Conheça o Scania R900 Kivara, o caminhão africano com mais de 900 cv
Supercaminhão foi construído na África do Sul, levou dois anos para ficar pronto e é totalmente personalizado e incrementado
Supercaminhão foi construído na África do Sul, levou dois anos para ficar pronto e é totalmente personalizado e incrementado
Já contei aqui a incrível história do Scania R999 “Red Pearl” porém hoje trago outro Scania único: o R900 Kivara. Sim, o nome permite algumas piadas, antes de baixar a quinta série aqui, vamos ao caminhão – e depois explico a origem do batismo.
Construído em 2018 pela Bayside Truck and Trailer Solutions, uma empresa especializada na modificação de veículos, o Scania R900 Kivara foi feito exclusivamente a pedido do empresário Kamal Mitoo, um entusiasta de motores V8 da marca e de caminhões exclusivos. Ele também é proprietário da transportadora Time Cargo Link, a maior frotista de modelos V8 da Scania da África do Sul.
VEJA TAMBÉM:
O Kivara foi totalmente modificado e personalizado em cada detalhe. O modelo recebeu um body kit que inclui um novo para-choque maior inspirado em modelos esportivos, e também recebeu os faróis do Scania Touring, ônibus rodoviário da montadora sueca.
Além do novo parachoque, o modelo ainda conta com novos para-lamas frontais e carenagens laterais, e, na traseira, conta com um pequeno aerofólio composto por duas peças. Completam o conjunto as duas saídas do escapamento, que percorre todo o chassi do modelo.
Ainda analisando o visual do modelo, o Scania Kivara conta com uma pintura em preto fosco e duas faixas vermelhas no lado esquerdo do modelo. A cabine teve o teto retrabalhado e rebaixado e recebeu câmeras no lugar dos tradicionais retrovisores – equipamento ofertado pela Scania para a série NTG -, além de um pequeno quebra sol/visor.
No interio, o Scania Kivara recebeu um potente sistema de som, montado em uma estrutura no formato do logo V8 da Scania. Os bancos em couro recebem o logo da montadora sueca em vermelho, além do nome de batismo, fazendo uma combinação de preto e vermelho, cor do modelo.
Vìdeo de apresentação do modelo:
Se no exterior o modelo não deixa a desejar na personalização, o seu motor também não ficou de fora. Quando conversei com Kamal Mitoo, ele explicou que o motor do Kivara é um V8 da Scania modificado para gerar 900 cavalos, porém, com a reprogramação da ECU e injeção de óxido nitroso, ele pode chegar a 1.400 cavalos.
É claro que, por mais que um motor diesel de caminhão seja robusto, para ele suportar toda essa potência foi necessário usar partes de um motor V8 da Scania para aplicação marítima. Já a caixa de marchas foi especialmente preparada pela própria Scania África.
Ao todo, o projeto do Kivara levou 2 anos para ficar pronto e contou com a participação do gerente de pesquisa e desenvolvimento da Scania África do Sul, Bengt Fura. Kamal ainda menciona que foram investidos mais de 300 mil dólares para trazer o Kivara a vida
E quanto ao nome Kivara? Nada mais do que a junção do nome de seus dois filhos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Aqui no Brasil tem Pezinha muito mas bonita ??
Kivara , um.caminhão africano
…. a minha quinta série interna tá berrando aqui kkkkkkkk
Tudo isso para fazer um CAB OVER ENGINE??? Não trocaria por um PETERBILT LONG NOSE.
Lá ele kkkkkk aqui na Bahia não pai kkkkkkkkk