10 sedãs médios mais baratos que um Fiat Mobi

Segmento que perdeu espaço para os SUVs sobrevive no mercado de usados com boas opções de carros confortáveis e equipados por até R$ 70 mil

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Mercado de usados mantém sedãs médios vivos (Foto: Peugeot | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 22/03/2023 às 09h03

O lançamento do novo Nissan Sentra jogou uma luz de esperança na categoria de sedãs médios. Condenado prematuramente à morte com a ascensão desenfreada dos SUVs, o segmento sobrevive com alguns modelos 0 km, mas tem força mesmo é entre os seminovos e usados. E é no varejo de segunda mão que figuram boas opções de sedãs médios baratos.

No mercado de segunda mão dá para encontrar bons sedãs médios até R$ 70 mil, mais baratos que um Fiat Mobi. E nem falta opção de marca e versão. Lembre-se que até 2018, a categoria reunia mais de 15 modelos – contra os seis atuais.

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Confira agora 10 sedãs médios até R$ 70 mil.

Chevrolet Cruze

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Cruze de primeira geração tem acabamento refinado e muito conforto e é uma opção de sedãs médios baratos (Foto: GM | Divulgação)
  • Ano: 2015
  • Versão: LTZ
  • Motor: 1.8 16V flex
  • Potência e torque: 144/140 cv e 18,9/17,8 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Porta-malas: 450 litros

O Cruze de primeira geração não tem motor turbo, mas o 1.8 Ecotec até que faz uma graça na estrada. Tem desempenho interessante e boa força abaixo das 4.000 rpm, mas o rodar é um pouco áspero e não espere muito em eficiência de combustível. O espaço a bordo é bom, assim como a lista de equipamentos da versão LTZ, que era a topo de linha. Tem boa liquidez entre os usados.

Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, câmera e sensor de ré, retrovisor eletrocrômico, luzes de condução diurna, regulagem de altura dos faróis, ar-condicionado automático, trio elétrico, chave presencial com acionamento remoto do motor, retrovisores rebatíveis eletricamente, sensores de luminosidade e de chuva, bancos de couro, piloto automático, rodas de liga leve aro 17” e central multimídia com GPS, CD player e USB

Hyundai Elantra

hyundai elantra
A quinta geração do Elantra marcou uma revolução no design do sedã sul-coreano, que nunca teve sex appeal (Foto: Hyundai | Divulgação)
  • Ano: 2014/15
  • Versão: GLS
  • Motor: 2.0 16V flex
  • Potência e torque: 178/169 cv e 21,5/20,0 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Porta-malas: 420 litros

Essa quinta geração do sedã médio sul-coreano foi vendida aqui com o desenho que inspirou a primeira linha HB20. Além do design, o modelo tem acabamento correto, mas é bom ficar de olho nos custos de peças de reposição. Com bom espaço interno a bordo, o Elantra tem no desempenho outro ponto alto do Elantra, graças ao bem calibrado motor da família Nu.

Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, sensor de ré, Isofix, regulagem de altura dos faróis, ar-condicionado automático dual zone, trio elétrico, retrovisores externos com aquecimento e rebatíveis eletricamente, sensores de luminosidade e de chuva, bancos de couro, piloto automático, rodas de liga leve aro 16” e central multimídia com GPS, espelhamento de celular, DVD player, CD player, TV digital e USB

Renault Fluence

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O Renault Fluence substituiu o Mégane e engrossa a lista sedãs médios mais baratos que um Mobi (Foto: Renault | Divulgação)
  • Ano: 2016/17
  • Versão: GLS
  • Motor: 2.0 16V flex
  • Potência e torque: 143/140 cv e 20,3/19,9 kgfm
  • Câmbio: automático CVT com seis marchas simuladas
  • Porta-malas: 530 litros

Projeto coreano da Samsung Motors, o Fluence é um dos bons sedãs médios pelo preço de um Mobi. Produzido na Argentina, ele chegou para ser o sucessor do Mégane, mas com uma proposta de custo/benefício mais atraente e um generoso porta-malas. Por isso, a variante Privilége é bem fornida. Já o motor 2.0 16V entrega conforto para a cidade (em conjunto com a caixa CVT).

Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, faróis de xenônio, câmera e sensor de ré, sensor de estacionamento dianteiro, luzes de condução diurna, Isofix, regulagem de altura dos faróis, ar-condicionado automático dual zone, trio elétrico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, chave presencial, sensores de luminosidade e de chuva, bancos de couro, teto-solar, piloto automático, rodas de liga leve aro 17” e central multimídia com GPS e USB

Honda Civic

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Honda Civic é mais um integrante da lista dos sedãs médios baratos (Foto: Honda | Divulgação)
  • Ano: 2014/15
  • Versão: LXR
  • Motor: 2.0 16V flex
  • Potência e torque: 155/150 cv e 19,5/19,3 kgfm
  • Câmbio: automático de cinco marchas
  • Porta-malas: 449 litros

Não tem como falar de bons sedãs médios por até R$ 70 mil e não sugerir o Civic. Sinônimo de conforto e confiabilidade mecânica, a nona geração do modelo da Honda tem desenho comportado – ao contrário das fases 8 e 10 – e na linha 2014 o carro passou a vir sem o famigerado tanquinho de gasolina para partidas a frio. O desempenho é cadenciado pela caixa de cinco velocidades e o nível de equipamentos é fraco.

Principais equipamentos: dois airbags (obrigatórios), câmera de ré, Isofix, ar-condicionado automático, trio elétrico, sensores de luminosidade e de chuva, bancos de couro, piloto automático, rodas de liga leve aro 17” e central multimídia com CD player e USB

Volkswagen Jetta

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Geração passada do Jetta trouxe duas versões de motores 2.0: um aspirado de 120 cv e e outro turbo de 211 cv (Foto: VW | Divulgação)
  • Ano: 2013/14
  • Versão: Highline
  • Motor: 2.0 16V turbo a gasolina
  • Potência e torque: 211 cv e 28,6 kgfm
  • Câmbio: automatizado de seis marchas e dupla embreagem
  • Porta-malas: 510 litros

Aqui temos uma opção de sedã médio não só até R$ 70 mil, mas com desempenho convincente e uma boa dose de esportividade. Tudo garantido pelo motor TSI que, em 2013, passou de 200 cv para 211 cv de potência. Aliado a isso está o câmbio DSG de dupla embreagem com respostas ágeis e que ajudam em um 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, de acordo com dados da VW na época.

Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisor eletrocrômico, Isofix, regulagem de altura dos faróis, ar-condicionado automático dual zone, trio elétrico, retrovisores externos com aquecimento e rebatíveis eletricamente, sensores de luminosidade e de chuva, bancos de couro, bancos dianteiros com aquecimento, piloto automático, rodas de liga leve aro 17” e central multimídia com CD player e USB

Ford Focus Fastback

ford focus 2016 fastback cinza de frente sedãs médios mais baratos
Focus Fastback impressiona pela qualidade da montagem e pela potência de quase 180 cv; já a transmissão… (Foto: Ford | Divulgação)
  • Ano: 2016
  • Versão: Titanium Plus
  • Motor: 2.0 16V flex
  • Potência e torque: 178/175 cv e 22,5/21,5 kgfm
  • Câmbio: automatizado de seis marchas e dupla embreagem
  • Porta-malas: 421 litros

A despeito do sobrenome Fastback sem muito sentido, o Focus é uma boa dica entre os sedãs médios até R$ 70 mil. A começar pelo motor Duratec, que ganhou injeção direta e garante bom desempenho. Só não espere espaço interno e no porta-malas. Em compensação, a versão Titanium Plus era a mais completa da gama do modelo, com direito a itens de auxílio à condução, como frenagem de emergência e Park Assist.

Principais equipamentos: frenagem autônoma de emergência, seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de estacionamento automático, retrovisor eletrocrômico, Isofix, faróis de xenônio com regulagem de altura, luzes de condução diurna, ar-condicionado automático dual zone, trio elétrico, retrovisores externos com aquecimento e rebatíveis eletricamente, banco do motorista com ajustes elétricos, sensores de luminosidade e de chuva, bancos de couro, chave presencial, teto-solar, piloto automático, rodas de liga leve aro 17” e central multimídia com GPS, CD player, USB e sistema de som premium da Sony

Peugeot 408

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O 408 se transformou completamente quando trocou o cansado 2.0 pelo polivalente THP 1.6 turbo, que lhe rendeu performance e eficência  (Foto: Peugeot | Divulgação)
  • Ano: 2016
  • Versão: Griffe
  • Motor: 1.6 16V turboflex
  • Potência e torque: 173/166 cv e 20 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Porta-malas: 526 litros

O 408 não empolgou em vendas quando vivo, mas é uma boa pedida de sedã médio espaçoso, equipado e turbinado pelo preço do Mobi. A partir de 2015, o motor THP passou a ser flex e a linha 2016 já traz a reestilização de meia-vida. A despeito do consumo um pouco elevado e da desvalorização, ainda oferece acabamento caprichado e um belo porta-malas.

Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisor eletrocrômico, Isofix, faróis com regulagem de altura, luzes de condução diurna, ar-condicionado automático dual zone, trio elétrico, retrovisores rebatíveis eletricamente, sensores de luminosidade e de chuva, bancos de couro, abertura remota da tampa do porta-malas, piloto automático, rodas de liga leve aro 17” e central multimídia com espelhamento de celular, GPS, CD player e USB

Kia Cerato

kia cerato 2016 em rodovia sedãs médios mais baratos
Kia Cerato evoluiu ao longo dos anos, mas perdeu prestígio por ter se tornado caro demais em relação aos seu rivais e com desempenho pífio (Foto: Kia | Divulgação)
  • Ano: 2016/17
  • Versão: SX
  • Motor: 1.6 16V flex
  • Potência e torque: 128/122 cv e 16,5/16 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Porta-malas: 421 litros

Aqui, uma pedida de sedã mais novo e confortável, mas pacato. Em sua terceira geração, o Cerato usou o mesmo motor Gamma que equipava o Hyundai HB20. Tem bom espaço interno, consumo moderado e rodar confortável. Os modelos 16/17 já são os com a remodelação e passaram a ser importados do México. A lista de equipamentos é “mais do mesmo” e, assim como o Civic e Corolla desta lista, peca por não ter nem ESC.

Principais equipamentos: dois airbags (obrigatórios), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisor eletrocrômico, luzes de condução diurna, ar-condicionado automático dual zone, trio elétrico, sensor de luminosidade, retrovisores rebatíveis eletricamente, piloto automático, rodas de liga leve aro 16” e central multimídia com CD player e USB

Nissan Sentra

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Sentra da geração passada tinha desenho conservador, mas é uma boa opção para quem busca um sedã médio mais barato que Mobi (Nissan/Divulgação)
  • Ano: 2017
  • Versão: SL
  • Motor: 2.0 16V flex
  • Potência e torque: 140 cv e 20 kgfm
  • Câmbio: automático do tipo CVT
  • Porta-malas: 503 litros

O antigo Sentra tem bastante virtudes para figurar entre os sedãs médios por R$ 70 mil. O nível de conforto a bordo é elevado – com exceção do isolamento acústico – e o porta-malas acomoda mais de 500 litros. Além disso, para quem privilegia um rodar mais suave, o Sentra é aquele modelo pacato que o típico cliente da dupla Corolla/Civic procura, com a opção SL ainda entregando alguns itens de assistência ao motorista.

Principais equipamentos: alerta colisão frontal, alerta de tráfego cruzado, sensor de ponto cego, seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, câmera e sensor de ré, retrovisor eletrocrômico, Isofix, faróis de LED, ar-condicionado automático dual zone, trio elétrico, retrovisores rebatíveis eletricamente, banco do motorista com regulagens elétricas, sensor de luminosidade, bancos de couro, chave presencial, piloto automático, teto-solar, rodas de liga leve aro 17”, som premium Bose com subwoofer e central multimídia com GPS, CD player e USB

Toyota Corolla e os sedãs médios mais baratos

toyota corolla 2011 sedãs médios mais baratos
O Corolla é um dos mais antigos da lista dos sedãs médios mais baratos que o Mobi, mas carrega o lastro da marca japonesa (Foto: Toyota | Divulgação)
  • Ano: 2013/14
  • Versão: XEi
  • Motor: 2.0 16V flex
  • Potência e torque: 153/142 cv e 20,7/19,8 kgfm
  • Câmbio: automático com quatro marchas
  • Porta-malas: 470 litros

Imagine se o queridinho do segmento de sedãs médios ia ficar de fora das dicas de carros até R$ 70 mil? Porém, com a nossa régua de preço, só dá para indicar o último ano do Corolla de 10a geração. A seu favor, construção mecânica, conforto no rodar e a manutenção com fama de simples. Sem falar que é fácil vender e comprar o modelo no mercado de usados. Só não se empolgue com os equipamentos (sequer tem ESC) ou com o desempenho, porque a caixa automática de quatro velocidades atrapalha uma performance mais linear do modelo.

Principais equipamentos: quatro airbags, câmera de ré, retrovisor eletrocrômico, ar-condicionado automático, trio elétrico, retrovisores rebatíveis eletricamente, sensor de luminosidade, bancos de couro, piloto automático, rodas de liga leve aro 16” e central multimídia com GPS, CD player e USB

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4 Comentários
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Wilson Miranda 23 de março de 2023

O torque do 408 THP é de 24,5 kgfm. Versão aspirada que é 20

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Cynical Bastard 22 de março de 2023

No tempo dele, o Corolla era bem elogiado pelo desempenho do motor 2.0 apesar da transmissão automática ter apenas 4 velocidades. Isso porquê o Corolla tem boa relação peso/potencia.

AutoPapo
AutoPapo 23 de março de 2023

Verdade!! Você tem um Corolla?

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Felipe Fagundes 22 de março de 2023

Tenho um 408 Griffe THP 2014, no início da pandemia comprei ele já todo revisado e com os problemas crônicos sanados,
Nada mesmo a reclamar, um carro muito confortável, bom de pegar estrada, acionar o cruise control e curtir a viagem.
Os únicos gastos que tive foi com consumíveis (pneus, fluídos, gás do ar condicionado) e uma manutenção básica do ar condicionado ano passado.

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