O frentista sugeriu completar o fluido do freio? Diga não.

Dentre os líquidos do motor do carro, o fluido do freio é o que não se deve completar se estiver abaixo do normal

Por Boris Feldman03/06/18 às 13h00

Você encosta no posto e enquanto abastece, o frentista solícito abre o capô para verificar os níveis dos líquidos. E pode eventualmente te chamar, apontando para o depósito, e sugerir completar o fluido do freio, dizendo: Olha ali, ele está um pouco abaixo do nível normal, não convém completá-lo?

reservatorio do fluido do freio no motor do carrooooo, não se deve completar o fluido do freio se o níve se estiver baixo

Sabe qual deve ser sua resposta? Negativa, não completar.

Ora bolas, todos os níveis de líquidos devem ser completados quando estão abaixo do normal. Por que esta diferença no caso do fluido do freio?

Porque são duas as hipóteses de o nível estar baixo. A primeira é decorrente de um vazamento em algum ponto do circuito hidráulico, que deve ser reparado com urgência, pois corre-se o risco de o carro ficar completamente sem freio.

A segunda (e mais provável hipótese) é de o fluido ter abaixado no reservatório devido ao desgaste dos componentes do freio, pastilhas e lonas. O que é normal. E, neste caso, não se deve completar o fluido do freio, mas substituir estes componentes desgastados. Quando esses componentes se desgastam, é normal abaixar também o fluído do freio. E, no momento em que eles são substituídos, o fluído volta ao nível normal. Isto significa que, se o frentista completar o nível e depois os componentes do freio foram substituídos, haverá um excesso de fluido, o que pode comprometer o sistema hidráulico.

Outra observação importante em relação ao nível do reservatório de fluido do freio é ser transparente, ou seja, permitir que ele seja verificado sem abrir a tampa. Não é à toa: o fluido é higroscópico, ou seja, tem a tendência de absorver água ou umidade. O que acontece quando se abre o depósito: o fluido absorve a umidade do ar com o tempo vão se formando gotículas de água no fluido. Quando o freio é acionado e se eleva muito a temperatura do circuito hidráulico, estas gotículas fervem e geram bolhas que prejudicam o funcionamento do sistema.

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4 Comentários
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    Calixto 24 de maio de 2019

    Estou com problema no meu Renault clio 2012ba quase dois anos, começou falhar o freio e ao levar oficina trocaram tudo, exceto hidrovacuo, que segunsdo os mecanicos que levei nao era o causador. Infelizmente nenhum mecânico que levei resolveu definitivamente, ja fui em três mecanicos e ambos trocaram cilindro mestre, fizeram sanguia, trocaram cilindro das rodas traseiras e o problema continua, no dia 13/04/19 o nível fluido estava abaixo do máximo que tirei da oficina, no dia 25/04 o nível já estava pouco acima do máximo e hoje dia 24/05 um mês depois o reservatório estava ate a boca. Como pode isso, já procurei vídeos, relatos e nada sobre aumentar, só vejo relatos de vazamento. Alguém poderia me explicar como pode isso? Hoje com seringa tirei quase 100ml, deixei na abaixo máximo, o freio até momento não falhou e a principio não tem vazamento. OuvIsso falar de suposto retorno mas se houvesse ao acionar freio iria falhar segundo dois mecanicos que consultei. 😩

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    Jucelio 7 de maio de 2019

    Eu estava no centro de guarulhos e o carro começou a perder o freio, estava indo para casa cerca de 25Km de distancia, andei na rodovia a uma distância alta entre os outros veículos e com a velocidade reduzida, quando cheguei levei direto no mecânico e ele disse que entrou ar nas mangueiras de freio. Ele trocou o fluído e ficou tudo OK. 2 Meses depois (hoje) o fluído está baixando de novo…

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    André Luís 13 de junho de 2018

    Bom dia!
    Acho interessante completar. Num caso de vazamento por exemplo, pode ser que nem se consiga chegar ao mecânico e, ainda ter uma colisão. Pode-se ainda perder o curso da embreagem, em carros que compartilham o mesmo reservatório de fluído.

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    Elvis Willian 4 de junho de 2018

    Boa tarde sr Boris , possuo um ford ka ano 2017, e na concessionaria na revisão de 20,000 km, foi feito o serviço de troca de fluido.
    Eis a questão, como o senhor mesmo disse sobre o frentista oferecer pra completar o fluido , não sou expert como o senhor no assunto mas gosto de mecânica e sempre soube que não se completa pelos motivos que o senhor mencionou .
    Porem em revisão de 20 mil km na concessionaria, eles ou trocaram todo o fluido ou apenas completaram, mas com as pastilhas gastas, resultando que neste momento estou com as pastilhas gastas acima do tempo de troca , ou seja quase chegando no metal, e o fluido no reservatório esta cheio.
    Fui comentar isso na concessionaria e o pessoal esta batendo o pé dizendo que estão certos.
    Será que mudou algo em relação a freios?
    Parabéns pelo trabalho excelente no AUTOPAPO, desde ja agradeço e aguardo uma resposta .

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