Seguradora Líder: intervenção imediata!

Auditoria comprovou desvios bilionários do DPVAT. Falta recuperar o dinheiro roubado, prender os ladrões e extinguir a Líder

Está enganado quem pensa estar resolvido o grave problema do seguro obrigatório, o DPVAT.

O escândalo veio à tona em 2015, com as primeiras investigações da Policia Federal e do Ministério Público através da operação “Tempo de Despertar”, que levantou todas as fraudes e maracutaias da Seguradora Líder, relacionando os diretores que assaltaram seus cofres. Suas contas não foram também aprovadas pelo Tribunal de Contas da União.

Em 2017, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) constituída para investigar a Seguradora Líder foi “esvaziada” sem chegar a nenhuma conclusão. Sempre com a conivência da Superintendência dos Seguros Privados (Susep), do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e diversos membros das Justiças estadual e federal.

Debati esse assunto com especialistas. Confira no vídeo!

Finalmente, no ano passado, o presidente Bolsonaro resolveu peitar o problema e Solange Vieira, nova superintendente da Susep e o CNSP estabeleceram um novo modus operandi para o seguro obrigatório, que deveria valer a partir deste mês: fim do monopólio da Seguradora Líder e o livre mercado que permitiria a cada motorista optar pela companhia de seguro que melhor lhe conviesse.

A reação da Líder foi imediata: entrou com uma ação contra a medida da Susep, acatada no último dia do ano por Dias Toffoli, presidente do STF. O governo recorreu e o mesmo Dias Toffoli voltou atrás dias depois de sua decisão.

Resumo da ópera: ficaram valendo para 2020 os valores reduzidos do DPVAT estabelecidos pela Susep e CNSP, a serem pagos à Seguradora Líder até o final deste ano. Mas apenas a partir de 2021 passa a valer o sistema de mercado livre a ser regulamentado até agosto deste ano pela Susep.

Este seria o melhor dos mundos, não fosse a Líder ainda manter sob seu controle quase R$ 10 bilhões, “reserva técnica” que provavelmente teria destinos pouco ortodoxos: ela já deixou bem evidenciado que não pretende abrir mão desta gigantesca fonte de recursos que recebe do cidadão por força de lei.

Manipulação dos três poderes

Uma auditoria da KPMG revelou em detalhes como ela manipulou os três poderes do país com verbas astronômicas para impedir que o brasileiro tenha o mesmo direito que os cidadãos de outros países, o da livre escolha da seguradora.

Comprovou também que a quadrilha de bandidos instalados em sua administração jamais hesitou em desviar de centenas de milhões de reais para subornar policiais, delegados, juízes, enfermeiros, médicos, hospitais e qualquer outro indivíduo ou instituição que tentasse por um fim a esse que é um dos maiores escândalos financeiros do país.

Contratos bilionários eram mantidos com escritórios de advocacia e consultoria, a maioria ligada aos diretores da Líder, seus parentes e sócios.

A rigor, a Líder acabou tornando-se um “laranja” para encobrir as gigantescas trapaças articuladas por seus executivos, todos ligados às maiores seguradoras (e bancos) do Brasil. Que são, também, os principais sócios da própria Líder.

Ora, com o novo prazo determinado pelo governo para vigorar o sistema do livre mercado (janeiro de 2021), a Seguradora Líder continua administrando o DPVAT até dezembro deste ano e continuaria outros quatro liquidando todas as pendencias judiciais da empresa. Centenas de milhares de ações, diga-se de passagem.

Intervenção na Seguradora Líder

Entretanto, dá para imaginar uma empresa que já mostrou suas garras afiadas manter-se inerte e deixar as águas rolarem durante longos 12 meses? Quem garante que não vai se valer dos bilhões que tem em caixa para garantir sua sobrevivência a partir de janeiro de 2021? Pode-se atribuir qualquer substantivo à Seguradora Lider, exceto ser ingênua.

Daí a importância de uma atitude objetiva e imediata da Susep, já sugerida por muitos, de intervir na Líder afastando seus executivos para garantir um destino correto aos bilhões que tem no cofre e que saíram dos nossos bolsos. Único caminho para evitar que sejam utilizados contra a própria sociedade brasileira.

E, então, o Grand Finale desta novela: exigir que os bandidos que roubaram os cofres da Seguradora Líder devolvam a grana surrupiada e sejam colocados em cana

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Dê sua opinião:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

Comentários

  • A LIBERAÇÃO DO DINHEIRO, É DE 4 DIAS, POR QUE, EU FIZ A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO PARA MINHA TIA, LEVOU 4 DIAS, PARA O PESSOAL DA SEGURADORA LÍDER,REALIZAR O DEPOSITO EM CONTA, O PIOR, A SEGURADORA LÍDER, FALOU QUE ERA EM 2 DIAS, O DEPOSITO EM CONTA,ISSO, SE CHAMA, PROPAGANDA ENGANOSA.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião:

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Existe toda uma grande rede de interessados em manter o estado atual de coisas no tocante a tudo que diz respeito ao Sistema de Trânsito em sentido amplo. Esse estado de coisas é exploratório dos bens da população e representa um tratamento indigno para com as pessoas, posto que se serve dela para se manter e seu método e criar dificuldades/burocracia e ameaçar a propriedade privada, ou seja, é a inversão do pilar básico e razão de ser do Estado que é propiciar o bem comum, servir a população e não o contrário. Vejam: estes grupos de interesse visam a maximizar a arrecadação, o lucro e a concentrar poderes, já estão na política e se sindicalizaram, é uma rede bilionária que somente existe, nessas proporções e com esses moldes, em razão de lobby político que inflou a burocracia artificialmente e ampliou essa rede muito além do justo e necessário e em razão que a sociedade tem sido passiva e complacente com tais abusos e continuou elegendo parlamentares que defendem tais interesses escusos.

    Estão inclusos aí os CFCs e seus sindicatos e políticos "amigos" lobistas, Detrans, Cetran, Denatran Contram etc, seus sindicatos e políticos "amigos" lobistas, seguradora Lider etc. E no âmbito público as administrações municipais e seus departamentos de trânsito e as administrações estaduais e seus departamentos de trânsito, incluso as polícias militares e rodoviárias, posto que não tem autonomia orçamentária e estão subordinadas ao governo estadual

    De se mencionar um problema intrínseco nos entes públicos: o fato de que os mesmos entes são responsáveis por legislar, aplicar, taxar e fiscalizar a regularidade da arrecadação e sua aplicação. E isso no tocante a propriedade (aquisição, uso, posse, venda, IPVA etc etc), uso das vias públicas (multas, infrações) e obtenção da CNH. O fato é que toda essa miríade de entidades, órgãos, sindicatos, associações, empresas, etc que exploram esse setor (vias/trânsito/veículos/condutores) cresceu exponencialmente e além do razoável e precisa de bilhões para se manter. Esse dinheiro é retirado dos cidadãos/contribuintes que usam as vias, que são proprietários de veículos ou daqueles que ainda precisam passar pelo constrangimento de se submeter às regras “orwellianas” para obtenção da CNH.

    A PROTEÇÃO DA VIDA

    A proteção da vida não é atribuição constitutiva ou objeto de atuação precípua de nenhum desses órgãos ou entidades! Mas sim um dever de todos, inerente à dignidade da condição humana portadora de alma criada por Deus, e decorre do Direito Natural /Razão Humana.

    A proteção da vida não pode ser sequestrada por esses órgãos e ser usada com um escudo para barrar mudanças que visem ao bem da sociedade como um todo. Esse bem se refere à diminuição da carga tributária ou taxas de serviços, diminuição da burocracia e por consequência redução do poder nas mãos desses órgãos e entidades, tudo visando o bem comum.

    A proteção da vida não está elencada dentre as suas atribuições constitutivas. Porém, tal narrativa é usada diante de qualquer ameaça de que seja desfeita ou reduzida essa rede que parasita os cidadãos. Detrans, Autoescolas ou Sindicatos respectivos etc visam o seu próprio bem-estar, e tem um nicho de mercado que está monopolisticamente em suas mãos! Ao se arvorar como protetores da vida, eles adotam uma narrativa política para se blindar!

    Primeira medida: identificar os parlamentares (vereadores, deputados estaduais, deputadores federais, senadores) ligados a esses interesses e não votar mais neles, ou seja, aqueles que fazem lobby e foram os responsáveis por inflar/ manter a burocracia e o poder destes órgãos e entidades que atuam no setor do trânsito e ou veículos automotores.

    As administrações Estaduais/Estados e polícias estaduais/atribuições no trânsito e impedimento decorrente do conflito de interesse: é de se enaltecer o valor de uma polícia patriota e justa, mas cabe mencionar que as policias rodoviárias e as brigadas militares estaduais não tem autonomia orçamentária, podem ter os salários parcelados, dependem de aprovação e repasse dos seus orçamentos pelos Governos dos Estados e seus poderes legislativo, bem como se subordinam do Governador do Estado. Os estados da federação estão falidos, e suas administrações historicamente sofreram com o aparelhamento socialista (socialismo/mentalidade revolucionária sempre, sempre traz consigo a concentração de poder nas mãos de máfia, aumento alucinante da inflar burocracia e intervenção estatal na esfera privada, aumento de impostos, empobrecimento da sociedade/igualdade na pobreza de todos e corrupção de todo tipo).

    Esse estado de coisas é bem refletido no fato da mera existência do indecente IPVA - imposto sobre a propriedade veicular (além de altíssimo, o pior é que relativiza a propriedade privada e nos coloca à merce do Estado. O braço armado do estado/polícias que não tem autonomia orçamentária e depende da arrecadação dos falidos estados da federação– imposto estadual), taxas de serviços (CNH), burocracia (multas e fiscalizações, pardais eletrônicos, falta de transparência na regularidade e forma de aplicação, atribuições estaduais e municipais, em acordo com empresas cedentes de tecnologia, cujas regras e limites para legislar não são claros e permitem abusos de todo tipo).

    As administrações municipais e seus departamentos de trânsito: tem missão de maximizar a arrecadação usando a permissividade que ganharam em regular/criar regras e fiscalizar e julgar a aplicação de suas próprias regras de “trânsito”, os quais também tem seus políticos "amigos" lobistas.

    CFCS E O SONHO DE DA CNH: é assim que nos bombardeiam com sua iníqua publicidade, Quanta malícia! A CNH é um sonho? A resposta é não, porque toda pessoa maior de 18 anos deve ser considerada apta, pois a incapacidade não se pressupõe. Também não é um sonho porque a CNH pressupõe que a pessoa em questão será (ou cogite ser) proprietária ou usuária de um veículo automotor. Ora, ao comprar um veículo automotor contribuímos com os impostos embutidos no produto e na atividade, ajudamos a financiar diversos setores da economia (montadoras, fornecedoras de peças), ao usar o automóvel contribuímos com o setor de combustíveis, seguros, serviços etc. Portanto, já ajudamos em muito a pátria. Portanto, cabe ao Estado reconhecer isso e corresponder com a simplificação e diminuição da burocracia e dos impostos/taxas/contribuições e tirar as garras desses grupos de interesses injustos de sobre os nossos bens e de nossa propriedade privada, restaurando a liberdade e a dignidade perdida nesse meio.
    Modelo atual defasado e ineficiente do ponto de vista financeiro: o ponto mais frágil e que precisa ser alterado com urgência é a obrigação de aulas teóricas presenciais. Não existe nenhum concurso/certame público que exija que o candidato realiza aulas teóricas. Hoje, com a tecnologia da informação e de redes, a realização de cursos a distância/EAD é uma realidade que deve ser aproveitada, visando a economia e a segurança. Vejam, o custo de manter uma sede física é repassado no valor da CNH! Pagamos a conta de energia elétrica, o IPTU, o aluguel, aos custos de manutenção, a nossa locomoção e nos expomos a riscos da insegurança pública, tudo em função deste modelo medonho da CNH e sua indigna obrigatoriedade no atinente as aulas teóricas presenciais. Solução: obrigatoriedade apenas de uma prova teórica obrigatória, em uma escola pública que emprestará suas instalações no final de semana a custo zero. Estuda-se em casa, com uma apostila.
    Aulas práticas: quebra do monopólio das Auto Escolas/CFCs.
    Exame médico: possibilidade de fazê-lo com o médico do seu plano de saúde privado.

