Stellantis é a 1ª montadora a desmontar carros e vender as peças; entenda

Stellantis é a primeira fabricante da América do Sul a investir em um projeto de economia circular com foco no desmonte de veículos

CENTRO DE DESMONTAGEM VEICULAR CIRCULAR AUTOPEÇAS (7)
Carros são desmontados e as peças são classificadas de acordo com a sua condição (Fotos: Stellantis | Divulgação)
Por Felipe Boutros
Publicado em 15/08/2025 às 09h00

A Stellantis inaugurou nesta quinta-feira, em Osasco (SP), o seu primeiro Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças. Com essa iniciativa, a empresa se torna a primeira montadora da América do Sul a investir em uma planta industrial dedicada ao desmonte de veículos sinistrados ou em fim de vida útil. As peças usadas em perfeitas condições, recuperadas dos veículos desmontados, serão comercializadas para consumidores finais em canais físicos e digitais.

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Vale destacar que, embora a Stellantis controle as marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën no Brasil, a Circular AutoPeças trabalha com veículos de outras montadoras, como Chevrolet, Honda, VW e Ford, entre outras.

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Ao todo, foram investidos R$ 13 milhões na construção do centro, que deverá criar cerca de 150 postos de trabalho nos próximos anos e tem capacidade para desmontar até 8 mil veículos por ano. Segundo informações divulgadas pela Stellantis, a operação poderá evitar a emissão de cerca de 30 mil toneladas de CO₂ anualmente.

Como comprar peças usadas da Stellantis

Em Osasco (SP), a venda de peças usadas será realizado na loja física do Centro de Desmontagem, instalada em um contêiner de vendas. No ambiente online, os componentes estarão disponíveis na loja oficial da Circular AutoPeças no Mercado Livre e, em breve, também em um e-commerce próprio.

Todas as vendas seguem os critérios de rastreabilidade e segurança do Detran, garantindo conformidade com a legislação e peças em perfeitas condições de uso, com qualidade e procedência certificadas.

Como funciona o centro de desmontagem da Stellantis?

O Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças recebe veículos sinistrados, classificados como perda total, ou automóveis que chegaram ao fim de sua vida útil. Esses veículos são adquiridos por meio de leilões e passam por um processo estruturado e regulamentado de desmonte, que garante a destinação ambientalmente correta de peças e materiais.

Ao chegar à unidade, o veículo passa por uma área de descontaminação, onde são retirados todos os fluídos, como óleos e combustíveis. Em seguida, segue para a linha de desmontagem, onde técnicos avaliam a condição geral do veículo e de seus componentes por meio de testes e inspeções detalhadas.

As peças aptas ao reaproveitamento são separadas para reuso ou remanufatura. As que serão reutilizadas passam por um processo de limpeza com produtos biodegradáveis e recebem uma identificação individual com classificação, valor de mercado e etiqueta de rastreamento emitida pelo Detran.

Cada veículo é vinculado a uma “carteira de desmonte”, emitida por fornecedor homologado, que contempla até 49 grupos de peças com rastreabilidade total, incluindo informações sobre o veículo de origem, quem realizou o desmonte e a procedência da peça.

Além das exigências dos órgãos reguladores, a Stellantis utiliza um sistema próprio para codificação e controle de qualidade, assegurando a padronização de todo o processo.

“Hoje, temos uma destinação correta para 100% dos materiais dos veículos desmontados. Desde os fluídos, como óleos e combustíveis, até matérias-primas como aço, ferro, alumínio, cobre e outros metais nobres, tudo é reaproveitado. Os materiais são separados por tipo e encaminhados para os diversos fornecedores parceiros da Stellantis, garantindo a reutilização e contribuindo para a redução dos impactos ambientais”, explica Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços para a América do Sul.

Dois milhões de carros em fim de vida útil por ano

O reaproveitamento e a destinação adequada de peças e componentes veiculares ainda enfrentam grandes desafios no Brasil. Estima-se que existam cerca de 48 milhões de veículos atualmente na frota do país.  E a cada ano, aproximadamente 2 milhões de veículos chegam ao fim de sua vida útil, porém apenas 1,5% recebem um destino ambientalmente correto. Ainda, calcula-se que o mercado brasileiro de reciclagem de carros tem potencial de atingir até R$2 bilhões por ano.

Carros restaurados na fábrica

Além do Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças, em São Paulo, a Stellantis tem o Centro de Recondicionamento de Veículos, inaugurado em 2024, no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais. A unidade funciona como uma oficina especializada em restaurar veículos Stellantis, devolvendo-os ao mercado em condições equivalentes às de um seminovo certificado.

O centro oferece serviços completos, que incluem funilaria, pintura, manutenção mecânica, reparos, substituição de peças, higienização, inspeção e certif icação. Todas as etapas são realizadas com foco em segurança, qualidade e sustentabilidade, contribuindo para ampliar o ciclo de vida dos veículos e reforçando o compromisso da Stellantis com práticas responsáveis.

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