Sensor de pressão dos pneus: tudo que você precisa saber sobre o TPMS

O TPMS pode ser tanto um aviso de pressão baixa quando um medido ativo da pressão e temperatura dos pneus de seu carro

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Carros que trazem o sensor dentro dos pneus mostram também a temperatura (Foto: Caoa Chery | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 05/06/2023 às 08h02

O sensor de pressão dos pneus está se tornando um item comum nos carros brasileiros. Modelos de entrada, como o Citroën C3, Renault Kwid e o Fiat Mobi, já vêm com o alerta de pressão desde a versão de entrada. Ele também é conhecido pela sigla TPMS, que significa Tire Pressure Monitoring System, sistema de monitoramento da pressão do pneu em português.

Apesar de ser um item simples e de funcionamento autoexplicativo, o tipo do sensor usado no carro pode exigir alguns cuidados do motorista. A seguir vamos contar tudo que você precisa saber sobre o TPMS e responder as principais dúvidas.

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Para que serve o TPMS

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Essa luz laranja acende quando é detectada uma queda de pressão grande (Foto: Shutterstock)

Esse sensor monitora a pressão dos pneus. Ele avisa ao motorista que um deles está baixo ou furou. A luz que se acende no painel tem o formato de um pneu e tem um ponto de exclamação, pode vir acompanhada de um aviso por escrito no painel de instrumentos.

Em alguns carros, como os da Caoa Chery, o TPMS mostra com precisão a pressão de cada pneu, servindo também para monitorar a calibragem de cada um.

Os tipos de TPMS e como funcionam

O aviso de pressão baixa dos pneus que vêm em carros mais simples, como os já citados Fiat Mobi e Citroën C3, usa como base os sensores do ABS. Ele compara a velocidade de rotação de cada roda, as variações de pressão farão que elas girem em velocidades diferentes.

Caso um pneu esteja com pressão mais baixa, vai existir uma diferença significativa na rotação. Daí que vêm o anúncio.

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Carros que trazem apenas o alerta ainda precisam ter a pressão checada a cada 15 dias (Foto: Shutterstock)

Atenção! Caso seu carro possua esse sistema, não deixe de ir periodicamente ao posto calibrar os pneus. A luz de alerta só irá acender em casos mais extremos, como furos ou quedas grandes de pressão. O ideal é conferir a calibragem a cada 15 dias e com os pneus frios.

A versão mais complexa é um sensor propriamente dito, que vai dentro da roda. Ele mede a pressão e a temperatura do pneu em tempo real.

A vantagem desse sistema é que o motorista possui um controle mais preciso do que acontece com o carro. Não precisa, por exemplo, ter que ir no posto periodicamente apenas para checar a pressão.

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