TPM é obrigatório nos países de primeiro mundo

A pressão nos pneus é algo importante para a segurança dos ocupantes do automóvel. E, ela também pode colaborar com a preservação do meio ambiente

Por Boris Feldman18/08/18 às 19h30

Você sabe por que o TPM é obrigatório em alguns países mais desenvolvidos? E por que ele é tão importante para o meio ambiente e para a segurança dos passageiros do automóvel?

[TRANSCRIÇÃO]

Sabe por que o TPM é obrigatório nos automóveis de diversos países do primeiro mundo? Aliás, vale explicar que TPM não é aquele evento mensal das mulheres, porém as iniciais em inglês de Tire Pressure Monitoring, ou seja, monitoramento da pressão do pneu. É esse sistema que avisa o motorista, por um alerta no painel, que a pressão do pneu baixou 20% em relação à recomendada.

E são dois os motivos pelos quais esse sistema é obrigatório em alguns países: o primeiro é a segurança, com o pneu murcho o carro perde estabilidade e aumento o espaço de frenagem. 0 segundo é ambiental: se a pressão está baixa há um aumento do consumo de combustível e, por consequência, das emissões pelo escapamento. Este sistema já existe em vários carros importados e, em alguns, mais sofisticados aqui produzidos.

TPM
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário