Scania aposenta espelho retrovisor em seu novo caminhão

Opcional inicialmente será oferecido apenas para o mercado europeu, sem previsão para ser ofertado na América Latina

scania interior 1
A Mirror View Camera é instalada na altura da janela, diferente dos outros modelos que estão acima dela (Fotos: Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 01/12/2021 às 20h03
Atualizado em 19/10/2022 às 14h41

A Scania apresentou uma série de novidades para a sua linha de caminhões para o mercado europeu: além dos novos motores, a montadora agora passa a ofertar retrovisores digitais. Eles são câmeras de vídeo de alta resolução substituindo os espelhos convencionais.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Diferente dos outros caminhões que já possuem esse opcional, a Scania optou por posicionar a câmera abaixo da janela lateral.

VEJA TAMBÉM:

Essa escolha se deve ao fato do motorista conseguir manter uma conexão entre o que a câmera vê e que motorista vai ver ao olhar para a tela, tornando algo mais natural e instintiva em comparação com o posicionamento da câmera em outro lugar”.

Cada câmera instalada do lado do caminhão conta com duas lentes diferentes e angulares, aumentando o campo de visão do motorista e diminuindo o ponto cego, no qual, independentemente da combinação (caminhão + implemento), o caminhoneiro vai conseguir ver o final do implemento, o que facilita em manobras na hora da carga e descarga.

Ainda de acordo com a montadora, nos períodos noturnos, a câmera melhora a visibilidade e quando um carro ou caminhão está atrás ou até mesmo ultrapassando, o dispositivo é capaz de suavizar a luz, evitando assim um brilho em excesso nas telas instaladas dentro da cabine.

Já em condições de chuva, neve ou neblina, a câmera tem um sistema de aquecimento que mantém as lentes em pleno funcionamento.

Dentro da cabine, o retrovisor de câmera conta com 2 telas de 12,3 polegadas instaladas no pilar A do caminhão. As telas contam com uma divisão de imagem. A parte superior mostra a câmera angular mais aberta, essa para facilitar nas manobras, e a parte inferior, sendo a maior, mostra a segunda câmera, essa menos angular.

retrovisor digital do caminhão scania
Tela de 12,3 polegadas de alta resolução instalada no pilar A do caminhão

O opcional está disponível para a maioria dos modelos da Série NTG provavelmente para as séries G, P, R e S.

Vídeo mostra os espelhos digitais em ação:

Os caminhões que já possuem retrovisor de câmera

Se você é um leitor da nossa coluna de pesados, deve lembrar do nosso texto sobre 5 tendências para os caminhões, e entre elas estava as câmeras no lugar dos retrovisores tradicionais. Atualmente, os modelos que já contam com essa tecnologia são:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rafael Oliveira 7 de dezembro de 2021

Realmente muito importante, especialmente quando estamos trafegando sob chuva. Bem, já que estão melhorando, seria bom também, melhorar o espaço interno da cabine, pois, é alí que residem os motoristas…

Avatar
Agnaldo Virgílio 5 de dezembro de 2021

Olá quero conhecer o caminhão categoria B

Avatar
Claudia R S Rodrigues 4 de dezembro de 2021

A tecnologia é muito bem vinda, mas no caso de uma pane elétrica, qual o backup existente? Não obstante, qual a economia efetiva de combustível que teremos, como seria a relação custo x benefício? Qt, em dinheiro, essa tecnologia irá impactar no custo final dos caminhões?

Avatar
Kelson Rocha 3 de dezembro de 2021

Pessoal já pensa logo em quebrar

Avatar
Bruno Cruz 3 de dezembro de 2021

Coitado do motorista que por acidente quebrar um desse.
Vai deixar três salários para concertar.

Avatar
Adenilson Neves leite 3 de dezembro de 2021

Esse sistema é muito inteligente

Avatar
Carlos 3 de dezembro de 2021

Tecnologia é bem vinda, mas se der pane ma camera, vai ficar sem retrovisor

Avatar
Cristiano alves da silva 3 de dezembro de 2021

0 que adianta aposenta o espelho retrovisor é sua ele dentro da cabine eu acho q eles não tem mais o que inventa pq vc não deixa o retrovisor no mesmo lugar q ocasionou até oje

Avatar
Hildemir dias 3 de dezembro de 2021

A falta do retrovisor tira a beleza do caminhão

Avatar
José Carlos Correia 3 de dezembro de 2021

Copiou o mercedao kkk

Avatar
Marcio Ferreira 3 de dezembro de 2021

Eu como motorista profissional não gosto desse tipo de tecnologia, nem em ônibus e nem em Caminhões. Eu acho que à tecnologia é bem vinda, porém não para substituir os comandos humanos, pois embora exitam tais tipos de tecnologia ex: de aproximação de obstáculos, veículos, pessoas, câmera de ré, ou mesmo sensores de pontos sego, não adianta eles alertarem e não ter o comando humano para tomar uma decisão rápida, à final sensores não são cérebros.
No que diz respeito à um Caminhão Scania ou outros de outras marcas e também ônibus com os tais dos retrovisores eletrônicos, simples, sentem em um convencional cm retrovisores comus elétricos e depois dirijam um desse com câmeras e verás à diferença.
O caso é que segundo os engenheiros, Caminhões com esses sistemas ganham na performance nas estradas, pois os “grandiosos” retrovisores convencionais segundo eles criam uma barreira aerodinâmica, por serem largos e abertos para as laterais. Já com câmeras isso poderia gerar até mais econômia. Bom porém diante disso sempre estão preocupados com as economias das grandes empresas e riquíssimos patrões, e sempre deixando segurança e autônomos em último lugar.

Avatar
Leonardo Vital 3 de dezembro de 2021

Concordo totalmente.
Sua posição e opinião é muito relevante.

Avatar
Rafael Oliveira 7 de dezembro de 2021

É muita coragem e irresponsabilidade de um patrão entregar um caminhão caríssimo nas mãos de um motorista e remunera-lo com um salário miserável desses que pagam para os motoristas profissionais no Brasil…

Avatar
Marcio Ferreira 7 de dezembro de 2021

CONCORDO plenamente com vc. Vc já viu o Marcopolo G8. Que inventaram isso também só que pior, o bração dos retrovisores continuam, porém no lugar dos espelhos tem uma câmera eletrônica que filma as laterais e transmite para uma tela interna igual a do Scania. Aí um caminhão ou uma manobra bate e arranca um carro de mais de 3 milhões e meio não pode seguir viagem…

Avatar
CLEBER DOS SANTOS PEDRA 2 de dezembro de 2021

Caro demais

Avatar
Robison Batista 2 de dezembro de 2021

O mais intrigante em ser Motorista no Brasil é saber que não temos a dignidade de ganhar um salário condizente ao valor de um espelho!!! Aqui o povo é oprimido e tem o pensamento miserável achando que tudo é caro, mas a realidade é que a mão de obra é desvalorizada!!!

Avatar
Luiz 3 de dezembro de 2021

Falou tudo fora os motoras q querem andar d nave e não c preocupam.com as remunerações

Avatar
Rafael Oliveira 7 de dezembro de 2021

Realmente, é uma tristeza total quando se vê o salário de um motorista profissional no Brasil. Será que os patrões não percebem que nas mãos daquele motorista profissional estão milhares e até milhões de reais??? Será que eles não percebem que quem ganha mal, só trabalha e vive estressado? Porquê que em outros países os profissionais do volante são tão bem remunerados e no Brasil não?

Avatar
Deixe um comentário