Servo freio: pode consertar? Quando trocar? Respondemos!
Esse componente é responsável por transformar a pressão exercida no pedal em poder real de frenagem para estancar seu carro
Esse componente é responsável por transformar a pressão exercida no pedal em poder real de frenagem para estancar seu carro
Quando o carro perde eficiência na frenagem vamos logo para os culpados mais frequentes: fluído, pastilha e disco. Mas e se isso ocorrer mesmo com esses três itens estando em dia? Pode ser algum problema relacionado ao servo freio, também conhecido como “burrinho”.
Essa peça é de extrema importância, ela é responsável de multiplicar a força aplicada no pedal para poder acionar o sistema hidráulico dos freios. Quando há problemas com ele, é exigido um esforço maior para acionar o pedal, ele fica duro ou pode ficar em posição mais baixa que a correta. A luz do sistema acende no painel.
VEJA TAMBÉM:
Como o sistema de freio é de vital importância para a segurança dos passageiros, é preciso levar o carro ao mecânico assim que sentir que algo esteja errado. A solução para um problema no servo freio pode ser mais barata que o esperado.
Um servo freio tem vida útil média de 120 mil km, a depender do uso e do veículo. Apesar dessa previsão de durabilidade, só é necessário preocupar com a peça caso apresente algum problema.
Essa peça é uma daquelas que não permitem reparos. Em caso de danos, o ideal é realizar a troca de todo o servo freio por um novo.
De acordo com Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing da Controil, fabricante de componentes para freios hidráulicos e polímeros, é preciso tomar cuidado na hora de instalar um novo:
Quando é feita a manutenção, é necessário certificar que a haste do servo freio se encaixou perfeitamente no pistão primário do cilindro mestre, pois é somente após essa verificação que o mesmo deve ser parafusado. Isso também evita a quebra dos componentes internos do servo freio”
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |