Seal Swell: você nunca dever ter ouvido falar do ‘tônico’ do motor

Depois de milhares de quilômetros rodados, os motores devem receber lubrificantes mais viscosos, mas há um aditivo que fundamental para o bom funcionamento

oleo de motor despejado
Motores muito rodados precisam de lubrificantes mais viscosos (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 29/03/2023 às 19h03
Atualizado em 29/03/2023 às 22h11

O seu carro tem mais de 100 mil km rodados? Então ele pertence a uma gigantesca frota de milhões de automóveis no Brasil, que já rodam há mais de dez anos e, portanto, se aproximando dos 100 mil km ou muito além disso. E a dúvida na cabeça da maioria dos motoristas que têm esses carros é: qual o óleo eu uso no motor?

É aquele famoso óleo para o motor cansado ou de alta quilometragem, ou alta rodagem? Depende. Se você puxa a vareta e o nível do óleo não está baixando acima do normal, você não precisa de mudar de óleo. Qualquer que seja a quilometragem. Mas depois de 100 mil km é normal o óleo começar a baixar muito. Que óleo você deve usar?

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Existem os óleos chamados “para motor cansado”, “para alta quilometragem”, “para alta rodagem”. Esses óleos tem uma viscosidade maior. Em vez de chegar a 30 ou 40, eles vão até 50 ou 60, 25W60, por exemplo. A viscosidade maior ajuda a reduzir o consumo do óleo. E aí, tem óleos da Shell, da Lubrax, da Castrol, com essa denominação “para alta rodagem”.

Entretanto, além da viscosidade ajudar, tem uma outra solução também que deve ser acrescentado ao óleo. É um aditivo específico chamado Seal Swell que sela os retentores. Eles podem ter ressecado um pouco e deixar passar um pouquinho desse óleo. Esse aditivo Seal Swell é muito importante também, além da viscosidade. E das três marcas que eu falei: Shell, Lubrax e Castrol, a única que tem esse aditivo para motor cansado é a Lubrax. Além da viscosidade, ele tem também esse aditivo Seal Swell que ajuda a conter o consumo do óleo do motor.

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22 Comentários
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Enio Biato 11 de maio de 2023

Quero saber se tem só o aditivo seal shell paea comprar,e se pode ser adicionado no oleo 15w40 semi sintetico?

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Aginaldo Alves Dourado 30 de março de 2023

Tenho uma Palio 98 tá acendendo a luz do óleo que pode ser tem como me ajuda resolver esse problema

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Felipe Pinheiro 31 de março de 2023

Troca o óleo e filtro de óleo e vê se para de piscar mas coloca óleo que ta no manual

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Gabriel Borges 30 de março de 2023

Utilizar um oleo fora do recomendado mesmo após certo desgaste ou quilometragem pode danificar no motor algo que estava bom. Se o desgaste é no retentor de válvulas ou nos aneis de segmento esses devem ser substituídos, pois o oleo mais viscoso pode vir a desgastar prematuramente o eixo virabrequim, comando de válvulas, tuchos e outros componentes.

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Jo 30 de março de 2023

Muito cuidado com especificação API. Carros que utilizam sintético ou semi não podem usar mineral. Estes lubrificantes mais viscosos geralmente tem qualidade inferior.se o veículo tiver mais de 20 anos de uso, não deverá ter grandes problemas em usar óleo um pouco mais viscoso, pois folgas no motor, de projeto, são maiores.

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Jo 30 de março de 2023

Manter a viscosidade e recomendação do fabricante do carro. Alguns modelos é normal queimar até 150 ml a cada 1000 km., daí repõe.Fora isso, nos carros modernos ou motor acima de 1.6, com 150kkkm ainda estará em meia vida. Cansado não é correto. Dirijo carros faz 25 anos e nenhum deles apresentou problema sério de motor antes dos 250 mil. É só cuidar.

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Sandro Pereira da Silva. 29 de março de 2023

Então gostaria de saber sobre esse aditivo,E saber também se posso usar na Toyota fillder 1.8,,,16v a G . Pois está baixando muito o óleo 600 km por litro,obs: óleo mineral indicado 10, 30 estou colocando 15, 40 posso usar outro óleo para alta Km .consultei uma retifica e descartaram o cabecote dizendo q pode ser os pistão e aneis que está queimando óleo só que não sai fumaca.Alguem pode dar alguma dica???

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Rafael 1 de abril de 2023

Sandro, tenho uma Fielder a 10 anos.
Os corollas e fielder que foi o bradpitt que lançou consome óleo mesmo, não se preocupe. Utilizo 5w40 ou 10w40.
No próprio manual diz que pode consumir até 1 lt a cada 1000 km.
Na próxima troca tente usar semi sintético ou sintético são óleos resistente a maior temperatura.
E esses carros também a junta da tampa de válvulas costumam a dar vazamento.
Muitas vezes não conseguimos ver por causa da capa e é tão pouco que vaza que não chega a nem pingar no chão e acaba evaporando.
Boa sorte com seu veículo é um ótimo carro.

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José Renato Sanches 28 de novembro de 2024

Muito correto. Isto ocorre com meu Pajero Sport gasolina ano 2009. Só controlar.

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Itacir 29 de março de 2023

Boa noite..
E o famoso militec
Eu utilizo a 3 anos em um Logan com 250k rodados
Ele realmente faz oq diz a propaganda?

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Valmir 3 de dezembro de 2023

Só teria efeito se faltasse óleo.

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aidil jose fernanes 29 de março de 2023

Não encontro esse aditivo de oleo, seal Swell, a Lubrax não tem

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Fernando 29 de março de 2023

Tem sim, 25w50 mineral essencial lubrax tem aditivo protetor de retentores.

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Ricardo 29 de março de 2023

Existe no mercado somente o aditivo Seal Swell ?
Ou somente com o óleo mineral Essencial Lubrax 20w50?

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Ricardo 29 de março de 2023

Onde encontro somente o Aditivo sem ser com o óleo mineral Essencial Lubrax 20w50?

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Ledo Mário SLongo 12 de novembro de 2023

O lubrificante que possui o Seal Swell é somente o 25w50 mineral ou tem, também, no 5w30 sintético? Não consigo encontrar. Poderia indicar onde existe? Obrigado.

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Daniel Jacobelli Marchetti 29 de março de 2023

Oi Boris … Boa noite .
A respeito de colocar um óleo , mais viscoso , popularmente conhecido como * mais grosso *
Tenho uma pergunta …
Tenho um Sandero 2011 , com 180 mil km.
E realmente o óleo está baixando bastante … porém não tem vazamentos.
Colocar um óleo com viscosidade maior , não iria prejudicar a lubrificação das partes superiores do motor ??

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Fabio 30 de março de 2023

Tenho um Palio fire economy 2009 completo, com 249mil km e sempre troco o óleo e os filtros a cada 4 meses mesmo sem ter alcançado o km para a troca. Toda macio e todo esse tempo sem abrir motor e câmbio. Carro e só cuidar que dura …

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Daniel 30 de março de 2023

Olá Fábio …
Obrigado pelo retorno.
Eu cuido muito bem do meu carro.
Revisões feitas dentro da km . e usando óleo correto, indicado no manual.
Só queria um retorno a respeito do oléo para motor com km alta. … Conforme o contato anterior.
Porém a minha pergunta ainda não foi respondida.
Grato .

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Felipe Pinheiro 1 de abril de 2023

Esse Fábio fala muita bobagem e não sabe que vários carros testados pela quatro rodas quebram antes de 100mil km inclusive o jeep compass quebrou mais de 10x em 50 mil km

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Rafael 1 de abril de 2023

Amigo Daniel, consulte o manual veja se você pode utilizar um mais grosso.
Geralmente alguns projetos de motores podem ser utilizado, mas também no manual consta até quanto seu carro pode baixar óleo.
Caso não conste, arrisque a utilizar um pouco a mais no grau maior.

Por exemplo se ele usa 5w30, utilize o 5w40, assim quando frio a viscosidade é a mesma quando frio e quente ele fica um pouco mais viscoso do q o outro.

Caso não resolva e continue baixando muito seria legal abrir e fazer uma retifica.
Não gasta muito caso seu motor funda por falta de óleo.

Espero ter ajudado.
Forte abraço e boa sorte.

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Daniel Jacobelli Marchetti 5 de maio de 2023

Valeu Rafael …
Obrigado pela atenção.

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