    SEGURADORA LÍDER: monopólio e escândalos de corrupção. Não precisa dizer mais nada. Encontra simular em indecência no tal B.V. da Rede Globo, que lhe garante privilégios e até um certo monopólio publicitário. Mesma coisa: descobrir quem são os parlamentares que protegem esses interesses e não votar mais neles.

    As melhora da situação passa pela redução/diminuição do poder e quebra dos monopólios. Pela escolha de parlamentares melhores/não cooptados por essa rede de interesses ilustrada acima.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião:

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Sr.Ervino, Seguro DPVAT é um seguro de Acidentes Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres.Agradeça por nunca ter tido esse tipo de acidente. diz:

    Sr.Ervino, Seguro DPVAT é um seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. Agradeça por nunca ter tido esse tipo de acidente.Quanto à devolução da diferença entre o que foi pago e o valor definitivo, o Sr.não é o único.Continue insistindo no seu direito.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião:

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Mais uma caixa preta a ser aberta. A do dpvat.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião:

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Fiz o cadastro para receber o valor pago a maior no dia 15, com a promessa de receber em dois dias.
    Até hoje nada.
    Acredito que ninguém vai receber.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião:

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Esse pessoal que desviaram do dinheiro do DPVAT, tinha confiscar os bens do pessoal para nunca mais, desviar dinheiro público, investigar a fundo,o patrimônio do pessoal, se bate a renda do pessoal que desviaram o dinheiro publico, no final do ano passado, foi preso, em monte verde, no sul de minas, o golpista, fazia golpe do Dpvat, ele foi preso em um resort, com a daria de R$ 700 reais ao dia, o dick vigarista, fez mais de 500 vitimas pelo país do seguro do DPVAT,Durante a abordagem, ele chegou a tentar subornar os policiais, so digitar no you tube: Preso golpista em Monte Verde, vai ter varias reportagens do golpista em monte verde, O STF deveria investigar esse cara, eu queria saber,como o pessoal desvia o dinheiro na cara dura.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião:

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Boris, não seria Justo a devolução ser automática, ao invés de termos que entrar no site?
    Estes parasitas tem nossos dados e os valores pagos, o reembolso deveria ser obrigação deles!

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião:

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • No meu caso o documento da mota, já licenciada chegou e a m. do site deles dá como pagamento não localizado. Dos carros que eram pagamentos menores, deu certo.

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião:

      Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Eu paguei 4 taxas do DPVAT desde 7 de janeiro e até agora não consegui pegar os documentos dos automóveis no CIRETRAN da minha cidade e o pior é que já liguei várias vezes mandei mensagens pelo próprio site da seguradora Líder e até agora não vejo resposta.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião:

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Bom seria devolverem para os motociclistas o absurdo que cobraram durante anos...seria bom...ñ é mesmo Sr Presidente do Brasil?

