instaladas no pilar A do caminhão. As telas contam com uma divisão de imagem. A parte superior mostra a câmera angular mais aberta, essa para facilitar nas manobras, e a parte inferior, sendo a maior, mostra a segunda câmera, essa menos angular.
O opcional está disponível para a maioria dos modelos da Série NTG provavelmente para as séries G, P, R e S.
Vídeo mostra os espelhos digitais em ação:
Se você é um leitor da nossa coluna de pesados, deve lembrar do nosso texto sobre 5 tendências para os caminhões, e entre elas estava as câmeras no lugar dos retrovisores tradicionais. Atualmente, os modelos que já contam com essa tecnologia são:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Realmente muito importante, especialmente quando estamos trafegando sob chuva. Bem, já que estão melhorando, seria bom também, melhorar o espaço interno da cabine, pois, é alí que residem os motoristas…
Olá quero conhecer o caminhão categoria B
A tecnologia é muito bem vinda, mas no caso de uma pane elétrica, qual o backup existente? Não obstante, qual a economia efetiva de combustível que teremos, como seria a relação custo x benefício? Qt, em dinheiro, essa tecnologia irá impactar no custo final dos caminhões?
Pessoal já pensa logo em quebrar
Coitado do motorista que por acidente quebrar um desse.
Vai deixar três salários para concertar.
Esse sistema é muito inteligente
Tecnologia é bem vinda, mas se der pane ma camera, vai ficar sem retrovisor
0 que adianta aposenta o espelho retrovisor é sua ele dentro da cabine eu acho q eles não tem mais o que inventa pq vc não deixa o retrovisor no mesmo lugar q ocasionou até oje
A falta do retrovisor tira a beleza do caminhão
Copiou o mercedao kkk
Eu como motorista profissional não gosto desse tipo de tecnologia, nem em ônibus e nem em Caminhões. Eu acho que à tecnologia é bem vinda, porém não para substituir os comandos humanos, pois embora exitam tais tipos de tecnologia ex: de aproximação de obstáculos, veículos, pessoas, câmera de ré, ou mesmo sensores de pontos sego, não adianta eles alertarem e não ter o comando humano para tomar uma decisão rápida, à final sensores não são cérebros.
No que diz respeito à um Caminhão Scania ou outros de outras marcas e também ônibus com os tais dos retrovisores eletrônicos, simples, sentem em um convencional cm retrovisores comus elétricos e depois dirijam um desse com câmeras e verás à diferença.
O caso é que segundo os engenheiros, Caminhões com esses sistemas ganham na performance nas estradas, pois os “grandiosos” retrovisores convencionais segundo eles criam uma barreira aerodinâmica, por serem largos e abertos para as laterais. Já com câmeras isso poderia gerar até mais econômia. Bom porém diante disso sempre estão preocupados com as economias das grandes empresas e riquíssimos patrões, e sempre deixando segurança e autônomos em último lugar.
Concordo totalmente.
Sua posição e opinião é muito relevante.
É muita coragem e irresponsabilidade de um patrão entregar um caminhão caríssimo nas mãos de um motorista e remunera-lo com um salário miserável desses que pagam para os motoristas profissionais no Brasil…
CONCORDO plenamente com vc. Vc já viu o Marcopolo G8. Que inventaram isso também só que pior, o bração dos retrovisores continuam, porém no lugar dos espelhos tem uma câmera eletrônica que filma as laterais e transmite para uma tela interna igual a do Scania. Aí um caminhão ou uma manobra bate e arranca um carro de mais de 3 milhões e meio não pode seguir viagem…
Caro demais
O mais intrigante em ser Motorista no Brasil é saber que não temos a dignidade de ganhar um salário condizente ao valor de um espelho!!! Aqui o povo é oprimido e tem o pensamento miserável achando que tudo é caro, mas a realidade é que a mão de obra é desvalorizada!!!
Falou tudo fora os motoras q querem andar d nave e não c preocupam.com as remunerações
Realmente, é uma tristeza total quando se vê o salário de um motorista profissional no Brasil. Será que os patrões não percebem que nas mãos daquele motorista profissional estão milhares e até milhões de reais??? Será que eles não percebem que quem ganha mal, só trabalha e vive estressado? Porquê que em outros países os profissionais do volante são tão bem remunerados e no Brasil não?