Faça você mesmo: itens que você pode verificar em casa
Para alguns o cofre do motor é um mistério, mas com atenção você consegue ver o estado de vários fluídos e componentes vitais
Para alguns o cofre do motor é um mistério, mas com atenção você consegue ver o estado de vários fluídos e componentes vitais
Já se foi o tempo que ter conhecimento sobre mecânica era importante para os motoristas, os carros evoluíram para ficarem mais confiáveis. Por isso, o cofre do motor parece um mistério para muitos. Nessa matéria vamos ajudá-lo a verificar o estado de alguns itens do carro na garagem de casa.
Você não precisa fazer a revisão em casa, mas checar nível de fluídos e estado de alguns componentes ajuda a ter controle de como anda a saúde de seu carro. Além disso, você poderá saber se foi enganado por algum mecânico ou frentista empurrando serviço desnecessário.
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O óleo lubrificante precisa ser trocado dentro de uma periodicidade de tempo ou quilometragem estabelecida pelo fabricante. Nesse tempo o motor pode consumir parte do óleo dentro de um limite estabelecido no manual. Se o consumo for maior, pode existir algum problema.
Fazer uma checagem periódica do nível do lubrificante em casa ajuda a saber se tudo está em ordem. Para isso é preciso que o carro esteja estacionado em um local plano e que o motor esteja frio.
A vareta do óleo é de fácil identificação, trazendo uma ponta amarela. Para ver o nível é preciso puxá-la, limpar a ponta com um papel toalha (panos ou estopas soltam fiapos e isso pode estragar o motor), inserir a vareta novamente até o final e puxar para ver o nível com precisão.
Na própria vareta vem marcado o mínio e o máximo de óleo que pode existir no cárter. Se estiver abaixo do mínimo, a solução pode ser apenas completar com o mesmo óleo que já está lá. Mas se o consumo de lubrificante continuar, melhor consultar um mecânico.
Atenção! Não deixe que um frentista confira o óleo assim que você parar o carro no posto para abastecer. Nessa situação o motor está quente e o lubrificante está circulando pelo motor. Aí o nível do cárter vai estar baixo. Se colocar mais óleo que o recomendado, o virabrequim vai bater nesse excesso e gerar espuma.
Esse é outro item que deve ser checado com o motor frio e com atenção. O próprio reservatório do líquido de arrefecimento é translucido, permitindo checar visualmente o nível sem ter que abrir tampas. Nele vai gravada as indicações de mínimo e máximo.
Abrir a tampa do reservatório do radiador com o motor quente pode fazer que esse líquido jorre na sua direção, podendo causar queimaduras.
Assim como ocorre com o líquido de arrefecimento, o fluído de freio não precisa abrir tampas para ter seu nível checado. O próprio reservatório já traz as marcações de mínimo e máximo.
E evite a curiosidade de destampar esse reservatório! O fluído de freio é higroscópico, ou seja, absorve umidade. Expô-lo ao ar livre afeta seu estado, prejudicando o funcionamento dos freios.
Esse é o mais tranquilo de ser verificado e reposto, já que não tem relação com a mecânica. Alguns carros já trazem uma espécie de vareta embutida na tampa, mas no geral basta olhar para dentro do reservatório para ver o nível.
Se achar necessário, basta completar com água ou com alguma solução específica para o limpador de para-brisa. Não é muito recomendado usar produtos domésticos para limpar vidros pois eles podem agredir as palhetas. O líquidos específicos também ajuda a protegê-las.
O estado das palhetas pode ser checado no uso. Elas perdem eficiência quando estão ruins, deixando manchas e riscos nos vidros. Ou podem ficar trepidando. A vida útil costuma ser de dois anos, dependendo das condições por onde o carro roda.
Uma forma de ter o controle do estado, e até mesmo aumentar a durabilidade, é acionar o esguicho uma vez ao dia para limpar os vidros. É muito comum esquecer de verificar as palhetas enquanto o tempo está seco e só descobrir que estão ruins quando começa a chover.
A posição do filtro de cabine costuma ser atrás do porta-luvas. Em alguns modelos é fácil acessar esse componente para checar ou trocar, mas em certos casos pode ser preciso desmontar alguma parte do painel. Consulte o manual para saber onde fica no seu.
Se o acesso for tranquilo, basta puxar a “gavetinha” que é o filtro de cabine. Sua durabilidade depende das condições de uso. Um filtro sujo prejudica o ar que você respira e também atrapalha o funcionamento do ar-condicionado.
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Posso colocar aditivo stop smoke no meu carro? de salientar que estou a sensivelmente dois anos com carro.
Óleo do motor não se completa, em condições normas se troca de acordo com o manual do carro. Completar o óleo é uma exceção.
No meu carro, Onix 1.4-L ano 2019, eu mesmo faço tudo isso que foi dito e também:
– troca do filtro de ar do motor;
– troca das velas de ignição.