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião:

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Você acha que vai devolver pra nós dos anos já pagos, mas nunca na vida, mesmo porque os ladrões passados tb não devolveram nossos impostos pagos LEMBRANDO que foram longos 30 anos de roubos milionários. Se acontecer dessa Líder devolver que é muito difícil e os executivos forem realmente presos talvez os anteriores tb devolveram para os cofres públicos e vão ser presos tb ?? Mais fácil galinha criar dentes que isso acontecer... ESSA LÍDER VAI SE MANTER EM 12 MESES PARA A FINALIDADE DE FAZER A TAL RACHADINHA POR ISSO TOFOLI E BANDIDOS ESTA NO ACORDO...

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião:

      Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Esse tofoli tem que ser preso .porque ele já mostrou que está no esquema.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião:

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Não somente ele como TODOS do STF E MUITOS CONGRESSISTAS

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião:

      Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Apoiado Boris, é uma vergonha este DPVAT do jeito que esta, cadeia para os vagabundos que nos roubaram e roubam é pouco.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião:

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • O autor desse texto não pensa nas milhares de pessoas que se envolvem em acidente. Quem vai pagar pelo dano a saude delas? E o SUS? Vai ficar sem a parte dele? E quem vai repassar a grana? Se o (des) governo atual fosse competente ele acaba c a corrupcao (inclusive do filhinho dele). Mas acabar com o seguro é coisa de incompetente. Quem não tem competencia pra colocar ordem na casa acaba com tudo. Piada. Então acaba com a aposentdoria. Porque tem muita fraude. Que logica de quinta categoria.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião:

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Se eles tem 8,9 bi em caixa (55 mil unidades do minha casa minha vida) para a mão da iniciativa privada - Isto é "sobra" ou lucro, sobre algo compulsório. Dá para ver que SUS é prioridade zero. Não é a toa que o congresso tem os piores elementos possíveis. Pessoas que os apoiam acreditam em papai noel e coelhinho da páscoa.
      Além do mais a obrigação como SUS é das verbas federais, com impostos que já pagamos. Brasil país de otários!

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião:

      Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Como se fosse fácil encarar um monte de militantes de esquerda como você, que existem no judiciário e no legislativo tem que acabar mesmo, e depois regulamentar do zero.

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião:

      Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Tu acha que alguém é bobo Fernando

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião:

      Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

    • Você tem total razão 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

      Cancelar Resposta

      Dê sua opinião:

      Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

      Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

  • Sou proprietário de ahtomóvel a 56 anos, nunca usei o seguro DPEVAT, O ATUAL É PLACA FINAL 1, paguei no início e agor não consigo o retorno.

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião:

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

Publicado por

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Últimas Notícias

Golf GTI da oitava geração é revelado pela Volkswagen na Europa

Versão mais nervosa do hatch deixou de ser vendida no Brasil em 2019, mas na Europa segue firme e ganhou…

27 de fevereiro de 2020

Emissões de CO2: Brasil está bem na foto

"No caso específico do Brasil, a conta fica ainda mais difícil de fechar. O País pouco prejudica o planeta em…

27 de fevereiro de 2020

Barras de proteção lateral podem finalmente virar obrigação

Projeto de Lei do Senado que trata do tema foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e vai…

27 de fevereiro de 2020

T-Cross para PcD volta a ser oferecido pela Volkswagen

Após uma suspensão nas vendas que não chegou a durar uma semana, o SUV voltou a ser ofertado com descontos…

27 de fevereiro de 2020

Cadeirinha com Isofix vale mesmo a pena? Por quê?

Sistema de Retenção Infantil dotado de ganchos garante a instalação correta e mais estabilidade em casos de acidentes de trânsito

27 de fevereiro de 2020

Ciclovia, ciclofaixa e motoristas: o que é preciso saber sobre a convivência nas pistas

Desrespeitar a distância mínima ao passar pelo ciclista, estacionar em ciclovias e transitar em ciclofaixas são comportamento passíveis de multa

27 de fevereiro de 2020