Seguro de carro elétrico é mais caro, mas por quê?
Apesar da economia que o carro elétrico proporciona quando o assunto é consumo, outros gastos como o seguro podem ser bem altos
Apesar da economia que o carro elétrico proporciona quando o assunto é consumo, outros gastos como o seguro podem ser bem altos
Os automóveis movidos exclusivamente a bateria vêm conquistando muitos consumidores nos últimos anos e são cada vez mais vistos nas ruas brasileiras. Esse tipo de veículo apresenta várias vantagens como o menor impacto ambiental e a economia no consumo. No entanto, muitos proprietários estão levando um susto ao contratar o seguro de carro elétrico, pois, no geral, esse serviço tem um preço alto.
Esse valor ofertado pelas seguradoras é, inclusive, bem maior se comparado com o mesmo serviço para carros a combustão. O professor José Varanda, coordenador da Graduação em Gestão de Seguros da Escola de Negócios e Seguros (ENS), reforça essa perspectiva e explica os motivos para isso.
VEJA TAMBÉM:
Para mostrar essa diferença na prática, a redação do AutoPapo simulou e comparou os preços de planos para carros elétricos e a combustão. O paralelo foi estabelecido entre versões do mesmo modelo ou veículos que estão na mesma faixa de preço. Os serviços foram simulados no site da seguradora Porto Seguro.
Versão | Preço de mercado | Valor do seguro |
---|---|---|
Volkswagen Nivus Highline | R$ 157.490 | R$ 8.096,50 |
BYD Dolphin | R$ 159.800 | R$ 16.597,00 |
Versão | Preço de mercado | Valor do seguro |
---|---|---|
Renault Kwid E-Tech 2024 | R$ 77.315 | R$ 8.639,00 |
Renault Kwid Intense 2024 | R$ 59.485 | R$ 8.010,50 |
Versão | Preço de mercado | Valor do seguro |
---|---|---|
Volkswagen T-Cross Highline | R$ 180.690 | R$ 8.621,40 |
BYD Yuan Pro | R$ 182.800 | R$ 14.852,00 |
Versão | Preço de mercado | Valor do seguro |
---|---|---|
Jeep Compass Série S | R$ 241.990 | R$ 12.218,60 |
BYD Yuan Plus | R$ 235.800 | R$ 16.617,40 |
Para determinar o preço do seguro de um veículo elétrico, é preciso entender que o mercado de seguros no Brasil ainda tem pouca experiência com produtos para carros elétricos, assim como a infraestrutura de carregamento é insuficiente e a manutenção especializada é escassa.
O coordenador de graduação da ENS esclarece que o valor do seguro, que tende a ser mais alto para os carros elétricos, não está diretamente relacionado à motorização do veículo. Na verdade, está mais ligado ao custo elevado das peças de reposição, em especial das baterias, e também à falta de mão de obra especializada.
Varanda lista os fatores que contribuem para essa diferença de preços:
Por isso, em geral, o proprietário de um carro elétrico contrata coberturas específicas oferecidas por algumas seguradoras, como proteção de cabos de carregamento e baterias, além da assistência para recarga em caso de pane seca.
Quanto ao risco de roubo e furto, José Varanda esclarece que, por enquanto, há uma tendência de que os veículos elétricos sejam menos visados. Isso acontece porque há um mercado de peças para desmanches mais escasso e esses automóveis possuem sistemas de rastreamento mais avançados do que os encontrados na maioria dos veículos a combustão, o que desencoraja tais delitos.
O coordenador da ENS conclui:
Resumindo, as principais razões para o custo mais elevado do seguro para carros elétricos estão concentradas na tecnologia avançada desses veículos, na escassez de profissionais especializados para manutenção e reparos, no número muito menor de veículos circulando e em uma precária e reduzida rede de infraestrutura de postos de recarga e lojas de peças.”
As seguradoras geralmente levam em conta diversos fatores para definir o preço do seguro. São eles: o valor segurado do bem, o custo dos reparos com base em dados estatísticos, o perfil do motorista e a área de circulação do veículo, dentre vários outros.
No caso dos carros elétricos, os seguros têm sido mais caros devido, principalmente, aos elevados custos dos reparos e aos altos preços dos próprios veículos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |